CENTRO DE TRIAGEM | O que é e qual o risco pra sua entrega?

Autor(a):

Entenda o que significa CENTRO DE TRIAGEM no rastreamento da sua encomenda e QUAIS SÃO OS RISCOS envolvidos na entrega.

 

 

 

 

 

 

Olá, seja bem-vindo(a) ao blog! Após sua leitura, facilite sua navegação utilizando as TAGs para conferir os demais conteúdos relacionados, elas estão localizadas à direita  👉  caso você esteja navegando pelo computador, ou lá embaixo  👇  caso você esteja navegando pelo celular.

Com o aumento expressivo do número de compras online, aumentou também a busca na pesquisa Google pelo termo “Centro de Triagem“, outro fator diretamente ligado ao aumento na procura por este termo é a alta demanda por produtos oriundos da China.

Cito como exemplo a SHEIN e vendedores chineses cadastrados na Shopee, isso porque na maioria dos casos, é no rastreamento de encomendas destas empresas que este termo aparece.

Neste artigo eu irei te explicar exatamente o que significa Centro de Triagem e quais os riscos em relação à entrega da sua mercadoria a depender do contexto em que este termo aparecer no seu rastreamento.

Neste artigo iremos abordar os seguintes tópicos:

  1. Centro de Triagem | O que é?
  2. Centro de Triagem | Qual é a próxima etapa?
  3. Quais os riscos em relação a entrega da minha mercadoria?
  4. Dúvidas frequentes
  5. Conclusão

Boa leitura!  ✌

 

 

Centro de Triagem | O que é?

Centro de Triagem é um estabelecimento destinado ao recebimento, organização e envio de mercadorias para outros Centros de Triagens locais ou para Centros de Triagens de outros países.

 

Centro de Triagem | Algumas peculiaridades

Para que você entenda o fluxo de entregas é importante que você entenda algumas peculiaridades em relação ao Centro de Triagem, são elas:

  • Quanto à variação de nomenclatura;
  • Quanto ao porte do estabelecimento;
  • Quanto à definição da etapa atual da sua entrega.

 

Quanto à variação de nomenclatura

Estamos discutindo aqui o que é e o que significa Centro de Triagem, porém, saiba que a depender de onde está vindo a sua mercadoria e de quem a está transportando, este mesmo estabelecimento poderá aparecer com diferentes nomes.

São eles:

  • Centro Logístico (muito comum no rastreamento da Shopee);
  • International Warehouse (muito comum no rastreamento da SHEIN);
  • Armazém Internacional (Tradução e International Warehouse e também comum em rastreios da SHEIN);

Veja na imagem abaixo um exemplo de dois rastreios da Shopee, a empresa é a mesma, mas em um rastreio aparece o termo “Centro de Triagem” e no outro aparece o termo “Centro Logístico“:

centro de triagem

No fim, quaisquer destes nomes referem-se ao mesmo estabelecimento.

 

Quanto ao porte do estabelecimento

Cada país possui vários Centros de Triagem espalhados em locais estratégicos visando a otimização do fluxo de entregas, são estabeleciementos de pequeno, médio e grande porte conforme a demanda de circulação de mercadorias em cada caso.

De todos os Centros de Triagem existentes dentro de um país, alguns deles possuem uma ligeira diferença: São estabelecimento de grande porte e com uma maior complexidade no processo de triagem de mercadorias e enviam mercadorias não só para outros Centros de Triagens, mas também para outros países.

 

Quanto à definição da etapa atual da sua entrega

Normalmente a expressão Centro de Triagem surge no rastreio seguida da localização do estabelecimento, como por exemplo o status de rastreamento “seu pedido deixou o centro de triagem de yiwu“.

Neste caso, bastaria você realizar uma pesquisa no Google sobre que lugar é esse e saberia onde sua mercadoria está, no caso do exemplo utilizado, Yiwu é uma cidade chinesa.

 

 

Centro de Triagem | Qual é a próxima etapa?

Já vi muitos outros Blogs respondendo ao usuário que o status “o pedido deixou o centro de triagem” significava que a próxima etapa seria a entrega ao destinatário.

Mas não necessariamente a coisa funciona desse jeito, ao se deparar com a expressão “Centro de Triagem” no seu rastreamento, isso somente significará que sua mercadoria está perto da entrega se este estabelecimento estiver na sua região.

Lembra que eu te disse lá atrás que o Centro de Triagem pode vir no rastreio com outros nomes a depender da situação, então! Um destes nomes, como eu disse, é “Centro Logístico” e este último aparece muito nos rastreios da Shopee.

Pra fechar este raciocínio, vou te mostrar um exemplo prático pra você me entender melhor, veja esta tela de rastreio da Shopee abaixo e me diga se é possível dizer se a mercadoria está ou não perto da entrega.

centro de triagem

E aí, o que me diz? Difícil responder não é mesmo? Pois eu te respondo que não! Nesta tela de rastreio acima especificamente, a mercadoria estava bem longe da entrega!

A imagem foi editada, veja abaixo a original e olha só o monte de vezes que a mercadoria entrou e saiu de Centros de Triagens, chamados aqui no Brasil de Centros Logísticos.

centro de triagem

Sendo assim, repito, se a expressão “Centro de Triagemou correlatas aparecerem no seu rastreio, somente significará que sua mercadoria está próxima de sua casa se este estabelecimento estiver localizado na região onde você mora.

Caso contrátrio, você ainda verá sua mercadoria entrar e sair de muitos outros pelo caminho.

 

 

Quais os riscos em relação a entrega da minha mercadoria?

A depender do contexto em que a espressão Centro de Triagem surgir, você precisa ter uma maior atenção ao acompanhamento da movimentação da sua mercadoria no rastreamento.

Isso porque, como vimos, a expressão “Centro de Triagem” é muito comum no rastreamento internacional de mercadorias e em sua maioria, aparece no rastreios de mercadorias vindas da China.

Nesse caso, depois que o pacote sai de um Centro de Triagem lá na China e é postado, ao chegar no Brasil é imediatamente enviado para a a Aduana, onde é submetido à uma fiscalização.

 

O que é a Aduana?

A Aduana é um órgão brasileiro que fiscaliza todas as encomendas que passam por nossas fronteiras, segundo o Wikipédia:

Alfândega ou aduana é uma repartição governamental oficial de controle do movimento de entradas e saídas de mercadorias para o exterior ou dele provenientes, responsável, inclusive, pela cobrança dos tributos pertinentes.

Conheça um pouco mais sobre o trabalho da Aduana e como é feito o trabalho de fiscalização de encomendas como a sua neste video super legal da própria Receita Federal:

 

A Fiscalização

Como eu disse, sua mercadoria é submetida a uma fiscalização assim que chega ao Brasil, essa fiscalização pode ser chamada de:

Todas estas expressões possuem o mesmo significado e podem aparecer no seu rastreio, quando a fiscalização da sua mercadoria acaba, você vê o status “fiscalização aduaneira finalizada“, que significa, como o próprio nome já diz, que a fiscalização da sua mercadoria já terminou.

fiscalização aduaneira finalizada

O próximo status que aparecer pra você irá definir qual foi o resultado desta fiscalização e certamente este resultado aparecerá na forma de um destes status abaixo:

  • objeto encaminhado;
  • objeto apreendido por órgãos de fiscalização;
  • liberado sem tributação;
  • aguardando pagamento;
  • aguardando pagamento do despacho postal.

 

“objeto encaminhado”

Se após o status “fiscalização aduaneira finalizada” aparecer no seu rastreio o status “objeto encaminhado” fique tranquilo(a), sua mercadoria será liberada normalmente para a continuidade do transporte e entrega na sua residência.

 

“objeto apreendido por órgãos de fiscalização”

Se este status aparcer, temos um problema! Significa que sua mercadoria foi apreendida por apreesentar irregularidades, normalmente isso envolve erros por parte da empresa ou vendedor na elaboração dos documentos que envolvem a postagem.

Neste caso, você não receberá mais a sua mercadoria, mas não fique tenso(a), daqui a pouco te digo o que fazer para solucionar não este mas outros problemas, sim, eu disse outros

 

“liberado sem tributação” – “aguardando pagamento” – “aguardando pagamento do despacho postal

Se porém aparecer quaisquer um destes três status após o término da fiscalização aduaneira, significa que sua mercadoria foi taxada e você deverá efetuar o pagamento desta taxa no prazo de 30 dias.

Se não o fizer, a Aduana declarará sua encomenda como abandonada e o destino dela poderá ser:

  • A destruição;
  • O leilão;
  • A devolução para o remetente.

Para saber como você pode descobrir se sua mercadoria foi taxada e o que fazer para efetuar o pagamento do imposto e liberar seu pacote, basta acessar o artigo abaixo, lá eu falo sobre compras na SHEIN, mas fique tranquilo(a), serve pra qualquer tipo de importação.

👉 Como saber se fui taxada na SHEIN? Como pagar a taxa de importação?

 

 

Outros Problemas

Existem ainda outros problemas que, acredite você ou não, são muito comuns causam a perda de mercadorias e acontecem todos os dias no Brasil.

Problemas que podem te causar muito estresse como por exemplo a não localização do objeto no fluxo postal, e até problemas que pode te fazer infartar como o roubo, exatamente, o roubo de mercadorias, veja abaixo um exemplo:

centro de triagem

Como eu disse, são problemas comuns e se você não enfrentou nenhum deles ainda, pode ser que um dia tenha passar por isso, para facilitar a vida dos meus leitores e evitar que eles tenham que procurar por estas informações uma a uma dentro do Blog.

Eu criei uma lista onde agrupei todos estes problemas em um só lugar, assim você pode conferir quais são e não só isso, mas saber como resolver cada um destes problemas, que é o mais importante.

Para acessar, basta clicar no link desta lista abaixo:

👉 8 PROBLEMAS que podem fazer você dizer ADEUS À SUA MERCADORIA!

 


 

Quem leu este artigo também leu:

👉 Como ganhar coisas de graça na internet? | O mais lido do Blog!

👉 Centro de Triagem de ShenZhen China | O que é?

👉 Rastreamento SHEIN | Tudo o que você precisa saber!

👉 Rastreamento de objeto Correios | Entenda como funciona!

👉 Packet Standard Importação | O que significa?

👉 Não consigo rastrear meu pedido Shopee | Resolvido!

👉 SHEIN produto não chegou | O que fazer?

👉 Quando o carteiro não é atendido | O que devo fazer?

👉 Que horas os Correios atualizam o rastreamento?

👉 Como saber quem recebeu minha encomenda?

👉 Até que horas o Mercado Livre entrega?

 


 

 

Dúvidas frequentes

O que é Centro de Triagem?

O Centro de Triagem é um estabelecimento destinado ao recebimento, separação e despacho de mercadorias dentro do país ou para o exterior e pode ser de pequeno, médio ou grande porte.

 

 

 

Conclusão

Espero que este artigo tenha te ajudado a entender o que significa Centro de Triagem no rastreamento da sua encomenda, bem como os cuidados que precisa tomar em relação ao fluxo de entrega.

Se este artigo foi útil pra você, peço que por favor compartilhe em suas redes sociais e com seus amigos e familiares que também gostam de fazer compras online, se eu consegui te ajudar com este conteúdo, eles certamente serão ajudados também.

Não saia sem antes navegar pelo blog, há muito conteúdo aqui que você certamente irá gostar, principalmente sobre o rastreamento de encomendas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.