RASTREAMENTO INTERNACIONAL | Rastreio internacional de encomenda, CUIDADO!

Se você não ficar atento ao RASTREAMENTO INTERNACIONAL, corre o risco de PERDER SUA MERCADORIA, não acredita? Então leia e entenda!

 

 

 

Olá seja bem-vindo(a) ao blog, se você está chegando aqui agora, saiba que o blog é 100% focado em não somente tirar todas as suas dúvidas em relação à compras online, como também te avisar sobre novidades, como ganhar coisas de graça na internet por exemplo.

Em relação ao rastreamento de encomendas, quando acabar de ler este artigo, acesse a seção “Entregas” e dê uma conferida nos artigos que estão disponíveis ali, há um vasto conteúdo muito bom lá que não vai te deixar ter dores de cabeça com o rastreio das suas próximas compras.  😉

Bom, se você chegou até este artigo é porque também está com dúvidas em relação ao rastreamento internacional, as buscas por este tipo de rastreamento estouraram após o início da pandemia, ocasião em que as pessoas passaram à comprar cada vez mais pela internet e também por causa do marketing pesado de grandes players do mundo do ecommerce aqui no Brasil como a SHEIN, Amazon, Shopee, Wish, AliExpress, Alibaba, Xingyu Jewelry e muitos outros.

Um dos maiores problemas e que têm causado muida dor de cabeça nas pessoas ultimamente que não têm muita experiência com compras internacionais, é o não pagamento do despacho postal que aparece após a finalização da fiscalização da Aduana brasileira dentro do prazo, com isso elas acabam perdendo tanto a mercadoria quanto o dinheiro.

Não são todas as mercadorias compradas do exterior que são taxadas, mas uma ou outra acaba sendo e se você não souber como funciona o rastreio internacional de encomendas ou simplesmente não acompanhá-lo de tempos em tempos pra saber o que acontece a partir do momento em que o pacote é coletado, pode acabar ficando no prejuízo.

Isso porque as mercadorias que são taxadas na alfândega e ocorre o pagamento dessas taxas dentro do prazo, são devolvidas ao remetente, destinadas ao refugo ou destruídas.

Mas fique tranquilo(a), não importa onde você fez sua compra, eu vou te ensinar como rastrear corretamente sua mercadoria para evitar que você passe por este contrangimento, leia tudo com atenção!

Neste artigo iremos abordar os seguintes tópicos:

  1. Rastreamento internacional, onde muitos erram
  2. Rastreamento internacional, etapas do percurso
  3. Rastreamento internacional, os riscos do trajeto 
  4. Rastreamento internacional, a Alfândega do Brasil
  5. Rastreamento internacional China
  6. Duvidas frequentes
  7. Conclusão

Boa leitura!     ✌

 

 

Rastreamento internacional, onde muitos erram

rastreamento internacional

De um modo geral, os brasileiros – eu disse de um modo geral – não estavam tão acostumados à importar produtos, ou seja, pra facilitar sua compreensão, nós não estávamos tão acostumados com compras em sites de empresas de outros países.

Isto explodiu, como eu disse no início deste artigo, após o início da pandemia, onde as pessoas passaram a comprar muito pela internet e em contrapartida, começaram a chegar cada vez mais empresas estrageiras para competir no nosso marcado interno.

O marketing destas empresas despertou o interesse de compra das pessoas e desde então, inúmeras dúvidas em relação ao rastreio internacional de encomendas cresceram cada vez mais.

As dúvidas mais comuns são:

  • Porque o rastreamento internacional dos Correios não atualiza?
  • Como funciona o rastreio internacional da SHEIN?
  • Ratreamento internacional Global, como funciona?
  • Como funciona o rastreamento internacional da China?
  • Como rastrear uma encomenda internacional? 

E muitas e muitas outras dúvidas, pode acreditar, se eu colocasse aqui todas as dúvidas que eu encontrei sobre este tema, você demoraria um mês pra ler este artigo!

 

Rastreamento internacional Correios – Você está fazendo isso errado!

rastreamento internacional correios

Este é um dos maiores causadores das muitas e muitas reclamações sobre entregas contra muitas destas empresas estrangeiras no Reclame Aqui e das inúmeras perguntas feitas ao Google com relação ao rastreamento internacional de mercadorias.

Isso porque as pessoas de um modo geral são anciosas, nós somos imediatistas e quando efetuamos uma compra em um site de uma empresa estrangeira como a SHEIN, Shopee, AliExpress, Alibaba, Wish e outros, ficamos acompanhando todo o fluxo desta compra e esperamos por um sinal de vida a todo momento.

Quando passam-se horas ou até mesmo dias sem termos nenhuma informação ou atualização sequer do produtos que compramos, ficamos muito irritados.

E o problema começa justamente quando você faz o que é mais óbvio pra você, você pensa:

Bom, fiz uma compra internacional, peguei meu código de rastreio, agora é só entrar com este código de rastreamento no site dos Correios e pronto! 

Bom, de certa forma você não está errado(a) quando pensa assim, afinal é possível comprar em sites de empresas estrangeiras e rastrear estes produtos pelo site dos Correios, isso porque praticamente todas elas possuem uma pareceria com os Correios.

Acontece que você está lá acompanhando todo o processo no site da empresa com atenção desde o momento em que você clicou em “Comprar“, os processos que acontecem após a compra normalmente são:

  1. Seu pedido foi confirmado;
  2. Aguardando pagamento do pedido;
  3. Pagamento confirmado;
  4. Em separação;
  5. Seu pedido será despachado em breve;
  6. Pedido despachado;
  7. ????????? a partir daqui você fica dias sem nenhuma notícia sobre sua compra!   🤢

Isso é porque quando você vê lá no site da empresa onde você comprou que seu pedido foi despachado e recebe seu código de rastreamento, automaticamente você corre lá no site dos correios pra rastrear ua encomenda.

Porém não adianta, nada vai aparecer lá por dias! Isso porque após a empresa onde você comprou despachar sua mercadoria, o pacote irá transitar por alguns centros de distribuição daquele país até chegar ao armazém internacional, neste armazém internacional ele ainda vai passar por desinfecções e inspeções e só depois de tudo isso é que ele entrará em um avião e vooará o oceano pra chegar ao Brasil.

Ufa! E agora advinha? Nada disso será mostrado no rastreamento dos Correios, o que acontece com sua mercadoria enquanto ela está fora do Brasil, você não vai ficar sabendo se ficar rastreando pelo site dos Correios.

Só vai começar a aparecer alguma atualização pra você quando sua mercadoria chegar em solo brasileiro, e normalmente você verá no sistema de rastreio dos Correios esta atualização da imagem abaixo:

rastreamento internacional

 

Para diminuir a ansiedade e também pra você saber exatamente o que acontece com sua compra desde o momento em que ela sai da empresa, é importante que você faça o rastreio internacional desta encomenda não pelo site dos Correios, mas pelo aplicativo ou site da empresa que você vez sua compra, é a maneira mais fácil, cômoda e segura!

Isso porque se você receber seu código de rastreio e rastrear sua encomenda pelos Correios asim que a mesma forma postada, vai acabar pesando que há algum problema no sistema de rastreamento, que aconteceu algum problema com sua mercadoria ou que a empresa talvez nem tenha de fato enviado o que você comprou.

Pra você entender melhor irei citar um exemplo meu de um rastreamento internacional de uma compra feita na SHEIN, veja nesta primeira imagem que no rastreamento da mercadoria que eu comprei na SHEIN, o pacote começou a se movimentar no dia 8 de maio de 2022, desde então, praticamente todos os dias eu tinha informações sobre a compra que fiz.

rastreamento internacional

 

Porém repare nesta outra imagem abaixo através do rastreamento dos Correios que se eu tivesse acompanhando o rastreio internacional por ele, não ia saber que estava acontecendo com minha mercadoria, isso porque nada apareceu, só a partir do dia 16 de maio, ou seja, oito dias depois, é que comecei a ter atualizações regulares sobre minha compra da SHEIN.

rastreamento internacional

É por isso que eu disse e repito, quer evitar dores de cabeça? Quer atualizações quase que diárias sobre o que está acontecendo com sua mercadoria, não assim que ela chegar no Brasil, mas desde o momento em que ela deixar a empresa? Quer mais comodidade? Então realize o rastreio internacional da sua mercadoria no app ou site da empresa onde você comprou seu produto.

Lembre-se! Até sua mercadoria chegar no Brasil ela passa por muitos pontos em se tratando de logística e pode acontecer de ela ser extraviada ainda no país de origem por exemplo, se isso acontecer e você estiver preso(a) ao rastreio internacional através dos Correios, vai acabar ficando muito irritado(a) e perder um tempo precioso na resolução do problema.

Se você quiser entender um pouco melhor sobre isso, acesse o artigo abaixo:

👉 Entenda porque seu rastreio da SHEIN não está atualizando!

 

Rastreamento internacional, etapas do percurso

Outra dúvida muito recorrente na web é sobre quais são as etapas do percurso no trânsito internacional de mercadorias, é importante que você compreenda que o percurso pode variar, mas muito pouco, de um modo geral, a logística de um trasporte internacional de mercadorias do exterior para o Brasil é muito parecida.

As etapas de um fluxo internacional de transporte de mercadorias de um modo geral seguem da seguinte forma:

  1. Recolhimento na empresa;
  2. Chega ao armazém internacional;
  3. Envio ao país de destino;
  4. Fiscalização Aduaneira;
  5. Paradas em centros logísticos;
  6. Chega ao centro de distribuição;
  7. Entrega ao destinatário.

 

 

Rastreamento internacional, os riscos do trajeto 

É importante que você acompanhe o rastreio internacional da sua mercadoria por conta de eventuiais imprevistos que podem ocorrer no decurso do trajeto desde que o pacote sai da empresa onde você comprou até o momento em que ele chega na sua residência.

Uma das situações mais comuns que eventualmente pode acontecer e que faz com que muitas pessoas fiquem sem suas mercadorias, ou acabam demoram um longo período para receber o produto em mãos é o extravio.

 

Extravio da mercadoria

Este é um problema que, embora não corriqueiro, pode acontecer e você somente vai ficar sabendo se sua mercadoria foi extraviada se estiver acompanhando o rastreamento dela, importante esclarecer que o extravio de uma mercadoria se dá simplesmente pela perda dela ou até mesmo por roubo, isso mesmo, por roubo desta mercadoria, e os Correios ainda fazem questão de te informar no rastreamento que sua mercadoria foi roubada, veja este exemplo na imagem abaixo.

rastreamento internacional

Nos casos em que a mercadoria não é roubada, mas simplesmente desaparece, se você estiver atento(a) ao rastreio internacional do seu pedido, irá se deparar com o status “objeto não localizado no fluxo postal“, traduzindo, sua mercadoria já era!

Importante informar também que o extravio de mercadorias pode acontecer tanto ainda no país de onde ela será enviada, quando aqui no Brasil, logo, é imprescindível que você fique atento(a) ao rastreio internacional, pra correr atrás do prejuízo e não ficar perdendo tempo esperando até que a empresa descubra sozinha que sua mercadoria nunca mais chegará na sua casa.

Isso porque em casos de extravio de mercadorias, não há motivo para pânico, é frustrante eu sei! Mas você não ficará no prejuízo, basta acessar o site da empresa onde você efetuou a compra, entrar em contato com o setor de atendimento e informar o ocorrido, certamente eles enviarão outro produto pra você.

Como eu disse anteriormente, preferencialmente pelo aplicativo da empresa onde você comprou seu produto, você tem acesso ao rastreio internacional completo, desde o processamento do seu pagamento, até a chegada deste produto na sua residência, pelo rastreio através do site dos Correios você só terá acesso ao rastreio a partir da chegada do produto no Brasil.

 

 

Rastreamento internacional, a Alfândega do Brasil

Outra situação que eventualmente pode acontecer é a taxação de algumas mercadorias após a fiscalização na Alfândega do Brasil, assim que sua mercadoria chega ao Brasil, ela passa por uma fiscalização, onde pode ser:

  • Retida devido à irregularidades;
  • Liberada sem ser taxada;
  • Cobrada uma taxa para a liberação.

 

O que acontece se eu não pagar a taxa alfandegária

Se você não estiver atento(a) ao rastreio internacional e sua mercadoria for taxada, vai acabar perdendo o prazo para o pagamento do imposto e como resultado disso sua mercadoria pode:

  • Ser devolvida ao remetente;
  • Ser destinada ao refugo.

Caso você não saiba o que significa refugo, de acordo com a Agência Brasil:

Objetos postais são classificados como refugo quando passam por sucessivas tentativas de entrega aos destinatários e não são reclamados nas agências. Os objetos perdem a titularidade após a prescrição do prazo de direito à reclamação, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor. Fonte: Agência Brasil.

Tanto pelo rastreamento através do app da empresa onde você fez sua compra, quanto através do site dos Correios é possível verificar quando é que sua mercadoria foi submetida à fiscalização, bem como qual será o resultado desta fiscalização.

Porem repito, rastreando através do app da empresa que lhe vendeu o produto é sem sombra de dúvidas a melhor opção pra você.

Se você quiser entender melhor sobre como você pode saber se sua encomenda foi taxada ou não e como é você realiza o pagamento desta taxa, clique no link do artigo abaixo que lá eu te explico tudo o que você precisa saber.

👉 Descubra se sua compra foi taxada e saiba como pagar o imposto!

 


 

Você pode gostar também:

👉 Seu produto da SHEIN não chegou? Veja o que fazer!

👉 Saiba o que significa o status “instalação local” na SHEIN!

👉 Entenda o que significa “pedido em rota de entrega”!

👉 Saiba como usar o rastreamento dos Correios!

 


 

Rastreamento internacional China

rastreamento internacional china

Pra te ajudar ainda mais, irei mostrar aqui como funciona o rastreio internacional através do site e/ou app das empresas onde as dúvidas em relação a este tipo de rastreamento mais surgem na internet, a maioria delas chinesas.

Pode ser que a empresa onde você realizou sua compra este listada neste tópico.

 

Rastreamento internacional SHEIN

rastreamento internacional shein

Se você realizou sua compra no site da SHEIN, saiba que há um artigo completo que irá te ensinar exatamente tudo o que você precisa saber para realizar o rastreio internacional da SHEIN, tanto pelo app da SHEIN, quanto pelo site da empresa, basta clicar no link abaixo:

 

👉 Como funciona o rastreio internacional da SHEIN?

 

Já que você gosta de fazer compras na SHEIN, aproveito pra dizer que aqui no blog há muito conteúdo sobre esta empresa que vale muito a pena você conferir.

São artigos que vão te ajudar a:

E uma série de outros artigos, para facilitar, quando terminar sua leitura, clique na tag “SHEIN” e você encontrará todos os artigos da SHEIN reunidos!   😉

 

Rastreamento internacional Shopee

rastreamento internacional shopee

Se você realizou sua compra na Shopee, porém de algum vendedor chinês e quer saber como realizar o rastreio internacional da sua compra, saiba que há também um artigo bem completo aqui no blog que vai te ensinar a rastrear sua compra corretamente através do aplicativo da Shopee, basta clicar no link abaixo:

 

👉 Como funciona o rastreio internacional da Shopee?

 

Se você gosta de comprar na Shopee não deixe de acessar a tag “Shopee” após a leitura deste artigo para conferir os outros artigos que temos aqui sobre esta empresa, lá você vai tirar suas dúvidas e irá saber de uma vez por todas:

E muito mais!

 

Rastreamento internacional AliExpress

Se você realizou uma compra no AliExpress e precisa realizar o rastreio internacional, achei por bem trazer um excelente video do canal ODORIZZI que vai te ajudar a entender como você pode fazer isso de uma maneira muito simples, assista:

 

 

ATENÇÃO:  Você pode notar certa redundância no próximo tópico “Dúvidas frequentes”, peço que apenas ingnore, trata-se de uma estratégia de otimização para os mecanismos de buscas, com o intuito de fazer com que mais pessoas que estejam com a mesma dúvida que você, encontrem facilmente este conteúdo na internet!

 

Duvidas frequentes

Como rastrear um código internacional?

A melhor maneira de você rastrear um código internacional é através do site ou aplicativo da empresa onde você comprou sua mercadoria, assim você acompanha o rastreio desde o início.

 

Qual o melhor site de rastreamento internacional?

Há bons sites onde você pode realizar o rastreamento internacional como o Muambator por exemplo, porém se você quiser maior comodidade, é melhor fazer isso pelo app da empresa onde você fez sua compra.

Como rastrear um produto que vem da China?

Se você precisa rastrear um produto que vem da China, a melhor maneira de fazer isso é através do site ou app da empresa onde você fez a compra.

Qual aplicativo rastrear encomendas internacionais?

Se você procura um aplicativo para rastrear encomendas interncionais, o melhor é exatamente o app da empresa onde você realizou sua compra.

Como rastrear pedido da Shopee que vem da China?

Para rastrear seu pedido da Shopee que vem da China é muito simples, no app da Shopee, toque em “Eu”, depois em “A caminho” e pronto, você já pode rastrear seu pedido.

Como saber se o produto chegou no Brasil?

Para saber se o produto chegou no Brasil, pegue seu código de rastreio e realize o rastreamento da sua compra através dos Correios ou do app da empresa onde realizou a compra.

Como localizar encomenda internacional na Alfândega?

Para localizar uma encomenda internacional na Alfândega é simples, basta realizar o rastreamento de sua encomenda e você saberá que seu pacote começar a ser fiscalizado.

Quantos dias o pacote fica em trânsito internacional?

As empresas estrangeiras pedem de 30 a 40 dias de prazo para que seu produto chegue até sua residência, porém de um modo geral, essas encomendas têm demorado entre 15 e 25 dias.

Quando tempo os Correios ficam com a encomenda internacional?

Os Correios ficam com a encomenda internacional a partir do momento em que a mesma chega em solo brasileiro e é liberada pela Alfândega após ser submetida à fiscalização.

Conclusão

Espero que este artigo tenha te ajudado a compreender qual é a melhor maneira de realizar o rastreamento internacional de encomendas, bem como o que você pode fazer para evitar constrangimentos diante das eventualizades que podem vir a acontecer durante o trajeto.

Se este artigo foi útil pra você peço que por favor compartilhe com seus amigos e familiares que gostam de comprar pela internet, principalmente em sites como a Shopee, SHEIN, Wish, Alibaba, AliExpress e tantos outros, pode ser que eles estejam com a mesma dúvida que você.

Não saia sem antes navegar pelo blog, pode acreditar, ainda há muito conteúdo na seção “Entregas” sobre o rastreio de encomendas que vai te ajudar bastante viu! Dê uma passadinha por lá.   😊

 

Fechado para comentários.

%d blogueiros gostam disto: