DESEMBARAÇO ADUANEIRO | Evite a PERDA da sua encomenda!

Autor(a):

Saiba o que significa DESEMBARAÇO ADUANEIRO e como evitar que sua mercadoria seja DESTRUÍDA, LEILOADA ou DEVOLVIDA ao remetente!

 

 

 

 

 

Olá, seja bem-vindo(a) ao blog, após sua leitura, facilite sua navegação utilizando as TAGs para conferir os demais conteúdos relacionados, elas estão localizadas à direita 👉 caso você esteja navegando pelo computador, ou lá embaixo 👇 caso você esteja navegando através do celular.

Mais uma dúvida com alto índice de buscas me motivou a criar este conteúdo para te ajudar a entender de uma vez por todas o que significa desembaraço aduaneiro e quais fatores implica diretamente na perda da sua mercadoria.

Sim, você não é o(a) único(a) com esta dúvida, as buscas mais realizadas no Google sobre o tema são:

  • desembaraço aduaneiro o que é
  • desembaraço aduaneiro aliexpress
  • desembaraço aduaneiro o que significa
  • desembaraço aduaneiro realizado com sucesso
  • desembaraço aduaneiro liberado pela alfândega 
  • desembaraço aduaneiro iniciado 
  • desembaraço aduaneiro quanto tempo demora
  • desembaraço aduaneiro realizado com sucesso aliexpress
  • desembaraço aduaneiro processo de desembaraço aduaneiro iniciado
  • desembaraço aduaneiro demora quanto tempo

 

desembaraço aduaneiro

 

Neste artigo iremos abordar os seguintes tópicos:

  1. O que é desembaraço aduaneiro?
  2. Quais fatores causam a perda da minha mercadoria?
  3. Dúvidas frequentes
  4. Conclusão

Boa leitura!   ✌

 

 

O que é desembaraço aduaneiro?

O desembaraço aduaneiro é um procedimento realizado pela Aduana do Brasil para fiscalizar todas as mercadorias que entram no país , visando a detecção de possíveis irregularidades.

Este procedimento é a palavra final no sentido de se liberar a continuidade do transporte das mercadorias após a finalização da fiscalização aduaneira.

Logo, no desembaraço aduaneiro, alguns fatores podem impedir que a mercadoria importada seja efetivamente entregue ao destinatário como veremos no próximo tópico.

Por hora, apenas importa que você saiba que sempre que você comprar alguma mercadoria de empresas que estejam fora do país como a SHEIN, Shopee, AliExpress, Wish e outras, você verá o desenrolar do desembaraço aduaneiro no rastreamento internacional de encomendas.

Neste video do canal Pacote Fácil você pode ver um pouco de como é o trabalho de fiscalização da Aduana com as as mercadorias que entram e saem todos os dias do nosso país:

 

 

 

Quais fatores causam a perda da minha mercadoria

desembaraço aduaneiro

No desenrolar do desembaraço aduaneiro, as mercadorias que passam pela fiscalização podem ser liberadas para prosseguirem viagem normalmente ou você que tanto aguarda a chegada da sua mercadoria pode ficar sem ela se:

  • Houver alguma irregularidade no pacote;
  • A taxa de importação não for paga em tempo hábil.

Para facilitar sua compreensão, vou antecipar pra você os status que podem aparecer pra você nos próximos dias no rastreamento da sua encomenda.

É importante que você preste muita atenção para saber o que fazer mcaso aconteça algum problema.

 

Desembaraço aduaneiro no rastreio de encomendas

Agora irei listar pra você os status que podem aparecer, em ordem, quando uma encomenda chega ao Brasil e as consequências que cada um deles representam pra você.

 

Objeto recebido pelos Correios do Brasil

desembaraço aduaneiro

Este status obviamente já deve ter aparecido pra você e quer dizer que sua mercadoria já desembarcou em solo brasileiro, neste momento, ela e centenas de outras mercadorias seguem rumo à fiscalização aduaneira.

 

2º Encaminhado para fiscalização aduaneira

desembaraço aduaneiro

Este é o próximo status na ordem e significa que sua mercadoria foi enviada para o setor da Aduana responsável pela fiscalização, mas note que pode acontecer de este status nem sequer aparecer em alguns rastreamentos de encomendas.

Em alguns rastreios, ao invés de aparecer este e o status de número 3 abaixo, já é disponibilizado na sua tela de rastreio o resultado desta fiscalização.

Para evitar te confundir agora, deixarei pra te mostar um exemplo disso ao final desta sequência, por enquanto, vamos prosseguir com a ordem dos status de rastreio.

 

 

Fiscalização aduaneira finalizada

desembaraço aduaneiro

Após o aviso de que sua mercadoria foi enviada para a fiscalização aduaneira, este é o próximo status que aparece para te avisar que o procedimento foi finalizado.

 

 

Possíveis resultados do desembaraço aduaneiro

Agora irei te mostrar os possíveis resultados do desembaraço aduaneiro, ou seja, o que pode acontecer com a sua mercadoria após este procedimento.

 

Objeto encaminhado

desembaraço aduaneiro

Se este status aparecer pra você, respire tranquilo(a), sua mercadoria passou pela fiscalização e nenhuma irregularidade foi encontrada que a impeça de prosseguir viagem até ser entregue a você.

Também significa que nenhuma taxa foi imposta sobre ela, ou seja, você não terá que desembolsar nenhum tostão para liberar sua mercadoria.

Neste caso, resta somente esperar até aque ela chegue, apenas note que não significa necessariamente que sua mercadoria chegará amanhão na sua residência.

Ela ainda realizará algumas paradas pelo caminho em pontos de triagem como os Centros logísticos por exemplo, só depois disso é que ela chegará até você.

Logo, é preciso que você aguarde ainda mais alguns dias.

 

 

A importação do objeto/conteúdo não foi autorizada pelos orgãos fiscalizadores

desembaraço aduaneiro

Se este status aparecer pra você, significa que alguma irregularidade foi encontrada na sua mercadoria que impossibilitasse a liberação da mesma.

Fique calmo(a) que ao final deste tópico deixarei uma lista com os 8 principais problemas que causam a perda da sua mercadoria e como resolver cada um deles, é muito importante que você leia!

 

Liberado sem tributação

desembaraço aduaneiro

Este é um dos possíveis status que podem aparecer após o desembaraço aduaneiro, note que abaixo dele está escrito “aguardando pagamento do despacho postal“, isso significa que sua mercadoria foi taxada e somente será liberada após o pagamento do imposto.

Note que você tem um prazo de 30 dias para efetuar o pagamento, passado este prazo e não detectado o pagamento por parte da Aduana, sua mercadoria será declarada perdida por abandono e poderá ser destruída, leiloada ou devolvida ao remetente.

Se você quiser saber com detalhes o que você precisa fazer para realizar o pagamento da taxa de importação e assim liberar sua mercadoria, acesse este artigo logo abaixo, lá eu falo sobre compra na SHEIN, mas não se preocupe, serve pra qualquer compra internacional.

👉 Como saber se minha encomenda foi taxada e como realizar o pagamento do imposto?

 

 

Aguardando pagamento

desembaraço aduaneiro

Este status tem o mesmo significado do anterior e também significa que sua mercadoria foi taxada e sua liberação depende o pagamento confirmado desta taxa.

Note que em alguns casos, após o status “fiscalização aduaneira finalizada” pode aparecer pra você este status no lugar do anterior, o que é algo normal.

Bom agora deixo aqui a minha recomendação pra você, sei que você certamente continuará comprando mais e mais vezes pela internet, leia este artigo abaixo e veja a lista dos principais problemas que fazem com que muitas pessoas percam a sua mercadoria e como resolver cada um deles, acredite, você pode precisar!

👉 8 PRINCIPAIS problemas que vão fazer você DIZER ADEUS à sua mercadoria!

 


 

Quem leu este artigo também leu:

👉 O que acontece quando o carteiro não é atendido?

👉 Objeto não localizado no fluxo postal, diga ADEUS à sua mercadoria!

👉 Não consigo rastrear meu pedido da Shopee | RESOLVIDO!

👉 Pedido em rota de entrega, o que significa?

👉 Entenda porque o rastreamento da SHEIN não atualiza!

👉 Rastreamento de objeto dos Correios, veja como é fácil!

👉 Tentativa de entrega não efetuada, o que houve com a minha mercadoria?

👉 Que horas os Correios atualizam o rastreamento?

 


 

ATENÇÃO: Você pode notar certa redundância no próximo tópico “Dúvidas frequentes“, peço que apenas ignore, trata-se de uma técnica de otimização para os mecanismos de busca, afim de fazer com que mais pessoas que estejam com a mesma dúvida que você consigam encontrar este conteúdo na internet.

 

 

 

Dúvidas frequentes

Desembaraço aduaneiro AliExpress, o que significa?

O desembaraço aduaneiro no rastreamento do AliExpress significa que sua mercadoria será submetida à uma fiscalização pela Aduana do Brasil, aguarde o resultado nos próximos dias.

 

Processo de desembaraço aduaneiro, o que é?

O processo de desembaraço aduaneiro é um procedimento de fiscalização de mercadorias que entram no Brasil por meio de importações afim de se detectar possíveis irregulariades.

 

Processo de desembaraço aduaneiro iniciado, o que isso significa?

O status “processo de desembaraço aduaneiro iniciado” significa que iniciou-se a fiscalização da sua mercadoria pela Aduana, um procedimento que visa detectar possíveis irregularidades.

 

O desembaraço aduaneiro está concluído, o que significa?

O status “o desembaraço aduaneiro está concluído” significa que a fiscalização da sua mercadoria terminou e o próximo status será o resultado desta fiscalização.

 

Quanto tempo demora o desembaraço aduaneiro?

O desembaraço aduaneiro, uma vez iniciado, geralmente demora cerca de 08 dias para finalizar-se, mas em alguns casos pode demorar um pouco mais.

 

Desembaraço aduaneiro concluído Shopee, o que significa?

O desembaraço aduaneiro no rastreamento da Shopee significa que sua mercadoria passará por uma fiscalização pela Aduana do Brasil.

 

Desembaraço aduaneiro retido pela alfândega, o que significa?

O status “retido pela alfândega” que aparece após iniciado o desembaraço aduaneiro significa que sua mercadoria foi retida para início da fiscalização, tão logo termine, você verá no rastreio o resultado.

 

Desembaraço aduaneiro Correios, o que é?

O desembaraço aduaneiro nas mercadorias importadas e posteriormente transportadas pelos Correios é uma fiscalização realizada pela Aduana para a detecção de possíveis irregularidades.

 

Em processo de desembaraço aduaneiro, vou ser taxado?

Uma vez iniciado o processo de desembaraço aduaneiro, não é possível saber se sua mercadoria será ou não taxada, é preciso aguardar o resultado da fiscalização no rastreamento.

 

Desembaraço aduaneiro AliExpress, quanto tempo demora?

O Desembaraço aduaneiro a que está sendo submetida a sua mercadoria do AliExpress demora cerca de 08 dias para terminar, podem demorar um pouco mais em alguns casos.

 

Desembaraço aduaneiro, liberado pela alfandega, o que significa?

O status “liberado pela alfândega” que aparece após o desembaraço aduaneiro no rastreio da sua mercadoria significa que a mesma seguirá viagem normalmente até a sua residência.

Desembaraço aduaneiro, liberado pela alfândega AliExpress, o que significa?

O status “liberado pela alfândega” que aparece após o desembaraço aduaneiro no rastreamento do AliExpress significa que não houve impedimentos para a liberação da sua mercadoria.

 

 

Conclusão

Espero que este artigo tenha te ajudado a entender o que significa o desembaraço aduaneiro no rastreamento de encomendas, bem como o que fazer para evitar a perda da sua mercadoria.

Se este artigo foi útil pra você, peço que por favor compartilhe com seus amigos e amigas que gostam de comprar pela internet, se eu consegui te ajudar com este conteúdo, eles certamente serão ajudados também.

Não saia sem antes navegar pelo blog e não deixe de acessar a TAG rastreamento de encomendas, há muitos artigos interessantes por lá que vai ser muito útil pra você!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.