Comprei pelo MERCADO PAGO e NÃO RECEBI o produto | E AGORA?

Autor(a):

Se você comprou e pagou PELO MERCADO PAGO, mas NÃO RECEBU SEU PRODUTO, saiba neste artigo o que fazer para RESOLVER O PROBLEMA!

 

 

 

 

Olá, seja bem-vindo(a) ao blog! Após sua leitura, facilite sua navegação utilizando as TAGs para conferir os demais conteúdos relacionados, elas estão localizadas à direita  👉  caso você esteja navegando pelo computador, ou lá embaixo  👇  caso você esteja navegando pelo celular.

Há um problema muito recorrente que acontece no meio das milhares de transações online que acontecem todos os dias no Brasil, que são as compras feitas com pagamento pelo mercado pago, mas sem o recebimento do produto.

As buscas na pesquisa Google pelo termo só aumentam a cada dia, as mais realizadas são:

  • paguei pelo mercado pago e não recebi a mercadoria
  • paguei pelo mercado pago e não recebi o produto
  • paguei um produto pelo mercado pago e não recebi
  • fiz pagamento pelo mercado pago e não recebi o produto
  • paguei boleto pelo mercado pago e não recebi o produto
  • comprei um produto pelo mercado pago e não recebi

Se você está enfrentando este problema ou conhece alguém que está passando por isso, iremos abordar pontos importantes para que você possa resolver sua situação e se prevenir quanto à compras futuras.

Neste artigo iremos abordar os seguintes tópicos:

  1. Brasil, um campeão de golpes online!
  2. Entendendo a função do Mercado Pago
  3. Comprei pelo Mercado Pago e não recebi o produto, como resolver?

Boa leitura!  ✌

 

 

Brasil, um campeão de golpes online!

Segundo uma matéria da Integrasul, o Brasil é um dos países com o maior número de fraudes no Mundo, como ocupamos o primeiro lugar no ranking de compras online, quando o assunto são os golpes online, nosso país fica no topo da lista também.

Saiba que existem inúmeros golpes online que são aplicados a todo momento na internet, tais como:

Enfim, em muitos destes tipos criminais o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial como por exemplo o golpe chamado pishing, onde os criminosos roubam os dados das vítimas com o uso de links.

 

 

Analise a confiabilidade da empresa

Sempre que você se deparar com o site de uma que você não tenha familiaridade, ou melhor, uma empresa nova, é importante que você procure por informações que atestem a confiabilidade da mesma.

Atente-se ao fato de que os criminosos utilizam na maioria das vezes o anúncio de mercadorias com preços muito abaixo da média do mercado.

Muitas pessoas são atraídas por estas ofertas e acabam realizando a compra sem se sequer pesquisar por informações sobre a empresa e com isso acabam não recebendo a mercadoria e ainda têm seus dados roubados.

Há muitas formas de se procurar por informações que atestem a confiabilidade de empresas, vamos falar de algumas delas:

  • Pesquisar pela situação do CNPJ;
  • Pesquisar por informações no Reclame Aqui;
  • Pesquisar por informações no Ebit;
  • Pesquisar por informações no Youtube.

 

Pesquisar pela situação do CNPJ

Você verificar junto ao site da Receita Federal qual é a situação do CNPJ da empresa e ver se ele está regular, você encontra este número de inscrição no rodapé do site da empresa.

Se o CNPJ não estiver facilmente disponível para consulta no site da empresa onde você pretende realizar sua compra, desconfie!

 

 

Pesquisar por informações no Reclame Aqui

O Reclame Aqui é hoje a plataforma de reclamações mais difundida entre os consumidores, é fato que uma empresa recém chegada ao mercado pode possuir poucas reclamações registradas no site.

Mas também é fato que se a empresa cujo site você pretende realizar sua compra estiver aplicando golpes por aí, certamente já deverá haver algumas reclamações registradas no Reclame Aqui.

Sendo assim, vale muito a pena realizar uma pesquisa por lá se você não conhece o site que está acessando e precisa verificar se ele é confiável.

 

 

Pesquisar por informações no Ebit

Assim como o Reclame Aqui, o Ebit também é uma plataforma de reclamações, porém, no Ebit, além de registrar sua insatisfação com a empresa, você também pode registrar sua satisfação.

Ou seja, lá você encontra não só alertas sobre empresas ruim, mas também encontra muitos elogios se a empresa que você estiver pesquisando estiver prestando um bom trabalho.

 

 

Pesquisar por informações no Youtube

O Youtube é chamado de buscador, de rede social, mas saiba que ele também pode ser considerado uma grande comunidade onde pessoas ajudam pessoas.

Se você encontrou algum produto que queira comprar mas não conhece a empresa e está com receio, pesquise por informações sobre ela no Youtube.

Pode ser que alguém já tenha criado algum vídeo relatando sua experiência ou ainda alertando outras pessoas sobre um eventual golpe.

 

 

Entendendo a função do Mercado Pago

Nós falamos no tópico anterior sobre o Reclame Aqui como sendo uma das opções para que você encontre informações que atestem a confiabilidade da empresa que esteja pesquisando.

Ocorre que muitas pessoas recorrem ao Reclame Aqui para registrar reclamações contra o próprio Mercado Pago, quando realizam compras pela internet e não recebem os produtos.

Se você está passando por este tipo de situação, ou seja, se você comprou algum produto em algum site via Mercado Pago e este produto nunca foi entregue a você, é importante que você entenda qual é a função do Mercado Pago.

 

Intermediação de pagamentos

Se você realizou uma compra em algum site, realizou o pagamento utilizando os serviços do Mercado Pago e não recebeu o produto, é importante que você saiba que o Mercado Pago é apenas um intermediador de pagamentos.

Ou seja, O Mercado Pago não se responsabiliza pela venda dos produtos do site em questão, nem tampouco pela entrega dos mesmos, mas tão somente pela cobrança do valor pago e o repasse deste valor para o vendedor.

Neste vídeo do canal TecnoSpeed TI você consegue entender de uma forma mais detalhada o que é um intermediador de pagamentos e qual é a sua função:

Se a empresa cujo site você realizou sua compra está em situação regular de funcionamento, você deve tentar resolver a situação diretamente com ela, não havendo êxito, tente registrar uma reclamação contra ela no Reclame Aqui, há ainda a possibilidade de você denunciá-la junto ao Procon.

Porém, se o site onde você realizou sua compra estiver apresentando uma empresa que na verdade não existe, e estiver sendo utilizado para a aplicação de golpes, saiba que o Mercado Pago neste caso é digamos, uma vítima assim como você, por estar sendo usado para fins ilícitos.

 

 

Comprei pelo Mercado Pago e não recebi o produto, como resolver?

O próprio Mercado Pago ajuda os consumidores a tentar reaver o pagamento ou o envio do produto comprado quando possível, nos casos em que a compra tiver sido realizada dentro do período de 60 dias.

Para fazer isso, crie uma conta no Mercado Pago e siga as instruções abaixo:

  1. Entre na sua conta Mercado Pago;
  2. Clique em ‘Atividades’ e procure o pagamento efetuado;
  3. Clique nos três pontinhos do lado de ‘Ver Detalhes’, depois clique em ‘Preciso de Ajuda’.
  4. Relate o ocorrido e clique em ‘Iniciar Reclamação’.

Depois de ter feito isso, basta aguardar a resposta do Mercado Pago em relação ao caso.

 

 

Conclusão

Espero que este artigo tenha te ajudado a entender o que fazer se você comprou pelo Mercado Pago e não recebeu seu produto.

Se este artigo foi útil pra você, peço que por favor compartilhe em suas redes sociais e com seus amigos e familiares que também gostam de comprar pela internet, se eu consegui te ajudar com este conteúdo, eles certamente serão ajudados também.

Não saia sem antes navegar pelo blog, há muito conteúdo aqui que você certamente irá gostar, principalmente sobre golpes online.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Tayane Lopes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading