Que horas o Correio ATUALIZA o rastreamento? | RESOLVIDO!

Entenda que horas o Correio ATUALIZA O RASTREAMENTO, se sua mercadoria vem DE OUTRO PAÍS, tenho uma DICA que vai te ajudar bastante!

 

 

 

Olá, se é a primeira vez que você acessa o blog, saiba que minha missão aqui é tirar todas as suas dúvidas sobre como comprar pela internet e isso inclui tanto o rastreamento internacional, quanto o nacional de encomendas.

Acessando a TAGrastreamento de encomendas” você tem à sua disposição um vasto conteúdo sobre os mais variados tipos de status de rastreamento que irá te ajudar muito nas próximas compras.

Não deixe de voltar ao blog mais vezes, vários leitores meus já se beneficiaram das novidades que encontro por aí e disponibilizo aqui no blog como ganhar coisas de graça na internet, ganhar produtos na SHEIN toda semana de graça, ganhar dinheiro como afiliado e muito mais!

Você pode navegar por TAGs para ter acesso aos conteúdos separados por assuntos, elas ficam à direita 👉 caso você esteja navegando através do computador, ou lá embaixo 👇 caso esteja navegando através de um celular.

Quando a gente compra pela internet há sempre aquela ansiedade e receber logo nossa mercadoria não é mesmo, aí a gente corre para o rastreamento de objeto dos Correios e NADA! Aí vem logo a dúvida: afinal, que horas os Correios atualizam o rastreamento?

É sobre isso que iremos conversar hoje e irei te explicar como funciona essa dinâmica das atualizações no sistema de rastreamento que não só vale para os Correios mas também para transportadoras.

E não só isso mas irei te dar uma dica muito boa que você poderá utilizar quando fizer uma compra internacional em sites como a SHEIN, Wish, Alibaba, AliExpress e tantos outros, essa dica vai fazer com que você tenha informações sobre seu pedido no sistema de rastreio desde o processamento do seu pagamento até a entrega ao destinatário.

Outra dica importante que é minha obrigação te passar, em se tratando de compras internacionais é sobre a hipótese de taxação da sua mercadoria depois de finalizada a fiscalização alfandegária no Brasil, talvez você não saiba mas, caso sua mercadoria seja taxada e você não efetue o pagamento deste imposto, você ficará sem ela.

Como você pode ver, iremos tratar de assuntos importantes aqui, por isso é bom que você leia tudo com muita atenção até o fim.

Neste artigo iremos abordar os seguintes tópicos:

  1. Como é alimentado o sistema de rastreamento dos Correios?
  2. Quem alimenta o sistema de rastreamento dos Correios?
  3. Que horas os Correios atualiza o rastreamento?
  4. Porque não utilizar o rastreamento dos Correios em importações?
  5. Alfândega, cuidado pra não perder sua mercadoria!
  6. Dúvidas frequentes
  7. Conclusão

 

Boa leitura!   ✌

 

 

Como é alimentado o sistema de rastreamento dos Correios?

que horas o correio atualiza o rastreamento

Bom, para saber que horas os Correios atualizam o rastreamento, primeiramente é importante que você entenda como este rastreio funciona e é alimentado, ou seja, o que é que faz com estes status de rastreamento apareçam de repente pra você ao acompanhar sua mercadoria.

Assim que seu pedido é coletado na empresa onde você fez sua compra, ele começa sua jornada até chegar em sua residência, pelo trajeto ele realiza inúmeras paradas em agências, unidades de tratamento e centros de distribuição.

Estas paradas que sua mercadoria e milhares de outras que são transportadas todos os dias realizam nestes pontos são para uma melhor organização e estratégia de logística, vizando a otimização do tempo de entrega e economia.

Se não fosse por estes pontos de parada por exemplo poderia facilmente acontecer de dois ou mais veículos irem para um mesmo local levando mercadorias em um mesmo horário, mas os estabelecimentos mencionados anteriormente organizam o fluxo de entrega e neste exemplo citado, apenas um veículo levaria as mercadoria daquele local, otimizando o serviço e gerando economia de recursos de frota.

Tudo isso devido a um processo de triagem, onde as mercadorias que chegam nestes pontos de parada são separadas e organizadas por destino e posteriormente despachadas em um grande volume de uma só vez para cada localidade diferente.

 

 

Quem alimenta o sistema de rastreamento dos Correios?

que horas o correio atualiza o rastreamento

Nestas bases mencionadas no tópico anterior ficam lotados os funcionários responsáveis pelo operacional em relação à logística dos Correios, eles é que recebem, organizam e despacham as mercadorias para os diferentes destinos, processo que chamamos de triagem.

Quando estes funcionários despacham as mercadorias, eles acessam o sistema dos Correios e realizam o lançamento de cada mercadoria individualmente para o código de rastreamento correspondente, informando neste sistema o que aconteceu com esta mercadoria que esteve naquele curto espaço de tempo sob sua jurisdição e responsabilidade.

Pra que você entenda melhor, suponhamos que você acabou de verificar o rastreamento de uma encomenda sua e apareceu no rastreamento a atualização da imagem abaixo:

que horas o correio atualiza o rastreamento

Esta atualização foi lançada por um funcionário dos Correios que trabalha na Unidade operacional de São Gonçalo no Rio de Janeiro, e ele está te informando que a sua mercadoria saiu desta unidade operacional e está seguindo para a unidade de distribuição de Nova Friburgo.

Ao chegar na unidade de distribuição de Nova Friburgo a história se repete, ou seja, outro funcionário dos Correios lançará no sistema o próximo destino da sua encomenda, até que a mesma seja entregue na sua residência.

 

 

Que horas os Correios atualiza o rastreamento?

Os Correios atualizam o rastreamento no exato momento em que o funcionário responsável realiza o lançamento com os dados do pacote no sistema.

Agora que você sabe que são os funcionários dos Correios que realizam o lançamento dos status de rastreamento que aparecem pra você no sistema.

Então fica mais fácil entender que horas os Correios atualizam o rastreamento da sua encomenda não é mesmo? Pois é! Não há uma hora determinada automaticamente para que haja uma atualização do rastreamento dos Correios.

Isso porque as atualizações que aparecem pra você quando você realiza o rastreio da sua mercadoria não ocorrem de forma automática, mas sim de forma manual.

Elas são lançadas por pessoas, ou melhor pelos trabalhadores dos inúmeros centros de distribuição espalhados pelo Brasil, e com as transportadoras esta dinâmica funciona exatamente da mesma forma.

Bom, desculpe-me a redundância mas a minha preocupação é responder de forma completa a sua dúvida e acho que neste tópico ficou bem esclarecido o porque de não ter um horário determinado e padrão para que haja uma atualização do rastreamento dos Correios.

PORÉM, há uma observação a ser feita aqui, deixa eu te fazer uma pergunta: Por acaso a mercadoria que você comprou está vindo da China ou de outro país? Se sim, o próximo tópico vai te ajudar a entender porque o correio não atualiza o rastreamento, confira!

 

 

Porque não utilizar o rastreamento dos Correios em importações?

Se sua mercadoria está vindo de outro país, assim como todos os leitores e leitoras do blog, não te recomendo realizar o rastreamento pelos Correios, na maioria das vezes que alegações de os Correios não estão atualizando o rastreio surgem na internet, envolvem compras feitas em empresas situadas fora do Brasil como a SHEIN, Wish, AliExpress, Alibaba e de vendedores chineses que atuam dentro da Shopee.

Se este for o seu caso, ou seja, se você fez uma compra em algum site estrangeiro e está querendo saber que horas os Correios atualizam o rastreamento porque já faz alguns dias que sua mercadoria foi despachada e até hoje nada apareceu no rastreio, saiba que quando você compra algo em empresas estrangeiras, os Correios não são a melhor opção para se rastrear o produto.

 

Rastreamento pelos Correios x Rastreamento pelo app da empresa

Rastreamento pelos Correios

Você precisa entender que os Correios detém o gerenciamento e controle apenas das mercadorias:

  • Sob sua responsabilidade;
  • Que circulam dentro do território nacional.

Traduzindo, somente as mercadorias que os Correios se encarregam de transportar é que têm suas informações de trajeto lançadas no sistema de rastreamento e os Correios não têm nenhum controle sobre encomendas que circulam fora do Brasil.

Ou seja, suponhamos que você comprou algum produto na SHEIN, quando seu pedido é coletado lá na empresa, que fica na província de Shandong, na China, ele passa por alguns centros logísticos até chegar ao Hub de operações ou armazém internacional, lá ele é submetido à uma inspeção e esterilização e só depois de tudo isso é que ele é enviado ao Brasil.

Todo este processo dura alguns dias e os Correios não sabem de nada do que acontece do outro lado do oceano, por isso é que você não consegue ver nada no rastreamento, somente após a chegada da sua mercadoria no Brasil é que você passa a receber atualizações periódicas sobre sua mercadoria.

Se você quiser entender um pouco melhor sobre isso eu tenho um artigo completo onde trato somente deste assunto qui no blog, neste artigo falo sobre o rastreamento de pedidos da SHEIN, mas serve pra qualquer outra empresa fora do Brasil, basta acessar o link abaixo:

👉 Porque o rastreio da SHEIN não atualiza?

 

 

Rastreamento pelo app da empresa

Eu sempre indico aos meus leitores que quando comprarem em sites de empresas estrageiras e consequentemente seus pedidos forem enviados de outro país, que não utilizem o rastreamento dos Correios para acompanhar sua encomenda.

Sem recomendo que façam o rastreamento pelo aplicativo da própria empresa onde realizaram a compra, isso porque ao rastrear sua mercadoria pelo próprio app da empresa, você tem acesso tanto às atualizações de rastreamento que ocorrem lá no país de origem, quando as atualizações que ocorrem aqui no Brasil.

Ou seja, você acompanha o que acontece com seu pedido desde o momento em que seu pagamento é processado e aprovado até a entrega na sua residência, muito bom né? Se você não sabe como rastrear sua compra pelo aplicativo da empresa onde fez sua compra, acesse o artigo abaixo que lá eu ensino como realizar o rastreamento através do app das empresas estrageiras onde os brasileiros mais têm costume de comprar:

👉 Entenda como o rastreamento internacional funciona!

 

 

Alfândega, cuidado pra não perder sua mercadoria!

Outro cuidado que você precisa ter e que muita gente nem sequer conhece esta etapa do fluxo de entrega, é a fiscalização aduaneira a que é submetida sua encomenda assim que a mesma chega no Brasil.

Esta fiscalização verifica se há irregularidades com seu pacote e ao final:

  • Seu pacote pode ser liberado sem taxa;
  • Se pacote pode ser taxado.

Se sua encomenda for taxada, aparecerá o status “aguardando pagamento do despacho postal” pra você no rastreio, é importante que você imprima a guia e efetue o pagamento do imposto dentro do prazo, caso contrário, sua mercadoria poderá ser:

  • Devolvida ao remetente;
  • Declarada perdida por abandono.

Mas não se preocupe que há muito conteúdo aqui no blog onde falo sobre este tema, eu recomendo que você acesse este artigo abaixo e leia com atenção para descobrir de sua mercadoria foi taxada e como efetuar o pagamento desta taxa para liberar seu pacote, e denovo, no artigo abaixo eu falo sobre compras feitas na SHEIN, mas serve pra compras feitas em quaisquer empresas estrangeiras:

👉 Como saber se fui taxada na SHEIN?

 


 

Você pode gostar também:

👉 Objeto não localizado no fluxo postal | Adeus mercadoria!

👉 Não consigo rastrear meu pedido Shopee | Resolvido!

👉 Pedido em rota de entrega | Saiba o que significa!

👉 Meu pedido da SHEIN não chegou, e agora?

👉 O que acontece quando o carteiro não é atendido?

👉 O que significa objeto em correção de rota?

 


 

ATENÇÃO: Você pode notar certa redundância no próximo tópico “Dúvidas frequentes“, peço que apenas ignore, trata-se de uma técnica de otimização para os mecanismos de busca, afim de fazer com que mais pessoas que estejam enfrentando o mesmo problema que você, consigam encontrar este conteúdo na web.

 

 

Dúvidas frequentes

Que horas é atualizado o rastreamento dos Correios?

Não há um horário padronizado para que ocorram as atualizações no rastreamento dos Correios, uma vez que estas informações são lançadas manuamente pelos funcionários do orgão.

 

Como os Correios atualizam o rastreamento?

Os Correios atualizam o rastreamento por meio de seus funcionários que lançam as atualizações no sistema a cada despacho da mercadoria nas bases de triagem.

 

Porque os Correios não estão atualizando o rastreamento?

Se você sua mercadoria está vindo de fora do Brasil, os Correios só vão atualizar o rastreamento quando a mesma chegar em território nacional, neste caso, rastrei-a pelo app da empresa que te vendeu o produto.

 

Como saber que horas minha encomenda chega?

Ainda não é possível saber que horas chega sua encomenda em tempo real, apenas permaneça em casa quando aparecer o status “saiu para entrega ao destinatário” pois ela pode chegar a qualquer momento.

 

 

Conclusão

Espero que este artigo tenha te ajudado a compreender como funciona o processo de atualização do rastreamento dos Correios e assim entender com clareza porque não há como saber com exatidão que horas os Correios atualizam o rastreamento.

Espero que você tenha ficado satisfeito(a) também com a dica prática de rastrear sua mercadoria importada utilizando o próprio app da empresa onde você realizou sua compra, e também com o alerta sobre manter atenção em relação à possibilidade de taxação da sua mercadoria na alfândega.

Se este artigo foi útil pra você, peço que por favor compartilhe com seus amigos e familiares que gostam de comprar pel internet assim como você, se eu consegui te ajudar com este artigo, certamente eles se sentirão ajudados também.

Não saia sem antes navegar pelo blog, há muito conteúdo aqui que você certamente irá gostar!   😊

 

%d blogueiros gostam disto: