TRÂNSITO INTERNACIONAL | Não perca sua mercadoria!

Autor(a):

Entenda o que significa TRÂNSITO INTERNACIONAL e o que fazer para NÃO PERDER SUA MERCADORIA no fluxo de entregas!

 

 

 

 

 

 

 

Atenção: Após sua leitura utilize as TAGs e encontre os artigos agrupados por assunto, elas estão localizadas à direita 👉 caso você esteja navegando pelo computador, ou lá embaixo 👇 caso você esteja navegando através do celular, há muito conteúdo por lá que vale a pena conferir.

Muita gente não faz ideia do que significa o status de rastreio “trânsito internacional“, além disso, também desconhecem algo que pode vir a contecer após este status e que, se passar desapercebido, faz com que a mercadoria seja tomada pela receita e vendida a outros interessados, ou devolvida ao remetente, eu estou falando da taxa de importação.

As dúvidas em relação ao trânsito internacional no rastreamento internacional de mercadorias só cresce e consequentemente, as buscas no Google também, as principais são:

  • trânsito internacional shopee
  • trânsito internacional shopee demora quanto tempo
  • trânsito internacional o que é
  • trânsito internacional china 
  • trânsito internacional de mercâncias
  • trânsito internacional o que significa 
  • trânsito aduaneiro internacional
  • trânsito internacional de mercadorias 

trânsito internacional

Leia com bastante atenção este artigo e você não só saberá o que significa o trânsito internacional no rastreamento de encomendas, como saberá identificar se sua encomenda foi ou não taxada e como efetuar o pagamento do imposto para a liberação do seu pacote.

Ah! Vale lembrar que não importa onde você comprou sua mercadoria, Shopee, SHEIN, Wish, AliExpress, Alibaba, este conteúdo se aplica em compras feitas em quaisquer destas empresas!

Neste artigo iremos abordar os seguintes tópicos:

  1. Trânsito Internacional | O que significa?
  2. O pacote está em trânsito internacional, o que significa?
  3. Fiscalização aduaneira e a taxa de importação
  4. Dúvidas frequentes
  5. Conclusão

Boa leitura!    ✌

 

 

Trânsito Internacional | O que significa?

O Trânsito internacional no transporte de mercadorias refere-se justamente ao transporte internacional, ou seja, importações e exportações, onde mercadorias são enviadas de um país para outros.

É preciso que você entrega que em se tratando do transporte de mercadorias, o fluxo de entregas é dividido em dois:

  1. Fluxo de entregas nacional;
  2. Fluxo de entregas internacional.

 

Fluxo de entregas nacional

O fluxo de entregas nacional possui uma logística muito simples e nele, basicamente a mercadoria é postada pela empresa e passa por vários Centros Logísticos até ser entregue ao destinatário.

Você pode ter uma melhor compreensão acerca do que estou dizendo através desta ilustração na imagem abaixo, perceba que a mercadoria sai da empresa e segue em trânsito somente pelos Centros Logísticos compreendidos dentro de sua rota até chegar ao local de destino.

trânsito internacional

 

 

Fluxo de entregas internacional

O fluxo internacional de entregas difere do fluxo nacional basicamente em dois pontos:

  1. Centros Logísticos de grande porte com uma complexidade maior em relação à dinâmica do processo de triagem de mercadorias e estes são responsáveis por receber e enviar mercadorias para o exterior;
  2. Todas as mercadorias importadas de outros países passam por uma fiscalização que pode liberar a continuidade do transporte, cobrar uma taxa de importação ou apreender a mercadoria em caso de irregularidades ou do não pagamento de taxas.

É exatamente sobre esta fiscalização que iremos falar mais adiante, isso porque caso a sua mercadoria seja taxada e não seja feito o pagamento do imposto, você certamente perderá seu pacote.

Veja na ilustração abaixo como o trânsito internacional funciona, suponhamos que você realizou uma compra em alguma empresa chinesa.

Neste caso sua mercadoria sai da empresa e passa por vários centros logísticos até chegar ao Centro Logístico de grande porte de que falamos no tópico anterior, como por exemplo o Centro de Triagem de ShenZhen e de lá é enviada ao Brasil.

trânsito internacional

Chegando aqui ela será submetida ao desembaraço aduaneiro e, conforme a natureza do produto que você tiver comprado terá que passar ainda pelo crivo:

  • Do Exécito se for arma ou munição;
  • Da Anvisa se for medicamentos;
  • De uma regional do Ministério da Agricultura se for alimentos.

 

 

O pacote está em trânsito internacional, o que significa?

O status de rastreamento “o pacote está em trânsito internacional” significa que seu pedido acaba de deixar o país de origem e está sendo transportado para o Brasil.

Este status aparece no rastreamento de compras sujeitas ao trânsito internacional de mercadorias que estamos discutindo e possui outras variações que descrevem o país de destino como por exemplo:

  • o pacote está em trânsito da China para o Brasil;
  • o pacote está em trânsito da Suiça para o Brasil;
  • o pacote está em trânsito dos Estados Unidos para o Brasil;
  • o pacote está em trânsito de Portugal para o Brasil.

Sendo assim, caso você realize outra compra internacional posteriormente e perceba alguns destes status acima, lembre-se de que o significado é o mesmo, que seu pedido está sendo transportado do país de origem para o Brasil.

Perceba na imagem abaixo que logo após o status “o pacote está em trânsito internacional“, na próxima atualização, apareceu o status “o pedido chegou no centro logístico de Curitiba“.

o pacote está em trânsito internacional

 

No Centro logístico de curitiba por sua vez, seu pedido será submetido à uma fiscalização aduaneira e é muito importante que você continue realizando o rastreamento para que não corra o risco de ficar sem o seu produto.

Não se preocupe que no próximo tópico iremos falar sobre isso.   👌

 

 

Fiscalização aduaneira e a taxa de importação

Como vimos, após o status correspondente ao trânsito internacional de sua mercadoria, seu pedido chega ao Brasil onde será submetido à uma fiscalização aduaneira, se você nem faz ideia sobre o que é essa tal fiscalização e o que acontece com seu pedido durante o processo, vale a pena dar uma conferida no video abaixo:

 

Quando esta fiscalização terminar, aparecerá no seu rastreio o status “fiscalização aduaneira finalizada” e pode haver três diferentes resultados:

  1. Sua mercadoria pode ser liberada e seguirá em trânsito normalmente para sua residência;
  2. Será cobrada uma taxa de importação para a liberação do produto;
  3. Sua mercadoria pode ser apreendida por causa de irregularidades.

Ainda usando o exemplo daquela imagem que vimos lá em cima, perceba que após o pedido dar entrada em Curitiba, o mesmo passou pela fiscalização aduaneira, que também pode ser chamada de “fiscalização alfandegária” e foi liberado sem a necessidade do pagamento de taxa.

o pacote está em trânsito internacional

 

O que acontece se eu não pagar a taxa de importação?

O não pagamento da taxa de importação fará com que seu pedido seja destinado ao refugo e declarado perdido por abandono e destinado ao leilão, destruído ou devolvido ao remetente.

 

O que seria este refugo?

Para que você entenda melhor o que é o refugo, eu trouxe um video onde a Jackie Santos te explica direitinho o que é e o que acontece com a sua mercadoria caso ela tenha essa destinação, assista:

 

Como eu realizo o pagamento da taxa de importação

Embora pareça algo complicado, não se prepocupe que o pagamento da taxa de importação é algo bem simples, porém eu não explicarei neste artigo.

Isso porque eu já tenho um artigo completíssimo sobre isso e lá você aprenderá como identificar se sua compra foi taxada e como realizar o pagamento do despacho postal, basta clicar no link abaixo:

👉 Como saber se minha compra foi taxada e como pagar o imposto?

 

Outros problemas com a entrega de mercadorias

Você viu aqui somente um dos problemas que pode te fazer perder a sua mercadoria, que é o não pagamento da taxa de importação, mas este não o único.

Se você está sempre comprando alguma coisa pela internet, saiba que há ainda outros sete problemas muito comuns que causam a perda de inúmeras mercadorias todos os dias no Brasil.

Vou te dar somente um exemplo, o ROUBO, isso mesmo, o roubo de mercadorias! E os Correios ainda fazem questão de te avisar que sua mercadoria foi roubada, veja um exemplo nesta tela de rastreio abaixo:

objeto roubado

Mas saiba que pra cada tipo de problema existe uma solução diferente e conhecer todos estes problemas e saber como resolvê-los pode fazer com que você evite muita dor de cabeça nas suas próximas compras online.

👉 8 PROBLEMAS que podem fazer você dizer ADEUS À SUA MERCADORIA!

 

 


 

Quem leu este artigo também leu:

👉 Como GANHAR EM DÓLAR morando no Brasil? ENTENDA!

👉 Como ser Afiliado? | Tudo o que você precisa saber!

👉 Como ganhar coisas de graça? | O mais lido do Blog!

👉 Afiliado SHEIN | Ganhe dinheiro vendendo para a SHEIN!

👉 Objeto não encontrado na base de dados dos Correios | E agora?

👉 Entrega Padrão Shopee | O que é e como rastrear?

👉 Como saber quem recebeu minha encomenda?

👉 Desembaraço Aduaneiro |  Saiba o que significa!

👉 Centro Logístico | Descubra o que acontece com sua encomenda!

👉 Quando o carteiro não é atendido, o que acontece?

👉 Objeto não localizado no fluxo postal | Adeus mercadoria!

👉 SHEIN produto não chegou | E agora, o que faço?

 


 

ATENÇÃO: Você pode notar certa redundância no próximo tópico, peço que apenas ignore, trata-se de uma estratégia de otimização para os mecanismos de busca, com o intuito de fazer com que mais pessoas que estejam passando pela mesma dificuldade que você consigam encontrar este artigo na web.   😉

 

 

 

 

Dúvidas frequentes

Quantos dias o pacote fica em trânsito internacional?

O trânsito internacional de mercadorias demora entre um a três dias desde a postagem no país de origem até a chegada no país de destino, o processo todo porém pode chegar a 30 dias.

O que significa seu pacote está em trânsito internacional?

O status “seu pacote está em trânsito internacional” significa que sua encomenda acaba de ser despachado do país de origem e em breve chegará ao Brasil.

 

 

Quanto tempo o pacote fica em trânsito internacional Shopee?

O trânsito internacional dos produtos comprados na Shopee de vendedores internacionais demoram de um a três dias para chegar em solo brasileiro a partir da postagem no país de origem.

 

 

Quanto tempo um pacote fica em trânsito da China para o Brasil?

Os pacotes transportados da China para o Brasil chegam em território nacional na maioria das vezes com um dia, porém o prazo é de um a três dias.

 

 

Trânsito Internacional Shopee, o que significa?

O trânsito internacional, expressão muito comum no ratreio de pedidos da Shopee, significa que as mercadorias são importadas, ou seja, estão vindo de outro país.

 

 

Trânsito Internacional Shopee demora quanto tempo?

O trânsito internacional de mercadorias compradas na Shopee demoram cerca de um a dois dias para chegarem ao Brasil.

 

 

Trânsito Internacional China, o que significa?

O termo “trânsito internacional” que aparece em rastreio de produtos comprados da China significa que a mercadoria será transportada da China para o Brasil.

 

 

 

Conclusão

Espero que este artigo tenha te ajudado a compreender o que significa Trânsito Internacional e também o que significa o status de rastreamento “seu pedido está em trânsito internacional“, além de saber como agir caso sua compra seja taxada na alfândega.

Se este artigo foi útil pra você, peço que por favor compartilhe com seus amigos e familiares que também gostam de realizar compra de produtos importados, se eu consegui te ajudar com este conteúdo, eles certamente serão ajudados também.

Não saia sem antes navegar pelo blog, há muito conteúdo aqui que você certamente irá gostar, principalmente sobre rastreamento internacional.

Os comentários estão fechados.

Descubra mais sobre Tayane Lopes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading