PAGAMENTO EM DUPLICIDADE | Como ter o dinheiro de volta?

Autor(a):

Fez algum PAGAMENTO EM DUPLICIDADE, isso é algo muito comum e muito frustrante mas veja aqui ALGUMAS SOLUÇÕES para este problema!

 

 

 

 

 

Olá, seja bem-vindo(a) ao blog! Após sua leitura, facilite sua navegação utilizando as TAGs para conferir os demais conteúdos relacionados, elas estão localizadas à direita  👉  caso você esteja navegando pelo computador, ou lá embaixo  👇  caso você esteja navegando pelo celular.

Se há algo que devemos ter muito cuidado na hora de pagar os boletos de contas domésticas ou outros títulos como DAEs por exemplo, é com o pagamento em duplicidade.

Isso porque em muitos casos pode acontecer de o orçamento doméstico já estar limitado e se você paga uma conta duas vezes, pode ser um pouco frustrante recebê-lo de volta como no caso de pagamento duplicados feitos para órgãos públicos por exemplo.

Além disso, na maioria das vezes trata-se de uma quantia que seria destinada ao pagamento de outro tipo de despesa e certamente fará muita falta.

Bom, apesar de frustrante e ser algo que causa um baita estresse, tente manter a calma e leia este conteúdo com atenção, fiz algo de qualidade e reuni aqui totas as informações que você precisa para resolver o problema do pagamento em duplicidade.

Neste artigo iremos abordar os seguintes tópicos:

  1. Pagamento em duplicidade, o que significa?
  2. Pagamento em duplicidade, como resolver?
  3. Dúvidas frequentes
  4. Conclusão

Boa leitura!   ✌

 

 

Pagamento em duplicidade, o que significa?

O pagamento em duplicidade é o ato de pagar um título bancário ou outra dívida duas vezes, ocorre devido a um equívoco, ao pensar erroneamente que determinada despesa não foi paga.

 

Um problema muito comum

O pagamento em duplicidade é um tipo de problema muito comum e que acontece todos os dias não somente no Brasil mas no mundo inteiro.

Em uma breve análise no campo da pesquisa Google você pode perceber o quão recorrente é este problema e até mesmo quais são os títulos com o maior número de pagamento duplicado.

As buscas mais frequentes são:

  • pagamento em duplicidade sanepar;
  • pagamento em duplicidade copasa;
  • pagamento em duplicidade mei;
  • pagamento em duplicidade fgts;
  • pagamento em duplicidade iptu sp;
  • pagamento em duplicidade inss;
  • pagamento em duplicidade cdc;
  • pagamento em duplicidade em ingles;
  • pagamento em duplicidade estornado no sief;
  • pagamento em duplicidade sabesp.

pagamento em duplicidade

Como você viu, a maioria dos casos de pagamento duplicado envolve algum título bancário de órgãos públicos, como contas de luz e água, MEI e outros.

Nestes casos em que você paga duas vezes um título de um órgão público, a tentativa de resolução do problema pelas vias administrativas são, na maioria das vezes muito frustantes e desgastantes.

Mas fique comigo até o final deste artigo que eu irei te mostrar maneiras progressivas e efetivas de resolver seu problema em definitivo, masmo se o seu pagamento duplicado for de algum documento de qualquer órgão público que seja.

 

 

Pagamento em duplicidade, como resolver?

Para resolver o problema de pagamento em duplicidade você deve entrear em contato com o órgão cujo pagamento duplicado foi feito, apresentar os dois comprovantes e solicitar o reembolso.

Porém, em muitos casos pode não ser tão simples assim e tanto o modo de resolver o problema quanto o resultado pode depender também do tipo de entidade que tenha recebido seu pagamento duas vezes, refiro-me ao caso de:

  • Pagamento em duplicidade feito para órgãos do setor privado;
  • Pagamento em duplicidade feito para órgãos do setor público.

Irei separar em dois tópicos distintos a forma de resolver o problema do pagamento duplicado em cada um destes casos.

 

 

Pagamento em duplicidade feito para órgãos do setor privado

Se o seu pagamento duplicado foi realizado para títulos de empresas privadas, para resolver o problema, siga as instruções abaixo na ordem em que se encontram:

1. O pagamento duplicado foi via cartão de crédito? Entre em contato com o seu Banco

Se a conta que você pagou duas vezes foi via cartão de crédito, fica mais fácil resolver o problema, em alguns casos na verdade, o próprio Banco já possui no sistema a capacidade de te alertar que determinado boleto já foi pago.

Em outros casos o sistema do Banco até mesmo realiza o bloqueio e não permite que seja feito um segundo pagamento de mesmo valor.

Porém, se isso aconteceu com você, basta entrar em contato com seu Banco pelo SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor, ou dirigir-se até sua agência e conversar com seu gerente.

Nestes casos o Banco pode realizar o estorno da quantia paga em duplicidade na sua próxima fatura do cartão de crédito.

 

2. Tente resolver o problema pelas vias administrativas

Lembrando que estamos tratando aqui de pagamentos duplicados realizados para empresas privadas, se o seu pagamento não foi feito via cartão de crédito o próximo passo para resolver o problema será pelas vias administrativas.

Até porque, com a prova das tentativas de resolução do problema pelos meios descritos neste tópicos, fica bem mais fácil resolver seu problema da forma como trataremos no próximo tópico.

Quando me reefiro a resolver o problema pelas vias administrativas, quero dizer que você deve entrar em contato com a empresa cujo pagamento foi feito duas vezes pelo serviço de atendimento ao cliente.

Você encontra um link para a realização de reclamaçoes no rodapé do site da empresa, lembre-se de, quando estiver realizando a reclamação, anexar uma digitalização ou foto dos dois comprovantes de pagamento e lembre-se de tirar um print de todas as conversas e e-mails trocados entre você e o atendente e guardá-los.

Isso provará que você está dizendo a verdade e agilizará o processo de resolução do problema por parte da empresa, uma vez que, se você não anexar estes comprovantes, o atendente certamente os requisitará e não prosseguirá com o atendimento até que você os envie.

2. Recorra ao Juizado Especial Cível

Lembre-se, não recorra diretamente ao Juizado Especial sem antes tentar resolver o problema administrativamente, o próprio juiz irá chamar sua atenção se você não tiver tentado resolver o seu problema por esta via antes.

E a primeira fase quando se entra com uma ação no JESP é justamente a conciliação, ou seja, a tentativa de resolução do problema entre as partes do processo, sem que o próprio juíz tenha que intervir e decidir quem está certo e quem está errado.

Enfim, se a tentativa de resolução pelas vias administrativas não derem certo e a empresa não realizar o reembolso do seu dinheiro, entre com uma ação no Juizado Especial, tenha certeza de aqui, o negócio é diferente e certamente você terá seu problema resolvido!

Lembrando que para ações de pequeno valor como neste caso, você não precisa constituir advogado, nem tampouco precisa redigir a peça inicial, basta reunir todos os documentos pertinentes como:

  • Os boletos pagos em duplicidade;
  • Os dois comprovantes de pagamento;
  • O print de todos os e-mails e conversas trocadas com a empresa.

E ir até o fórum da sua cidade, não se esqueça de usar trajes forenses como roupas sociais, sem decote muito aparente, não usar bermudas ou boné, caso contrário você será impedido ou impedida de entrar no estabelecimento.

Chegando lá, procure por informações sobre como proceder para ajuizar uma ação no Juizado Especial Cível, você será encaminhado(a) à um profissional que colherá seus documentos e seu depoimento, distribuirá seu processo e intimará a empresa posteriormente.

 

 

Pagamento em duplicidade feito para órgãos do setor público

Agora iremos tratar de como resolver o problema de pagamentos em duplicidade, mas desta vez nos casos de empresas públicas, para resolver seu problema, siga as instruções abaixo:

1. O pagamento duplicado foi via cartão de crédito? Entre em contato com o seu Banco

Caso você tenha realizado o pagamento duplicado em algum órgão público como o INSS por exemplo por meio do cartão de crédito, aqui a lógica é a mesma, entre em contato com o seu Banco por meio do SAC ou dirija-se até sua agência e procure o seu gerente para solicitar o estorno na fatura do seu cartão.

 

2. Tente resolver o problema pelas vias administrativas

Lembra quando lá no início deste artigo eu te disse que pode ser muito frustrante resolver problemas de pagamento em duplicidade, prncipalmente quando estes pagamentos são feitos à órgãos públicos.

Então! Não disse isso à toa, tentar resolver este tipo de problema pelas vias administrativas em caso de órgãos públicos pode ser muito difícil ou, em alguns casos, praticamente impossível!

Meu marido passou por isso uma vez, imprimiu o boleto do IPVA daqui de Minas Gerais e pagou duas vezes, tentou entrar em contato com o Detran-MG, com a Fazenda do Estado e nada! Preferiu desistir de receber o dinheiro de volta de tanta raiva que passou.

Mas mesmo assim eu te aconselho a tentar resolver este problema pelas vias administrativas, mesmo se tratando de órgão público, por dois motivos:

  1. Alguns órgãos públicos possuem um SAC mais eficientes na resolução dos mais variados problemas dos cidadãos;
  2. Você precisa reunir evidências de que ao menos tentou reaver seu dinheiro pago a mais de forma amigável para apresentar ao juiz em um eventual processo como veremos no próximo tópico.

 

2. Recorra ao Juizado Especial da Fazenda Pública

Te deseja muita sorte na resolução do seu problema de pagamento duplicado pelas vias administrativas neste caso em que estamos discutindo que são os órgãos públicos.

Mas caso não consiga, você deverá reunir o boleto paga duas vezes, os comprovantes de pagamento, e o print de todos os e-mails e mensagens que você enviou para o órgão público que retém indevidamente seu dinheiro.

De posse de tudo isso, dirija-se ao fórum da sua cidade, só que desta vez, você deverá procurar o Juizado especial da Fazenda Pública, é ele o responsável pelo julgamento de causas de pequeno valor contra entes públicos.

Novamente um alerta, você não precisa de advogado para este tipo de ação! Basta se informar no fórum onde fica o setor responsável por colher sua demanda, lá você entregará as provas e relatará o ocorrido.

Feito isso basta aguardar a intimação de um representante da União, Estado ou Município conforme cada caso e a marcação da data da audiência.

tenha certeza de você receberá seu dinheiro de volta com juros e correção.

 

Para complementar ainda mais o conteúdo sobre os problemas relacionados à pagamentos em duplicidade, eu trouxe pra você um video da Cintia Senna sobre o assunto, assista:

 

 

 


 

Quem leu este artigo também leu:

👉 Como GANHAR EM DÓLAR morando no Brasil? ENTENDA!

👉 Como ser Afiliado? | Tudo o que você precisa saber!

👉 Como ganhar coisas de graça | O artigo mais lido do Blog!

👉 Quer dinheiro de volta nas suas compras? Tenha um destes cartões!

👉 Veja como pedir seu cartão de crédito Nubank!

👉 Pix em processamento | Como resolver?

👉 Cartão de crédito Santander SX | Veja como solicitar o seu!

👉 Como solicitar o cartão de crédito PicPay?

👉 Propostas de cartão e empréstimos personalizadas | Conheça o Serasa eCred!

👉 Pagamento em processamento | Saiba como resolver!

👉 Pagamento recusado Mercado Pago | E agora?

👉 Pagando boleto com Mercado Pago | Rápido e Fácil!

 


 

ATENÇÃO: Você pode notar certa redundância no próximo tópico “Dúvidas frequentes”, peço que apenas ignore, trata-se de uma técnica de otimização para mecanismos de busca, afim de fazer com que mais pessoas que estejam com a mesma dúvida que você, consigam encontrar este conteúdo facilmente na internet.

 

 

 

 

Dúvidas frequentes

Detran pagamento em duplicidade, o que fazer?

Para resolver o problema de pagamento em duplicidade do Detran, entre em contato com o órgão através do SAC e peça um reembolso do seu dinheiro.

 

Pagamento de boleto em duplicidade, como resolver?

Você pode resolver o problema de pagamento de boleto em duplicidade administrativamente ou ajuizando uma ação no Juizado Especial.

 

 

Restituição de pagamento em duplicidade, como funciona?

A restituição do pagamento em duplicidade, se feita pelo cartão de crédito, acontece por meio de estorno na próxima fatura, se por boleto, a restituição pode ser via Pix ou trasnferência bancária.

 

 

Oi pagamento em duplicidade, como resolver?

Para resolver o problema de pagamento em duplicidade da Oi, tente contactar o SAC da empresa, não tendo êxito, procure o JESP da sua cidade.

 

 

Pagamento em duplicidade cartão de débito, como resolver?

Para resolver o problema de pagamento em duplicidade por cartão de débito, entre em contato com o atendimento da empresa para solicitar a restituição.

 

 

Pagamento em duplicidade conta Vivo, o que fazer?

Para resolver o problema de pagamento em duplicidade da conta Vivo, entre em contato com SAC da empresa e solicite o abatimento do valor na próxima fatura ou sua restituição.

 

 

Pagamento em duplicidade fatura Tim, como resolver?

Se você pagou sua fatura Tim em duplicidade, entre com uma reclamação no serviço de atendimento da empresa e solicite um reembolso do valor pago a mais.

 

 

Pagamento eSocial em duplicidade , e agora?

Se você realizou o pagamento do eSocial em duplicidade, tente entrar em contato com o SAC do órgão e relatar o problema, se não resolver, igresse com uma ação no JESP da Fazenda Pública.

 

 

Pagamento duplicado, o que é?

Pagamento duplicado é a realização do pagamento do mesmo título bancário ou da mesma fatura duas vezes erroneamente.

 

 

O que significa título com pagamento duplicado?

A mensagem “título com pagamento duplicado” significa que você pagou o mesmo documento duas vezes, neste caso, deve requerer a restituição do valor pago a mais.

 

 

Conta paga em duplicidade, como resolver?

Pra resolver o problema de conta paga em duplicidade, entre em contato com a empresa cujo valor pago a mais foi destinado e peça que seja feita a restituição.

 

 

O que significa recebimento em duplicidade?

A mensagem “recebimendo em duplicidade” significa que o mesmo documento foi pago duas vezes erroneamente.

 

 

O que é titulo com pagamento duplicado?

Título com pagamento duplicado é um mesmo documento pago duas vezes, isso acontece muito por desatenção ou mesmo devido a pessoa não se lembrar de que já havia pago anteriormente.

 

 

Boleto pago em duplicidade Caixa, o que fazer?

Em caso de boleto pago em duplicidade na Caixa, o usuário deve entrar em contato com o SAC do Banco ou procurar o gerente para reaver seu dinheiro de volta.

 

 

Paguei o mesmo boleto duas vezes, e agora?

Se você pagou o mesmo boleto duas vezes, entre em contato com o SAC do órgão cujo dinheiro será destinado, anexe os dois comprovantes e solicite a restituição do seu dinheiro.

 

 

Paguei a mesma fatura duas vezes, o que faço?

Se você pagou a mesma fatura duas vezes, contate o órgão cujo dinheiro fio destinado via e-mail ou SAC e solicite o reembolso do valor pago a mais.

 

 

Paguei duas vezes a mesma conta, como resolver?

Se você pagou duas vezes a mesma conta, solicite à instituição que recebeu seu pagamento duplicado a restituição do valor pago a mais.

 

Paguei a conta de luz duas vezes, como resolvo o problema?

Se você pagou a conta de luz duas vezes, contate o SAC da fornecedora do seu Estado ou dirija-se até a filial mis próxima e solicite o reembolso.

 

 

Iptu pago em duplicidade, como resolver?

Se o IPTU foi pago em duplicidade, basta ir até a prefeitura de posse do carnê de IPTU e os dois comprovantes de pagamento e solicitar a restituição do valor.

 

 

Pagamento duplicado Bradesco, como resolver?

Se você realizou um pagamento duplicado da sua fatura do Bradesco, basta dirijir-se até sua agência e solicitar ao seu gerente um reemboso do valor.

 

 

DARF pago em duplicidade, como resolver?

Para resolver o problema de DARF pago em duplicidade, basta acessar o protal eCac e solicitar a restituição do valor.

 

 

IPVA pago em duplicidade, como resolver?

Em casos de IPVA pago em duplicidade, basta acessar o site da Fazenda do seu Estado e solicitar a restituição do valor pago a mais.

 

 

INSS pago em duplicidade, o que fazer?

Em caso de INSS pago em duplicidade, você deve acessar o site da Receita Federal e solicitar a restituição do valor através do programa PER/DECOMP.

 

 

Paguei duas vezes a mesma conta Vivo, como resolver?

Se você pagou duas vezes a mesma conta Vivo, entre em contato com a empresa e solicite a restimtuição do valor pago a mais.

 

 

Pagamento em duplicidade por erro do consumidor, o que acontece?

Nos casos de pagamento em duplicidade por erro do consumidor, ainda sim, o órgão que recebeu o valor pago a mais, possui o dever de restituí-lo.

 

 

Paguei duas vezes a mesma fatura cartão de crédito Santander, e agora?

Se você pagou duas vezes a mesma fatura do cartão de crédito Santander, vá até sua agência e relate o problema ao seu gerente para que seja feita a restituição do valor.

 

 

Enel pagamento em duplicidade, como resolver?

Para resolver o problema de pagamento em duplicidade da Enel, entre em contato com o órgão através do SAC e peça um reembolso do valor pago a mais.

 

 

Restituição de pagamento em duplicidade, como funciona?

A restituição de pagamento em duplicidade é feita pelo órgão que recebeu o referido pagamento ao consumidor, tão logo a importância seja solicitada.

 

 

Pagamento em duplicidade Sanepar, como resolver?

Para resolver o problema de pagamento em duplicidade da Sanepar, entre em contato com a empresa através do SAC e solicite um reembolso do valor.

 

 

Pagamento em duplicidade Claro, como resolver?

Você pode resolver o problema de pagamento em duplicidade na Claro, entre em contato com o setor de atendimento da empresa e solicite a restituição do seu dinheiro.

 

 

Pagamento em duplicidade Cemig, como resolver?

Para resolver o problema de pagamento duplicado em duplicidade na Cemig, entre em contato via SAC ou vá até a agência e solicite um reembolso do valor pago a mais.

 

 

Pagamento em duplicidade MEI, como resolver?

Em caso de pagamento em duplicidade do MEI, a solicitação de reembolso é feita pelo próprio portal através de transferência bancária.

 

 

Pagamento em duplicidade tim, o que fazer?

Para resolver o problema de pagamento em duplicidade na Tim, entre em contato com o SAC da empresa e solicite um reembolso do seu dinheiro.

 

 

Pagamento em duplicidade Banco do Brasil, como resolver?

Em caso de pagamento em duplicidade feito ao Banco do Brasil, basta dirijir-se até a agência e solicitar ao seu gerente a restituição do valor pago a mais.

 

 

Conclusão

Espero que este artigo tenha te ajudado a entender o que você pode fazer para resolver problemas de pagamento em duplicidade.

Se este artigo foi útil pra você, peço que por favor compartilhe este conteúdo, se eu consegui te ajudar com este conteúdo, mais pessoas certamente serão ajudadas também.

Não saia sem antes navegar pelo blog, há muito conteúdo aqui que você certamente irá gostar, principalmente sobre crédito e pagamento.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Tayane Lopes

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading