LIBERADO pela ALFÂNDEGA | O que significa?

Autor(a):

Rastreou sua encomenda e se deparou com o status “liberado pela alfândega“? Saiba agora o que isso significa!

 

 

 

 

Olá, se esta é a primeira vez que você acessa o blog, saiba que meu intuito aqui é tirar todas as suas dúvidas em relação à compras online e isso inclui o rastreamento internacional e nacional de mercadorias.

Além disso sempre trago novidades pra vocês que estão sempre visitando o blog, muitos dos meus leitores já estão se beneficiando de algumas oportunidades disponibilizadas por aqui aqui como ganhar coisas grátis na internet por exemplo.

Por isso não se esqueça de navegar pelas outras seções e conferir o conteúdo já disponível, há muita informação importantíssima por aqui que será muito útil pra você, principalmente em relação ao rastreio de encomendas.

Para facilitar sua navegação, utilize as TAGs, elas estão localizadas à direita 👉 caso você esteja navegando pelo computador, ou lá embaixo 👇 caso você esteja navegando através do celular.

Se você está lendo este artigo é porque você é uma das milhares de pessoas que têm dúvida sobre o que seria o status de rastreamento “liberado pela alfândega“, as buscas mais frequentes no Google sobre este termo são:

  • liberado pela alfândega aliexpress
  • liberado pela alfândega aliexpress o que significa
  • liberado pela alfândega e agora
  • liberado pela alfândega shopee
  • liberado pela alfândega vou ser taxado
  • liberado pela alfândega quanto tempo demora
  • liberado pela alfândega correios
  • aliexpress liberado pela alfândega
  • desembaraço aduaneiro liberado pela alfândega aliexpress
  • desembaraço aduaneiro liberado pela alfândega
  • liberação da alfandega
  • liberado da alfândega de importação
  • encomenda liberada pela alfândega

liberado pela alfândega

Peço a você que leia est artigo com atenção afim de que você entenda não só o significado do status “liberado pela alfândega“, mas também os possíveis preoblemas que podem vir a ocorrer justamente nesta etapa do fluxo de entregas.

Neste artigo iremos abordar os seguintes tópicos:

  1. Liberado pela Alfândega, o que significa?
  2. Liberado pela Alfândega : Entenda os problemas desta etapa do fluxo de entregas
  3. Dúvidas frequentes
  4. Conclusão

Boa leitura!   ✌

 

 

Liberado pela Alfândega, o que significa?

O status “liberado pela alfândega” que aparece no rastreamento da sua encomenda significa que o pacote foi fiscalizado e liberado sem irregularidades e isento de taxas.

Após esta liberação, resta somente aguardar e constinuar acompanhando o rastreamento da sua mercadoria, ela ainda realizará mais algumas paradas em novos pontos de triagem como Centros logísticos por exemplo, até enfim ser entregue na sua residência.

 

👉 8 PROBLEMAS que vão fazer você DIZER ADEUS à sua mercadoria!

 

Veja este exemplo na imagem abaixo do rastreio de uma encomenda da Shopee, o pedido foi liberado pela Alfândega, em seguida realizou parada em alguns Centros logísticos até ser entregue ao destinatário.

 

liberado pela alfãndega

 

Mesmo assim, é importante que você se atenta aos possíveis problemas que ocorrem com muitas pessoas que compram produtos importados de outros países nesta etapa do percurso, por não conhecerem bem a dinâmica do fluxo de entregas no rastreamento internaional.

No próximo tópico irei te explicar melhor quais são estes problemas para que você não seja pego(a) de surpresa na sua próxima compra.

 

 

 

Liberado pela Alfândega : Entenda os problemas desta etapa do fluxo de entregas

liberado pela alfândega

Se você chegou até este artigo é porque, assim como inúmeras outras pessoas não entendem bem como funciona a dinâmica do fluxo de entrega internacional de mercadorias.

Devo te dizer que há uma ligeira diferênça comparado à compras que você realiza dentro do nosso país, e esta diferença é justamente a Alfândega.

 

O que é a Alfândega?

Segundo o Wikipédia:

Alfândega ou aduana é uma repartição governamental oficial de controle do movimento de entradas e saídas de mercadorias para o exterior ou dele provenientes, responsável, inclusive, pela cobrança dos tributos pertinentes.

Neste video curto, porém super interessante do canal Pacote Fácil você consegue ter uma melhor compreensão sobre o trabalho que a Aduana realizada na fiscalização de milhares de mercadorias como a sua que entra e sai do Brasil todos os dias:

 

Como você viu no início deste artigo, o status “liberado pela Alfândega” que apareceu pra você no rastreamento significa que sua mercadoria foi liberada sem nenhum empecilho após a fiscalização.

Porém, não creio que esta foi sua primeira e última compra cuja mercadoria venha de outro país não é mesmo? Certamente você ainda realizará mais e mais compras em sites de empresas estrangeiras como:

  • SHEIN;
  • Alibaba;
  • Wish;
  • Shopee;
  • AliExpress.

E tantas outras!

Sendo assim, eu devo te alertar sobre alguns detalhes que você provavelmente desconheça, afim de que você não passe nenhuma frustração com suas próximas importações.

 

Problemas que impedem a liberação da mercadoria pela Alfândega

Agora vamos falar de alguns percausos que fazem com que sua mercadoria não chegue até você, mas antes quero te perguntar se você leu uma recomendação de conteúdo que deixei pra você lá em cima? Não? Pois deveria!

Porque ali eu falo de outros tipos de problemas que causam a perda da mercadoria que não têm nada a ver com a Alfândega, vou deixar o link aqui novamente.

 

👉 8 PROBLEMAS que vão fazer você DIZER ADEUS à sua mercadoria!

 

 

Irregularidades

Caso haja irregularidades com seu pacote, na maioria das vezes em relação a algum erro na emissão de nota fiscal, declarações ou outros documentos por parte da empresa ou vendedor do país de onde sua mercadoria foi despachada, a mesma fica retida na Alfândega.

Neste caso, você não receberá sua mercadoria e aparecerá um status como este da imagem abaixo pra você no rastreio dizendo que a importação não foi autorizada.

liberado pela alfândega

 

 

Não pagamento da taxa de importação

Outra situação que acontece com muita frequência é o não pagamento do despacho postal, isso porque, como eu disse, muitas pessoas não estão acostumadas a comprar mercadorias importadas de outros países.

Com isso acabam não acompanhando direito o rastreamento e desconhecem a Alfândega e suas atribuições, com isso, eventualmente acabam tendo a aplicação de uma taxa em uma de suas compras, não pagam o imposto e…

Adeus mercadoria! Entenda que nem todas as mercadorias que chegam ao Brasil são taxadas, mas você nunca saberá se a próxima será ou não, daí a importância de acompanhar o rastreio e saber o que fazer caso isso aconteça.

Na imagem abaixo você têm outro exemplo de reatsreio, desta vez de uma mercadoria que passou pela fiscalização alfandegária e foi taxada, veja:

liberado pela alfândega.

Se alguma de suas próximas importações forem taxadas e você não efetuar o pagamento do imposto em até 30 dias, sua mercadoria será declarada perdida por abandono e com isso ser destruída, leiloada ou devolvida ao remetente.

Fique atento(a) ao rastreamento das suas próximas compras, se após o status “fiscalização aduaneira finalizada” aparecer alguns dos status abaixo, significa que sua mercadoria foi taxada:

Pra que você saiba como realizar o pagamento do imposto e liberar a sua mercadoria para que ela seja entregue normalmente na sua residência, acesse este artigo abaixo que lá eu te explico tudo isso detalhadamente, apezar de lá eu falar sobre mercadoria comprada na SHEIN, não se preocupe que serve pra compras em quaisquer empresas estrageiras.

👉 Como saber se minha mercadoria foi taxada e como realizar o pagamento do imposto?

 


 

Quem leu este artigo também leu:

👉 Como ganhar coisas de graça?

👉 Tentativa de entrega não efetuada, o que significa?

👉 Que horas os Correios atualizam o rastreamento?

👉 Rastreamento internacional, tudo o que você PRECISA saber!

👉 Objeto não localizado no fluxo postal | Diga ADEUS à sua encomenda!

👉 Objeto em correção de rota, o que significa?

👉 O que acontece quando o carteiro não é atendido?

👉 Não consigo rastrear meu pedido Shopee | RESOLVIDO!

 


 

ATENÇÃO: Você pode notar certa redundância no próximo tópico “Dúvidas frequentes“, peço que apenas ignore, trata-se de uma técnica de otimização para os mecanismos de busca, afim de fazer com que mais pessoas que estejam com a mesma dúvida que você consigam encontrar este conteúdo na internet.

 

 

 

Dúvidas frequentes

Liberado pela Alfândega AliExpress, o que significa?

O status “liberado pela alfândega” que aparece no rastreamento da sua encomenda do AliExpress significa que seu pacote foi liberado sem taxas ou irregularidades.

 

Liberado pela alfândega, quanto tempo demora?

Após a liberação da sua mercadoria pela Alfândega, ela ainda realizará algumas paradas em pontos de triagem, com isso, ainda deve demorar mais alguns dias pra que você a receba.

 

Pedido liberado na Alfândega de importação, o que significa?

O status “pedido liberado na alfândega de importação” que aparece no rastreamento da sua encomenda significa que seu pacote foi liberado sem a imposição de taxas ou existência de irregularidades.

 

Como saber se a encomenda está na Alfândega?

Você saberá se sua encomenda está na Alfândega quando aparecer o status de rastreio “objeto recebido pelos correios do brasil“, isso porque assim que ele chega, fica sob responsabilidade deste orgão.

 

Pedido liberado pela Alfândega, e agora?

Agora que seu pedido foi liberado pela Alfândega, não há mais nada a se fazer além de alguardar mais alguns dias até que sua merdadoria seja entregue na sua residência.

 

Desembaraço Aduaneiro liberado pela Alfândega, o que significa?

O status “desembaraço aduaneiro liberado pela alfândega” significa que não houve irregularidades ou aplicação de tributos no seu pacote e dentro de alguns dias ele chegará à sua casa.

 

Desembaraço Aduaneiro liberado pela Alfândega AliExpress, o que significa?

O status “desembaraço aduaneiro liberado pela alfândega” que aparece no rastreamento da sua encomenda do AliExpress significa que seu pacote foi liberado impedimentos.

 

Encomenda liberada pela Alfândega, o que significa?

O status “liberado pela alfândega” que aparece no rastreamento da sua encomenda significa que seu pacote foi liberado sem a necessidade do pagamento de taxas ou outras intercorrências.

 

 

Conclusão

Espero que este artigo tenha te ajudado a entender o que significa o status “liberado pela alfândega” no rastreamento de encomendas, bem como o que fazer para não perder sua mercadorias devido ao não pagamento de um eventual imposto de importação.

Se este artigo foi útil pra você, peço que por favor compartilhe com seus amigos e amigas que gostam de comprar pela internet, se eu consegui te ajudar com este conteúdo, eles certamente serão ajudados também.

Não saia sem antes navegar pelo blog e não deixe de acessar a TAG rastreamento de encomendas, há muitos artigos interessantes por lá que vai ser muito útil pra você!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.