Site falso AMERICANAS | Saiba como não cair no GOLPE!

Autor(a):

O golpe do SITE FALSO DA AMERICANAS cresce e faz inúmeras vítimas a cada dia, saiba AGORA como você pode se prevenir pra não perder o seu dinheiro

 

 

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como comprar online ou até sabem mas não conseguem identificar as armadilhas que estão espalhadas e camufladas na internet.

É horrível a constatação de que acabamos de cair em um golpe, perdemos um dinheiro suado e que pagamos, as vezes parcelado, por um produto que estamos precisando muito e que nunca vai chegar em nossa casa não é mesmo.

Em muitos casos temos que continuar sem o produto, até terminar de pagar o parcelado do cartão pra só então poder comprar novamente, aí resolvemos pagar bem mais caro em alguma loja física da nossa cidade por causa do trauma de tentar comprar novamente pela internet.

Além de tudo isso, ficamos muito indignados por saber que o criminoso responsável pelo golpe muito provavelmente não sofrerá nenhuma punição e vai continuar fazendo mais e mais vítimas pela internet.

Um golpe que vem trazendo muita dor de cabeça é o golpe do site falso da Americanas, mas fique tranquilo(a), neste artigo você vai entender como este golpe é aplicado e o que você pode fazer pra não cair e ao mesmo tempo não deixar de garantir algumas promoções que você só encontra no site da Americanas.

 

Neste artigo nós iremos abordar os seguintes tópicos:

  1. O que é o golpe do site falso?
  2. O canto da sereia
  3. Site falso Americanas | Anúncios
  4. Site falso Americanas | Facebook
  5. Site falso Americanas | Featured Snippets
  6. Site falso Americanas | E-mail
  7. Site falso Americanas | Como não cair no golpe?
  8. Conclusão

Boa leitura! ✌

 

 

O que é o golpe do site falso?

O golpe do site falso, conhecido como Phishing, ocorre por meio da clonagem de um site de propriedade de terceiros, em sua maioria sites de vendas, por meio do site falso o criminoso recebe o dinheiro das víte pensam estar comprando do site verdadeiro, além de conseguir seus dados pessoais como cartão de crédito.

Antigamente, em meados de 2017, que foi quando este tipo de golpe estourou no país, as vítimas eram atraídas através do envio de e-mails com propostas bem atrativas e um link para o site falso, hoje porém, além do e-mail, os criminosos utilizam também:

  1. Anúncios;
  2. Facebook;
  3. Trechos em destaque.

As compras online cresceram muito nos últimos anos e continuam crescendo a cada dia que passa, e a preocupação em relação aos golpes cibernéticos também, no gráfico abaixo você pode ver uma tendência crescente de pesquisa pelo termo “é confiável” no Google desde de 2020, através da ferramenta Google Trends:

site falso americanas

Na mespa página onde a pesquisa foi realizada, ao descer a página você constata que a pesquisa “é confiável” refere-se à empresas em geral, o demostra uma clara preocupação dos consumidores em se certificar de que, ao comprarem, não estão estarão caindo em um golpe.

site falso americanas

Veja que interessantíssima esta reportagem do Fantástico sobre sites falsos, onde a equipe cai de propósito em um golpe pra DESMASCARAR os golpistas, no final, há algumas recomendações de especialistas sobre o assunto:

Muito boa a reportagem não é mesmo, nela porém, os golpistas criaram uma empresa fictícia, agora porém, vamos ver as diferentes maneiras que o golpe do site falso da Americanas é aplicado.

 

O canto da sereia

Se você se lembrar sempre de procurar saber qual é o preço médio praticado pelo mercado do produto que pretende comprar antes de sair por aí clicando em qualquer link e realizando compras em qualquer site que ver pela frente, já vai reduzir em 99% as chances de ser vítima do golpe do site falso da Americanas.

É óbvio que se um criminoso clonar um site de uma empresa qualquer e deixar os produtos do site falso com preços na média do mercado, não irá atrair ninguém, se porém reduzir os preços de todos os produtos pela metade, com certeza atrairá uma grande quantidade de potenciais compradores.

Lembre-se do ditado: “NÃO EXISTE ALMOÇO GRÁTIS”, sempre desconfie de produtos com preços muito baixos, e aplique todo o conhecimento que você terá neste artigo ao procurar algum produto pra comprar na internet.

 


Quem leu este artigo também leu:

 Ganhe dinheiro trabalhando como afiliado da SHEiN! Saiba como.

 Que tal ganhar roupas de graça na SHEIN? Vem que eu te ensino!

 Já tem o seu cartão de crédito PicPay? Saiba como solicitar!

 Cartão de crédito Santander SX, veja como ter o seu!

 Conheça a Serasa eCred e receba ofertas de empréstimos e cartões!


Site falso Americanas | Anúncios

Nesta modalidade, os golpistas atraem suas vítimas por meio de anúncios pagos na pesquisa Google, quando a vítima digita o nome “Americanas” acaba clicando em um site falso da empresa qua aparece como anúncio pago.

site falso americanas

Precaução

Verifique se o endereço que aparece é realmente o endereço do site da Americanas, caso apareça algum endereço diferente do endereço da empresa, que é www.americanas.com.br , significa que é um site falso, não clique!

site falso americanas

Se porém você tiver alguma dificuldade ter alguma dúvida em relação ao endereço, ao invés de clicar no anúncio, certifique-se de que você digitou o nome corretamente no campo de pesquisa Google e clique no site da Americanas que não seja um anúncio pago, geralmente é o que aparece logo em seguida.

site falso americanas

Site falso Americanas | Facebook

O golpe do site falso da Americanas no Facebook acontece por meio de anúncios patrocinados dentro da rede social de produtos com preços atrativos, quando a vítima clica, é redirecionada para o site falso da loja Americanas e acaba perdendo dinheiro.

Precaução

Repare no exemplo abaixo que trata-se de um anúncio patrocinado no Facebook, ou seja, o criminoso criou uma página semelhante à página da Americanas e pagou para que o anúncio de um produto fosse divulgado para um grande número de pessoas por meio do Facebook Ads.

Pra que você não caia neste tipo de golpe, certifique-se de que a página que patrocina o produto é realmente a página oficial da Americanas, você também pode procurar no campo de pesquisa do Facebook, confie somente na página que estiver com o selo de verificado.

Sempre procure saber também qual é o preço médio praticado pelo mercado e confonte com o preço do produto que aparece no anúncio ou do produto específico que você esteja procurando, sempre desconfie quando estiver muito abaixo do normal.

site falso americanas

 

 

Site falso Americanas | Featured Snippets

Pra quem não sabe, o Featured Snippets:

São diferentes caixas de respostas que aparecem de forma objetiva, mostrando ao usuá[rio o que ele realmente procuro, com o intuito de facilitar ao máximo sua busca e maximizar sua experiência com Google.

Há vários tipos diferentes de Featured Snippets, como estamos falando aqui de sites falsos de venda de produtos, então eu irei me ater somente ao Featured Snippet de uma Serp relacionada à buscas transacionais, ou seja, resultados de busca com intenção de venda para o usuário.

Veja na imagem abaixo um exemplo do que é um featured snippet de uma pesquisa com intenção de compra:

site falso americanas

O golpe do site falso da Americanas relacionado aos Featured Snipets acontece quando algum produto do site falso criado pelo criminoso, patrocinado ou não, aparece entre os snippets recomendados pelo algorítmo do Google e, por estar com um preço mais baixo que os demais, acaba atraindo a vítima.

 

Precaução

Lembre-se sempre de passar o cursor do mouse sobre um dos produtos que te chamaram atenção, e verificar, no canto esquerdo inferior da tela, se o endereço que aparece é verdadeiro, no caso a loja Americanas por exemplo, não clique em produtos com endereço diferente do www.americanas.com.br

site falso americanas

Site falso Americanas | E-mail

Outra modalidade de golpe do site falso da Americanas se dá através do envio de e-mails, nestes casos, as vítimas recebem um e-mail como se tivesse sido enviado pela Americanas com alguma promoção, e ao clicar, é redirecionada para o site falso onde é vítima de um golpe.

Precaução

Assim como no tópico anterior, em caso de recebimento de e-mail contendo alguma promoção das lojas Americanas, passe o cursor do mouse sobre o link que te convida para a realização da compra e verifique se o endereço que irá aparecer no canto inferior esquerdo da tela é realmente o endereço da empresa (www.americanas.com.br), se for diferente, trata-se de um golpe.

Veja um exemplo na imagem abaixo, ao passar o cursor do mouse sobre o link, aparece um endereço completamente diferente do site verdadeiro da Americanas, ao clicar, certamente aparecerá um site falso da empresa.

site falso americanas

Ainda falando sobre o golpe do site falso da Americanas aplicado por meio do envio de e-mails, eu trouxe um video abaixo bem interessante do canal BPV que te ensina a realizar um teste em uma ferramenta do Google pra que você aprenda na prática a ficar longe deste tipo de golpe, vale a pena conferir:

Veja abaixo uma diferença de um site falso da Americanas com um endereço diferente para o site real da empresa, por isso é importante sempre conferir o endereço do site:

site falso americanas

Site falso Americanas | Como não cair no golpe?

Além de todas as dicas que você viu até aqui há ainda duas outras medidas adicionais que eu sempre tomo e que você também pode adotar para não cair no golpe do site falso da Americanas ou de qualquer outra empresa.

Fique atento ao preço!

Tome muito cuidado para não agir com a emoção ao invés de agir com a razão, estes golpistas somente conseguem arrancar dinheiro das vítimas porque um preço bem abaixo do normal chama a atenção de muita gente.

Procure sempre pesquisar qual é o preço médio de mercado do produto que você está querendo comprar, e de posse desta informação, fique fora de qualquer anúncio que contenha o mesmo produto, porém com um preço muito inferior, este é o primeiro indício de que se trata de um golpe.

 

Imprima um boleto antes por precaução

Mesmo após fazer todas as análises pra saber se o site é verdadeiroconforme você viu neste artigo, não insira os dados do seu cartão de crédito logo de cara, simule primeiro uma compra por boleto e analise todos os dados deste boleto pra ter certeza de que se trata realmente do boleto da Americanas.

 

Como identificar um boleto falso

No entanto é preciso saber como identificar um bolelto falso, mas não se preocupe, é algo simples, para verificar a veracidade de um boleto, o código principal, o código do campo “Nosso número” e o código do campo “Código cedente/ Agência/ Código do beneficiario” devem constar na linha digitável deste boleto.

site falso americanas

Outro forte indicio de que o boleto é falso é se o código de barras estiver parcialmente apagado ou obstruido, o criminoso inutiliza o código de barras pra te obrigar a digitar a linha digitável.

site falso americanas

Exemplo de boleto de um site falso da Americanas

Perceba que, conforme ensinado no exemplo acima, no boleto abaixo as numerações do “Código do beneficiário” e do campo “Nosso número” não são encontradas na numeração da linha digitável, sendo portanto um boleto falso.

site falso americanas

Abaixo você pode ver outro exemplo de um boleto falso da Americanas de uma pessoa da cidade de Murutinga que caiu no golpe do site faso.

Perceba que, como vimos acima os itens essenciais que devem constar em um boleto, não há no documento o número principal e o código do campo “Nosso número” não se repete na linha digitável, apenas o código do campo “Agencia/código do beneficiário” se repete na linha digitável.

Se a pessoa que foi vitima deste golpe tivesse o conhecimento que você está tendo acesso por meio deste artigo, não teria tido este prejuízo de R$948,09.

site falso americanas

Conclusão

Espero que este artigo tenha te ajudado a saber como tomar todas as precauções para não ser vítima do golpe do site falso da Americanas, se por ventura você tomar algum prejuízo neste tipo de golpe, lembre-se de procurar o Procon pra saber como pode reaver o seu dinheiro.

Se este artigo foi útil pra você, lembre-se de compartilhá-lo com seus pais, irmãos, demais parentes e amigos para alertá-los deste tipo de golpe.

Mas e aí? Você já caiu neste tipo de golpe ou conheçe alguém que tenha caído? Conta aí nos comentários!

Não saia antes de navegar pelo blog, tenho uma série de outros artigos aqui que com certeza serão de grande utilidade pra você!