OBJETO ENCAMINHADO | Cuidado pra não perder sua encomenda!

Autor(a):

Entenda o que significa o status “objeto encaminhado” e saiba o que fazer para não ficar sem a sua encomenda!

 

 

 

 

 

 

Atenção: Após sua leitura utilize as TAGs e encontre os artigos agrupados por assunto, elas estão localizadas à direita 👉 caso você esteja navegando pelo computador, ou lá embaixo 👇 caso você esteja navegando através do celular, há muito conteúdo por lá que vale a pena conferir.

Depois de ver uma grande quantidade de buscas na internet sobre o que significa “objeto encaminhado“, um status que aparece muito no rastreamento de encomendas, sobretudo quando falamos do rastreamento de objetos dos Correios, resolvi criar um artigo pra ajudar vocês a entender o que ele significa e te alertar sobre o risco de perder sua mercadoria em uma etapa específica do fluxo de entregas em que ele aparece no rastreamento internacional.

Como eu disse, você não está sozinho(a), as buscas mais feitas no Google sobre este tema são:

  • Objeto encaminhado
  • Objeto encaminhado para a fiscalização aduaneira de importação
  • Objeto encaminhado para a fiscalização aduaneira
  • Objeto encaminhado para a fiscalização – anatel
  • Objeto encaminhado para retirada no endereço indicado
  • Objeto encaminhado para fiscalização – anvisa
  • Objeto encaminhado para fiscalização – polícia federal
  • Objeto encaminhado para emissão de dsi
  • Objeto encaminhado para fiscalização – exército
  • Objeto encaminhado para fiscalização – vigiagro
  • Objeto encaminhado para fiscalização aduaneira de exportação
  • Objeto encaminhado para fiscalização aduaneira de exportação são paulo
  • Objeto encaminhado para fiscalização aduaneira de exportação aliexpress
  • Fiscalização aduaneira finalizada objeto encaminhado
  • Rastreamento correios objeto encaminhado

objeto encaminhado

É de extrema importância que você leia este artigo com atenção para evitar qualquer tipo de frustração com sua encomenda.

Neste artigo iremos abordar os seguintes tópicos:

  1. O que significa objeto encaminhado?
  2. Algumas variações do status “objeto encaminhado”
  3. Não perca sua encomenda!
  4. Dúvidas frequentes
  5. Conclusão

Boa leitura!  ✌

 

 

O que significa objeto encaminhado?

O status de rastreamento “objeto encaminhado” significa que sua encomenda foi enviada para o próximo ponto de parada do fluxo de entrega, observe que o próprio rastreio informa que ponto é esse.

 

O que significa encaminhar?

Pra facilitar seu entendimento, é importante que você entenda o que significa a palavra encaminhar, de acordo com o Dicionário informal, encaminhar significa:

Enviar;   colocar em curso;   definir o rumo de algo.

 

Como você pôde ver, o status “objeto encaminhado” que apareceu no rastreamento da sua encomenda significa que ela foi enviada de um lugar para outro.

É importante que você compreenda que após o status “objeto postado“, uma mercadoria passa por vários e vários estabelecimentos de triagem até ser de fato entregue ao destinatário.

Cada vez que a mercadoria sai de um estabelecimento em direção à outro, você tende a se deparar com o status “objeto encaminhado“, porém, este status não aparece no rastreamento de todas as empresas de transporte, de um modo geral, você o verá com maior frequência no rastreamento dos Correios.

De um modo geral, o próprio rastreamento informa de onde a mercadoria saiu e para onde ela está sendo encaminhada, no próximo você entenderá o significa de status muito recorrentes onde a expressão “objeto encaminhado” aparece.

 

Algumas variações do status “objeto encaminhado”

Agora veremos algumas variações do status de rastreio de encomendas “objeto encaminhado” mais comuns no fluxo de entrega, leia com atenção, porque pode ser que você se depare com alguma destas variações no rastreio da sua compra a qualquer momento.

 

Objeto encaminhado para unidade de distribuição

O status “objeto encaminhado para unidade de distribuição” significa que sua encomenda foi enviada para um estabelecimendo que organiza e despacha os pacotes e porções menores.

Uma unidade de distrubuição se destina simplesmente à triagem de mercadorias.

 

Objeto encaminhado para fiscalização Anvisa

O status “objeto encaminhado para fiscalização anvisa” significa que sua mercadoria encontra-se temporariamente retida na Agência Nacional de Vigilância Sanitária para fiscalização.

Isso ocorre nos casos em que o produto que você importa de outros países é relacionado à saúde como cosméticos, medidores de pressão arterial e medicamentos por exemplo.

 

Objeto encaminhado para retirada no endereço indicado

O status “objeto encaminhado para retirada no endereço indicado” significa que o local que você definiu como ponto de retirada acabou de receber a sua mercadoria.

 

Objeto encaminhado para fiscalização Aduaneira

O status “objeto encaminhado para fiscalização aduaneira” significa que sua mercadoria já chegou no Brasil e está retida na Alfândega para fiscalização.

Esta fiscalização por parte de Alfândega visa a detecção de possíveis irregularidades e avaliar a aplicabilidade ou não de taxas de importação.

Essa etapa, quando não acompanhada no rastreamento, pode fazer com que você perca sua mercadoria, mas não se preocupe que mais adiante iremos abordar este assunto com detalhes e irei te dizer o que fazer para não ser pego(a) de surpressa.

 

Objeto encaminhado para Unidade de tratamento

O status “objeto encaminhado para unidade de tratamento” significa que sua mercadoria encontra-se em análise e fiscalização e tão logo termine o procedimento, a mesma prosseguirá viagem.

Estas Unidades de tratamento, também chamadas CTCI – Centro de Tratamento do Correio Internacional, realizam a fiscalização de mercadorias que saem e entram no país todos os dias.

Esta fiscalização acontece de forma integrada com a Receita Federal e existem ao todo três Unidades de tratamento deste tipo no Brasil sendo:

  • Uma em São Paulo;
  • Uma em Curitiba;
  • Uma no Rio de Janeiro.

 

Objeto encaminhado para emissão de DSI

O status “objeto encaminhado para emissão de dsi” significa que sua mercadoria foi enviada ao setor responsável pela emissão da Declaração Simplificada de Importação.

A DSI é o documento por meio do qual o importador pode comprovar o pagamento dos impostos e sua competência para atuação no comércio exterior.

 

 

Não perca sua encomenda!

Como eu disse no início deste artigo, a depender do contexto em que o status “objeto encaminhado” tenha aparecido pra você no rastreio da sua encomenda, é bom você continuar acompanhando com atenção pra não correr o risco de perdê-la.

E que contexto é este que estou falando? Se você realizou uma compra de empresa estrangeira, isto é, se sua mercadoria está vindo de outro país e acabou de dar início ao fluxo de entrega, você pode já ter se deparado ou ainda verá o status “objeto encaminhado” aparecer.

Porém, muitas pessoas não se atentam, talvez por não ter muito costume com importações, às etapas que vêm logo após este status, o que em algumas ocasiões, acarretam muita dor e cabeça.

Estou falando da fiscalização aduaneira, toda mercadoria que você importa, passa por uma fiscalização por parte da Aduana e esta fiscalização, apesar de não ser uma regra, em uma ou outra ocasião pode resultar em tributação, ou seja, sua encomenda pode ou não ser taxada.

Neste vídeo abaixo você entende como funciona o trabalho de fiscalização por parte da Aduana, muito interessante, assista:

 

É importante que você saiba que o não pagamento da taxa de importação pode fazer com que sua mercadoria seja devolvida ao remetente, destruída ou leiloada.

Veja na imagem abaixo que após o aparecimento do status “objeto encaminhado“, a mercadoria chega ao Brasil e em seguida é encaminhada para a fiscalização aduaneira, o status “aguardando pagamento” significa que a mercadoria foi taxada, note o status “aguardando pagamento do despacho postal” significa a mesma coisa.

Após a confirmação do pagamento da taxa de importação, a fiscalização aduaneira foi finalizada e a mercadoria despachada.

objeto encaminhado

 

Não irei me aprofundar neste tema neste atigo porque já tenho um artigo bem completo aqui no blog onde trato exclusivamente deste assunto.

Se sua mercadoria está vindo de outro país, basta clicar no link abaixo e ler o artigo que você entenderá como você pode descobrir se sua mercadoria foi taxada e o que fazer para pagar o imposto de importação, note que neste artigo eu falo de compras na SHEIN, mas não se preocupe, serve para compras em quaisquer empresas que estejam fora do país.

👉 Como saber se minha mercadoria foi taxada e como pagar o imposto?

 

De qualquer forma vale a leitura porque ainda que você não tenha importado nada desta vez, cedo ou tarde você pode acabar comprando alguma coisa de empresas estrageiras como a SHEIN, AliExpress, Alibaba, Wish e outras.

 


 

ATENÇÃO: Você pode notar certa redundância no próximo tópico “Dúvidas frequentes“, peço que apenas ignore, trata-se de uma técnica de otimização para os mecanismos de busca, afim de fazer com que mais pessoas que estejam com a mesma dúvida que você consigam encontrar este conteúdo na internet.

 

 

 

Dúvidas frequentes

Cajamar Unidade de Tratamento objeto encaminhado o que significa?

O status “cajamar unidade de tratamento objeto encaminhado” significa que sua mercadoria saiu da UT da cidade de Cajamar e seguirá para o próximo ponto de parada.

 

Rio de janeiro Unidade de Tratamento objeto encaminhado, o que significa?

O status “rio de janeiro unidade de tratamento objeto encaminhado” significa que sua mercadoria saiu da UT do Rio de Janeiro e seguirá para o próximo ponto de parada.

 

Valinhos Unidade de Tratamento objeto encaminhado, o que significa?

O status “valinhos unidade de tratamento objeto encaminhado” significa que sua mercadoria saiu da UT da cidade de Valinhos e seguirá para o próximo ponto de parada

 

São Jose Unidade de Tratamento objeto encaminhado, o que significa?

O status “sao jose unidade de tratamento objeto encaminhado” significa que sua mercadoria saiu da UT da cidade de São José e seguirá para o próximo ponto de parada

 

Contagem Unidade de Tratamento objeto encaminhado, o que significa?

O status “contagem unidade de tratamento objeto encaminhado” significa que sua mercadoria saiu da UT da cidade de Contagem – MG e seguirá para o próximo ponto de parada

 

São Paulo Unidade de Tratamento objeto encaminhado, o que significa?

O status “sao paulo unidade de tratamento objeto encaminhado” significa que sua mercadoria saiu da UT da cidade de São Paulo e seguirá para o próximo ponto de parada

 

Objeto encaminhado Correios, o que significa?

O status de rastreamento “objeto encaminhado” que aparece no rastreio dos Correios significa que seu pacote foi enviado de um para outro estabelecimento destinado à triagem de mercadorias.

 

Objeto encaminhado Shopee, o que significa?

O status de rastreamento “objeto encaminhado” que aparece no rastreio da Shopee significa que sua mercadoria foi enviada para o próximo ponto de triagem.

 

Salvador Unidade de Tratamento objeto encaminhado, o que significa?

O status “salvador unidade de tratamento objeto encaminhado” significa que sua mercadoria saiu da UT da cidade de Salvador e seguirá para o próximo ponto de parada

 

Serra Unidade de Tratamento objeto encaminhado, o que significa?

O status “serra unidade de tratamento objeto encaminhado” significa que sua mercadoria saiu da UT da cidade de Serra e seguirá para o próximo ponto de parada

 

Recife Unidade de Tratamento objeto encaminhado, o que significa?

O status “recife unidade de tratamento objeto encaminhado” significa que sua mercadoria saiu da UT da cidade de Recife e seguirá para o próximo ponto de parada

 

Objeto encaminhado para fiscalização duaneira de exportação AliExpress, o que significa?

O status “objeto encaminhado para fiscalização aduaneira de exportação” que aparece no rastreio do AliExpress significa que sua mercadoria ficará retida para fiscalização na Aduana.

Acompanhe o rastreio com atenção, porque se sua mercadoria for taxada, você deverá efetuar o pagamento do imposto dentro de 30 dias, caso contrário, perderá seu pacote.

 

 

 

Conclusão

Espero que este artigo tenha te ajudado a entender o que significa objeto encaminhado no rastreamento de encomendas, bem como o que fazer para não perder sua mercadorias devido ao não pagamento de uma eventual taxa alfandegária.

Se este artigo foi útil pra você, peço que por favor compartilhe com seus amigos e amigas que gostam de comprar pela internet, pode ser que eles também estejam precisando deste tipo de conteúdo.

Não saia sem antes navegar pelo blog, há muitos artigos interessantes aqui que você com certeza irá gostar!

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.