A Shopee é confiável? Neste artigo você saberá não só isso mas como ser um AFILIADO , como ter FRETE GRÁTIS, como RASTREAR, como COMPRAR, cuidados necessários e muito mais!

 

 

 

 

 

 

 

A Shopee cresceu assustadoramente e relativamente pouco tempo desde o seu nascimento se comparada à outros concorrentes, se você chegou até aqui é porque andou passeando pela plataforma da empresa, gostou de algum produto por lá, pensou em comprar mas ficou com receio e agora procura por informações sobre a confiabilidade da empresa não é mesmo?

Pois fique tranquilo que neste artigo eu não só irei te responder isso, mas disponibilizarei aqui informações sobre a Shopee que você talvez nem saiba como por exemplo o que fazer pra ser um afiliado da Shopee? Como fazer os produtos sairem quase de graça e muito mais, pode acreditar, este é o artigo mais completo da internet sobre a Shopee!   💪

Neste artigo iremos abordar os seguintes tópicos:

  1. O que é a Shopee?
  2. Shopee é confiável?
  3. O site Shopee é confiável?
  4. Como comprar na Shopee?
  5. Vantagens de comprar na Shopee
  6. Como funciona o rastreamento na Shopee?
  7. Como vender na Shopee?
  8. Como funciona o reembolso na Shopee?
  9. Afiliado Shopee, o que é?
  10. Como ser Afiliado Shopee?
  11. Conclusão

Boa leitura!   ✌

 

 

O que é a Shopee?

shopee é confiável

A Shopee é um e-commerce criada em 2015 com sede em Singapura, a plataforma tem como um de seus diferenciais, a adaptação do seu funcionamento em cada região, melhorando a experiência do usuário.

Dentro da plataforma, o vasto catálogo de produtos não é vendido pela empresa, mas por vendedores individuais de vários lugares do país e do exterior, a Shopee apenas realiza trabalhos como:

  • Mediação de conflitos entre compradores e vendedores;
  • Transporte dos pedidos;
  • Gestão financeira dos pagamentos realizados;
  • Dentre outros.

 

Quem é o dono da Shopee?

quem é o dono da shopee

A Shopee pertence ao antigo grupo Garena, hoje com o nome Sea Group, do ingês significa “Grupo do mar”, uma empresa mundial do setor de internet voltada à consumidores, a Sea Group foi fundada pelo bilionário Forrest Li no ano de 2015.

Pertencem ao Grupo as marcas:

  • Garena – Uma empresa de entretenimento digital;
  • Shopee – Plataforma de e-commerce voltada ao comércio eletrônico;
  • Sea Money – Uma plataforma de serviços financeios digitais.

 

Crescimento da Shopee

A Shopee causou um abalo fortíssimo no mundo do e-commerce, segundo a redação do e-commerce Brasil:

“No ano de 2021 a Shopee teve um aumento de 600% de vendedores brasileiros registrados no Marketplace. [adaptado]”

Um dos fatores impulsionadores é o início da pandemia de coronavírus, que resultou em um aumento expressivo de compras online, há ainda certo receio por parte dos consumidores em realizar compras em plataformas novas no mercado, a medida que a Shopee quebra essa resistência inicial, continua crescendo cada vez mais no pais.

Para exemplificar o que estou dizendo, veja abaixo na primeira imagem que em meados do início da pandemia, fevereiro de 2020, tivemos o início de duas forte tendência de alta de pesquisas no Google que não pararam mais, a palavra “Shopee” e a palavra “é confiável”, termo de busca de usuários que procuram segurança antes de comprar pela internet.

shopee é confiável

shopee é confiável

 

A título de comparação segue um gráfico que representa a busca pela Shopee e pelo seu concorrente no nosso continente, o Mercado Livre:

shopee é confiável

 

 

Shopee é confiável?

A Shopee é uma empresa confiável, uma vez que possui meios que vizam proteger todas as transações realizadas dentro da plataforma e garantir maior segurança tanto para compradores quanto para vendedores.

Nos próximos tópicos veremos mais informações a respeito da confiabilidade da empresa, é importante que você leia atentamente a fim de forma sua opinião e mais importante ainda que leia os demais tópicos deste artigo, uma vez que trago aqui, além de informações acerca da confiabilidade da Shopee, outras que irão te ajudar muito a aproveitar ao máximo o que ela tem a te oferecer.

 

A Shopee e o Reclame Aqui

shopee é confiável

Análise de confiabilidade no Reclame Aqui, uma reflexão

Serei muito cuidadosa em analisar o perfil da Shopee no Reclame Aqui, como sempre faço ao analisar quaisquer empresas para a elaboração dos artigos que publico aqui para ajudar vocês.

De antemão, já te digo que sempre que você for analisar qualquer empresa no Reclame Aqui, não se atenha somente à fatos como:

  • Ausência de selo;
  • Note mediana;
  • Número de reclamações.

A reputação de uma empresa do ponto de vista analítico dentro da plataforma não se resume somente a estes itens, você presisa saber como realizar uma análise precisa, de um modo mais amplo antes de tirar suas conclusões, dando peso a pontos como:

  • Porcentagem de reclamações respondidas;
  • Evolução das pontuações da empresa ao longo dos meses e anos;
  • Razoabilidade das Reclamações existentes dentro da plataforma.

Mas já te digo que não se preoculpe, ainda farei um artigo bem completo sobre como realizar uma análise completa de qualquer empresa dentro do Reclame Aqui e publicarei aqui no blog, não deixe de acompanhar o meu trabalho!  😉

 

Análise do perfil da Shopee no Reclame Aqui

Já em uma primeira análise, devemos entender algo importante entre a relação Shopee x Reclame Aqui, a empresa começou a atuar de fato no Brasil em julho de 2020 com o recrutamento de vendedores brasileiros, neste começo de atuação, a empresa se atrapalhou um poumco com as reclamações que começaram a aparecer na plataforma.

Será que a Shopee sabia da existência desta plataforma famosa de reclamações e se preocupou em mobilizar um time para resolver os problemas que ali apareciam? Isso não sabemos, mas neste período inicial de organização da empresa no Brasil, suas notas na plataforma foram medianas como você pode ver na imagem abaixo:

shopee é confiável

 

Reclamações contra a Shopee no Reclame Aqui

Este é outro ponto a ser racionalmente analisado e não emocionalmente, é comum que as pessoas adotem por exemplo o comportamento de rejeitar uma compra em uma empresa só porque entrou na plataforma Reclame Aqui, roulou o scroll do mouse e viu algumas reclamações.

Porém precisamos entender algumas questões importantes acerca da lógica por trás destas reclamações como:

  • O grau de dificuldade do público alvo da empresa analisada;
  • A falta de compreensão do consumidor sobre o modus operandi da empresa;

Existem outros pontos, deixo claro aqui que nunca passei pano para empresa nenhuma em meus artigos de análise e aqui no blog você vai ver artigos em que eu sugiro cautela para meus leitores sobre comprar em determinas empresas que eu analisei, de forma alguma irei passar pano para a Shopee, espere tão somente uma análise puramente RESPONSÁVEL da minha parte e no fim deste artigo você vai ver que fui bem detalhista e HONESTA! 😊

Enfim, vamos falar sobre cada uma destas questões lógicas a serem analizadas em relação às reclamações que são abertas constantemente no Reclame Aqui contra a Shopee.

 

Grau de dificuldade do público alvo da Shopee

Bom, este é, acredito eu, um dos principais problemas que muitas empresas enfrentam dentro do Reclame Aqui, isso porque:

  • De um lado, o Reclame Aqui é já uma inegável referência de atestato de confiabilidade pra qualquer empresa nacional ou estrangeira que tenham um numero de consumidores razoável no país, não sendo portanto uma péssima ideia deixar o perfil se queimar lá dentro;
  • De outro lado, temos um grande número de consumidores com um grau de dificuldade muito grande em relação à como todos os processos que envolvem uma compra online funcionam como meios de pagamento, processamento do pedido, prazos, termos de responsabilidade da empresa, políticas da empresa, transporte e eventualidades que fogem à alçada das empresas.

Com a Shopee não é nada diferente, logicamente há muitas reclamações pertinentes contra a empresa por lá e mais a frente iremos falar sobre isso, mas se você fizer uma pesquisa rápida na plataforma sob o filtro do título deste tópico, verá reclamações como esta abaixo.

shopee é confiável

Muitos entendem como funciona o rastreamento tanto pelo Correios quando pelos diferentes aplicativos das mais variadas empresas no mercado nacional e internacional, estes apps passam por todo um caríssimo processo de programação e UX Desing pra ser 100% utilizável e intuitivo.

Mesmo assim muitos também, mesmo diante destes fatores possuem dúvidas em relação ao rastreamento de encomendas e como funcionam as entregas, esta é inclusive minha missão neste blog, ajudar estas pessoas que possuem dificuldades com tudo o que envolve o mundo das compras online como:

  • meios de pagamento;
  • devoluções;
  • pagamentos;
  • rastreamentos;
  • confiabilidade das empresas;
  • promoções.
  • e diversas outras coisas.

 

A falta de compreensão do consumidor sobre o modus operandi da empresa

Esta é outra pedra no sapato da empresa, é lógico de quase ninguém perde um tempinho lendo as políticas da empresa, mas seria o correto a se fazer antes de comprar de uma empresa desconhecida.

Muitas pessoas desconhecem totalmente o modus operandi da Shopee, pensam inclusive que ao realizar uma compra no site, estão comprando o produto da própria empresa, vou repetir mais uma vez, sempre há contra qualquer empresa no Reclame Aqui, reclamações pertinentes mas se você quiser fazer uma análise séria, FILTRE!

Veja a reclamação abaixo por exemplo:

shopee é confiável

Bom, como você viu, a consumidora comprou o produto, liberou o pagamento para o vendedor antes de conferir o produto, depois se arrependeu.

Se você acessar o site da Shopee e descer até o rodapé (vale pra qualquer empresa) terá acesso às políticas de devolução e reembolso da empresa:

shopee é confiável

 

Se você clicar, verá que a Shopee esclarece:

“Antes de iniciar uma solicitação de reembolso ou devolução do produto é importante que você verifique o status do pedido e não confirme o seu recebimento, como todos os pedidos da Shopee estão protegidos pela Garantia Shopee, evitamos a liberação do pagamento ao vendedor até a finalização do processo.”

shopee é confiável

A política da empresa é clara, se o consumidor precisar devolver um produto e solicitar o reembolso, porém confirmar o recebimento, a mediação que a Shopee fará entre as partes será mais trabalhosa e consequentemente demorará mais tempo, julgo ser desnecessária portanto a reclamação que você viu acima.

Por desconhecer as políticas da empresa, diariamente surgem reclamações como esta na plataforma onde o consumidor, desconhecendo as políticas da empresa, acaba cometendo um erro e, por impaciência ante a moderação necessária que a Shopee tem o dever de fazer entre as partes (comprador e vendedor), acaba utilizando o Reclame Aqui para desabafar alguma insatisfação ou para tentar acelerar as coisas.

Daí a importância de, em um primeiro momento, conhecer as políticas da Shopee e em um segundo momento, filtrar as reclamações que você encontra no Reclame Aqui, lembrando sempre que apenas o volume total de reclamações não significa absolutamente nada na maiori das vezes.

 


 

Você pode gostar também:

👉 Como GANHAR EM DÓLAR morando no Brasil? ENTENDA!

👉 Como ser Afiliado? | Tudo o que você precisa saber!

👉 Como ganhar coisas de graça na internet?

👉 EXPRESSO PADRÃO Shopee Rastreamento | O que é e COMO RASTREAR?

👉 RASTREIO SHOPEE | Veja como é fácil RASTREAR SUA COMPRA!

👉 SHOPEE demora para ENTREGAR? | Entenda ANTES DE COMPRAR!

👉 Como saber se o vendedor da Shopee é confiável? FÁCIL E RÁPIDO!

👉 Não consigo RASTREAR meu pedido SHOPEE | COMO rastrear pedido SHOPEE?

👉 Cupom FRETE GRÁTIS Shopee | Saiba AGORA como ter o SEU!

👉 Como DEVOLVER produtos SHOPEE? | CUIDADO pra não ERRAR!

👉 SHOPEE não aceita cartão de crédito | FAILED to add the card. please try again!

 


 

A Shopee é confiável? | Um outro modo de ver as coisas!

Que a Shopee é uma empresa séria e confiável, isso nós já sabemos, e também já entendemos que a Shopee não trabalha com a venda direta de produtos ao consumidor final, mas apenas realiza a intermediação e mediação entre compradores e vendedores, servindo apenas meios e recursos que tornam o descobrimento dos produtos mais fácil e as transações mais seguras.

De posse desta informação, a preocupação mais sensata em relação à segurança ao se fazer uma compra na Shopee, não deve ser sobre a empresa em si, mas sobre os vendedores que estão atuando lá dentro, isto porque existem bons e maus vendedores, e ainda que a Shopee realize a mediação nas relações de compra e venda dentro da plataforma, é sempre bom evitar dores de cabeça.

Basicamente, existem duas maneiras de você verificar a confiabilidade da compra que pretende fazer de um modo geral:

  1. Analisando as qualificações do vendedor;
  2. Analisando as opiniões dos compradores sobre o produto que quer comprar.

 

Analisando as qualificações do vendedor

A ponderação que deve ser feita antes que eu te ensine como é que você pode verificar as qualificações do vendedor da Shopee é que se o vendedor cuja mercadoria você encontrou e gostou é novato na plataforma, ele não terá qulificações nenhumas, ou não terá qualificações suficientes pra que você tire conclusões acerca da confiabilidade.

Nestes casos você pode optar por comprar o produto assim mesmo, dando um voto de confiança ao vendedor, ou procurar pelo mesmo produto de vendedores mais antigos e confiáveis na Shopee.

Para verificar se um vendedor é confiável na Shopee, clique no produto que pretende comprar e em seguida clique no ícone do vendedor como na imagem abaixo:

shopee é confiável

 

Feito isso, na página que abrirá em seguida você terá acesso a algumas informações, as mais importantes são:

  • Taxa de resposta do chat;
  • Avaliação geral da loja.

 

Taxa de resposta do chat

À da qualificação de taxa de resposta do chat aparece o tempo médio de resposta deste vendedor caso você precise tirar alguma dúvida, sempre digo aqui no blog que um dos pontos positivos em relação a aferição da confiabilidade de um ecommerce é o atendimento.

Sempre dê preferência para vendedores que respondendo dentro de poucas horas ou minutos, vendedores que demoram dias para responder, são um sinal de alerta por demonstrar desleimxo e falta de compromisso com o comprador.

shopee é confiável

Avaliação Geral da Loja

Esta é outra informação importantíssima por ser o resultado da experiência das pessoas que já compraram deste vendedor em relação à inúmeros pontos como:

  • Qualidade do produto;
  • Qualidade do atendimento;
  • Tempo médio de postagem do produto;
  • Qualidade da embalagem do produto;
  • Entre outros.

A nota máxima existente na Shopee como aferição da qualidade de seus vendedores é cinco, logo, dê preferência para vendedores que tenham uma nota de avaliação geral o mais próxima disso possível.

shopee é confiável

Analisando as opiniões dos compradores sobre o produto que quer comprar

shopee é confiável

Outra forma de comprar na Shopee com segurança é analisando as informações de outras pessoas que já compraram o produto que você pretende comprar, há porém duas ponderações a se fazer:

  1. Lembre-se sempre de analisar primeiramente as avaliações do vendedor, uma vez que se ele possui uma taxa de resposta de dias ou semanas e uma nota de avalização geral abaixo da média nem faz sentido você continuar procurando outrs informações;
  2. Se o produto disponibilizado pelo vendedor for novo e não ter registro de vendas, pode não haver avaliações de compradores sobre ele, ficando a seu critério comprar com base apenas nas avaliações possitivas do vendedor ou procurar outros venedores que tenham o mesmo produto que você quer comprar, porém com opiniões de outros compradores.

Ainda em relação ao item 2, é preciso entender que vendedor bom não necessáriamente é sinônimo de produto bom, o que quero dizer é que um vendedor antigo e com boas avaliações na Shopee, pode em um dado momento investir na venda de determinado produto que não tenha boa qualidade.

Pode acontecer também de você encontrar este mesmo produto de outro vendedor, encontrar muitas avaliações positivas de muitas pessoas sobre este produto, mas não confiar neste segundo vendedor por ter verificado que ele demora muito pra postar a mercadoria, demora muito pra responder no chat e possui uma avaliação geral baixa.

Neste caso você pode simplesmente voltar ao primeiro vendedor que você já havia avaliado anteriormente e compra o produto dele, uma vez que agora você já sabe que o mesmo é de qualidade.

 

O site Shopee é confiável?

o site shopee é confiável

O site site Shopee é confiável, uma vez que possui o respectivo certificado SSL, isso significa que ao interagir com ele, seus dados pessoais como endereço e numeros do cartão de crédito estarão seguros.

 

O que é o certificado SSL:

Segundo o Wikipédia:

Certificado digital é um documento eletrônico que contém dados sobre a pessoa física ou jurídica que o utiliza, servindo como uma identidade virtual que confere validade jurídica e aspectos de segurança digital em transações digitais.

Pra entender um pouco mais sobre o certificado SSL e como ele pode proteger seus dados pessoais quando você realiza uma compra na Shopee, eu trouxe este video bem interessante do canal Tecno Speed TI que tenho certeza que você vai gostar, assista:

 

 

Como comprar na Shopee?

como comprar na shopee

Agora que você já sabe que a Shopee é uma empresa confiável e que seu site também é seguro, chegou a hora de saber como comprar na Shopee, para isso, basta seguir as instruções abaixo:

1. Acesse o site da Shopee;

como comprar na shopee

 

 

2. Busque pelo produto que deseja;

como comprar na shopee

 

 

3. Clique no produto que quer comprar;

como comprar na shopee

 

 

4. Clique em “Comprar agora”;

como comprar na shopee

 

 

5. Clique em “Continuar”;

como comprar na shopee

 

 

6. Insira seu endereço;

como comprar na shopee

 

 

7. Insira seu CPF e escolha o método de pagamento;

como comprar na shopee

 

 

8. Clique em “Fazer pedido”;

como comprar na shopee

 

 

9. Efetue o pagamento;

Pronto, seguindo estes passos você finaliza sua compra na Shopee com sucesso.

 

Lembre-se que se você optar pelo boleto como método de pagamento, há um tempo médio de compensação de 5 dias úteis, ou seja, você deve considerar que somente após este prazo, e contanto que não aconteça nenhum inconveniente com a compensação do documento é que o vendedor será avisado pela Shopee para que poste sua mercadoria.

Logo, se você tiver certa urgência em ter a mercadoria, sugiro que opte por métodos de pagamento com compensação imediata como pix ou cartão de crédito por exemplo.

 

Como comprar na Shopee pelo celular?

Comprar na Shopee pelo celular é algo tão simples quanto cômodo, para facilitar o seu entendimento eu trouxe aqui um video excelente do Diego Costa, veja como é rápido e fácil:

 

Quais são os métodos de pagamento na Shopee?

A Shopee aceita os seguintes métodos de pagamento:

  1. Boleto bancário;
  2. Cartão de débito virtual da Caixa Econômica Federal;
  3. Cartão de crédito;
  4. Pix.

 

Considerações sobre os métodos de pagamento da Shopee

Dentre os métodos de pagamentos aceitos na Shopee, vale uma consideração necessária sobre o cartão de crédito.

É importante que você entenda que a Shopee aceita quase todas as bandeiras de cartão de crédito, porém, este método de pagamento é aceito somente em compras feitas pelo aplicativo da Shopee e estes cartões devem ter sido emitidos dentro do Brasil.

Há recorrentes casos na internet sobre problemas enfrentados nos pagamentos com o cartão de crédito na Shopee, se você passar por isso em alguma ocasião, lembre-se do meu blog, porque eu tenho um artigo que vai ter ajudar a resolver isso, basta acessar o link abaixo; ou digitar Tayane Lopes no Google que você encontra o blog com facilidade quando precisar.

👉 Porque a Shopee não está aceitando o meu cartão de crédito? Entenda!

 

Como baixar o app da Shopee?

Para baixar o app da Shopee é bem fácil e você podê realizar o download através da loja de aplicativos do seu smartphone, vou deixar logo abaixo um dois links para download do app da Shopee, um para celulares com o sistema operacional Android e outro para IOS, basta clicar que você será automaticamente redirecionado(a) para sua loja de apps para fazer o download.

Baixar Aplicativo Shopee Android

Baixar Aplicativo Shopee IOS

 

 

 

Vantagens de comprar na Shopee

Não é à toa que a Shopee cresceu tanto em tão pouco tempo e continua crescendo, não basta ter mais do mesmo e a Shopee concede uma série de vantagens para atrair mais e mais pessoas para realizarem suas compras na plataforma.

Agora nós iremos abordar cada uma delas nos próximos tópicos.

 

Frete reduzido ou grátis

Uma das vantagens de se comprar na Shopee é o frete baixo e até mesmo grátis em muitas compras realizadas no app, para ter acesso aos cupons de frete da Shopee, na tela de pagamento do produto, basta clicar em “Cupom Shopee” e aplicar o cupom de frete desejado.

cupom frete grátis shopee

Saiba mais sobre os cupons de frete grátis disponibilizados pela Shopee clicando no link abaixo:

👉 Saiba como você pode ter frete grátis na Shopee!

 

Descontos com moedas

Existem as moedas douradas na Shopee que te dão desconto em suas compras e você pode ganhá-las de cinco maneiras:

  1. Comprando;
  2. Avaliando os produtos que comprar;
  3. Fazendo check-in diário no app;
  4. Jogando;
  5. Indicando a Shopee para seus amigos.

Na tela de finalização da sua compra no app você consegue ver quantas moedas você têm disponíveis, qual o desconto que vai ganhar ao utilizá-las e quantas moedas irá ganhar ao finalizar esta compra.

ganhar moedas na shopee

 

Pode acreditar, há muitas pessoas que conseguem produtos de graça na Shopee toda semana sem gastar um tostão, somente utilizando moedas, dê só uma olhadinha nesta manha do Daniel Kalixto pra conseguir muitas moedas e usar pra comprar seus produtos na Shopee:

 

 

Ofertas incríveis

Outro diferencial da Shopee são as ofertas que são disponibilizadas dentro da plataforma, tanto por vendedores locais, quanto por vendedores estrangeiros, na própria tela inicial do aplicativo Shopee você é bombardeado(a) por inumeros banners de ofertas, vale muito a pena clicar nestes banners e conferir o que tem ali.

ofertas na shopee

 

 

Como funciona o rastreamento na Shopee?

rastreamento shopee
Em relação ao rastreamento dos pedidos na Shopee há duas maneiras de você fazer isso:
  1. Pelo site dos Correios;
  2. Pelo aplicativo da Shopee.

 

Pelo site dos Correios

Para rastrear seu pedido pelo site dos Correios, basta acessar o site e inserir seu código de rastreio no campo “Acompanhe seu objeto”, em seguida pressionar enter.

rastreamento shopee correios

 

Pelo aplicativo da Shopee

Há também a opção de você realizar o rastreamento de seu pedido através do aplicativo da Shopee, basta em “Eu” no canto inferior direito do app, em seguida clicar no desenho de um caminhão, depois é só escolher o pedido que deseja e realizar o rastreamento.

rastreamento shopee aplicativo

 

 

Qual é a melhor opção de rastreio dos pedidos Shopee?

Se você realizou sua compra de vendedores nacionais, tanto faz realizar o rastreio tanto pelo site dos Correios, quanto pelo app da Shopee, porém se você realizou sua compra de vendedor internacional e não tem muito constume com este tipo de compra, recomendo fortemente que você realize o rastreio de seu pedido através do app da Shopee por dois motivos:

  1. Pra que não corra o risco de você pensar que houve algo de errado com seu pedido devido à ausência de atualizações no rastreio dos Correios nos percursos iniciais do pacote;
  2. Pra que você acompanhe com maior comodidade e atenção tudo o que acontece com o seu pedido.

Em relação à você não ter nenhuma atualização no período inicial do trajeto do seu pedido e ficar “no escuro” sem saber o que está acontecendo e com isso pensar que houve algum problema com o frete, eu explico melhor sobre isso neste artigo abaixo, vale muito a pena você conferir pra evitar dor de cabeça:

👉 Não consegue rastrear seu pedido Shopee? Saiba como rastrear do jeito certo!

Outra situação que pode acontecer em compras internacionais é a possibilidade de taxação destes pedidos assim que eles chegam no Brasil e são submetidos à uma fiscalização da aduana brasileira.

Daí a importância de se realizar o rastreio periódico de seu pedido, uma vez que se o mesmo for taxado e você não realizar o pagamento do imposto em tempo hábil, seu pedido será destinado ao refugo, ou então será devolvido ao remetente.

Se você quiser saber mais sobre como saber se seu pedido foi taxado e como realizar o pagamento deste imposto, recomendo fortemente que você leia este artigo abaixo, nele eu falo sobre taxação de pedidos da SHEIN, mas o procedimento é o mesmo pra qualquer mercadoria importada de qualquer país.

👉 Descubra se seu pedido foi taxado e saiba como realizar o pagamento do imposto!

 

 

Como vender na Shopee?

como vender na shopee

Com tantos atrativos para atrair os consumidores, a Shopee acaba sendo uma ótima opção pra quem quer vender, é possível fazer da plataforma uma extenção das vendas em sua loja física ou mesmo utilizar somente a Shopee como canal de vendas.

Muitas pessoas vivem exclusivamente de vendas em plataformas como a Shopee e outras concorrentes, mas é preciso entender o mercado, fornecedores, os riscos envolvidos, afim de se evitar perda de dinheiro, mas isso não assunto pra este artigo.

Suponhamos que você queira dar um passo nesta direção mas não sabe como vender produtos na Shopee, basta acessar o site e clicar em “venda na Shopee” no canto esquerdo superior da tela, em seguida, basta configurar sua loja virtual e disponibilizar seus produtos para a venda.

como vender na shopee

 

 

Compensa vender na Shopee?

A Shopee vem atraindo muitos vendedores brasileiros mês a mês e não é à toa, inúmeras vantagens são oferecidas pra quem quer vender dentro da plataforma, vamos conferir.

 

Economia na comissão

A Shopee conta cobra uma comissão de apenas 14% sobre as vendas realizadas dentro da plataforma.

 

Teto de comissão

A Shopee possui um diferencial em relação à comissão que ajuda muito aqueles vendedores que disponibilizam mercadorias com preço mais elevado e aqueles que geralmente vendem mais de um iten para o mesmo comprador, que é o teto máximo de comissão no valor de R$100,00.

Como vimos acima, a Shopee cobra uma comissão de 14% sobre cada venda realizada, porém se você vender um notebook por exemplo que custa R$3.000,00, 14% deste valor daria R$420,00, neste caso a Shopee só cobraria R$100,00 de você, ótimo não é mesmo?

Veja na tabela abaixo um exemplo da comissão praticada pela Shopee:

comissão da shopee

Custos de envio

Os custos de envio, que costumam ser o tendão de Aquiles de muitos vendedores, é mais baixo na Shopee.

 

Programa frete grátis extra Shopee

Algo que aumenta e muito a exposição da sua loja virtual e das suas vendas como um todo são os cupons adicionais de frete grátis extra, você paga uma comissão adicional de 6% sobre o valor total do produto vendido e concede este benefício super atrativo aos seus compradores.

 

Visibilidade

Ao expor sua marca na Shopee para vender seus produtos você conta com a visibilidade do seu negócio em todo o território nacional, se você possui um site de vendas, acaba recebendo muitos acessos derivados da Shopee, uma vez que a pessoa vê a sua marca e tem grandes chances de procurá-la na internet.

 

Cupons de frete grátis

Para os vendedores do programa de frete grátis extra, todos os meses a Shopee disponibiliza para todos os compradores, 3 cupons de frete grátis para compras aacima de R$29,00 e em fretes de até R$20,00.

Já para os vendedores fora do programa de frete grátis extra da Shopee, a empresa disponibiliza para todos os compradores, 2 cupons de frete grátis para compras aacima de R$59,00 e em fretes de até R$25,00.

Estes benefícios ajudam ainda mais a alavancar suas vendas na plataforma, uma vez que um dos benefícios mais buscados por cosumidores online e explorado por diversos ecommerces de sucesso é o frete grátis, algo que chama muito a atenção e é um fator decisivo na finalização de uma compra em uma larga maioria das transações realziadas na internet todos os dias.

 

 

Como funciona o reembolso na Shopee?

Se halgo der errado com a sua compra, saiba que é possível pedir um reembolso à Shopee, mas entenda que, como visto nos primeiros tópicos deste artigo, a Shopee é apenas uma plaforma de gestão das transações comerciais e as compras são realizadas de vendedores individuais.

Sendo assim, se você precisar solicitar um reembolso, saiba que não será algo com resolução instantânea como eventualmente acontece com grandes sites de venda direta como Casas Bahia e etc.

Isso porque a Shopee primeiramente realizará uma mediação entre as partes.

Nos próximos tópicos vamos aboradr os pontos importantes acerca do pedido de reembolso na Shopee.

 

O que acontece depois do pedido de reembolso?

Depois que você realiza um pedido de reembolso, a Shopee notifica o vendedor para que te responda em um prazo de até 48 horas após o pedido realizado.

 

O que acontece se o vendedor aceitar meu pedido de reembolso?

Se o vendedor aceitar seu pedido de reembolso, você receberá instruções por e-mail e pelo aplicativo sobre como proceder para ser reembolsado de sua compra, os produtos a serem devolvidos precisam ser verificados e aprovados.

 

O que acontece se o vendedor recusar meu pedido de reembolso?

Se o vendedor se recusar a aceitar seu pedido de reembolso estaremos diante de uma disputa, e a Shopee realizará então uma mediação entre vocês, a empresa poderá pedir provas complementares de você ou do vendedor e no final decidir uma saida o mais justa possível para o problema.

 

O que acontece se o vendedor não responder meu pedido de reembolso?

Se o vendedor não responder ao seu pedido de reembolso em até 48 horas, seu pedido será aceito e processado automaticamente.

 

Acabei de realizar minha compra na Shopee, posso pedir reembolso?

Você pode realizar o cancelamento de sua compra e ter o consequente reembolso do seu dinheiro em um prazo de até 1 hora após a realização desta compra.

Passado este prazo, o vendedor pode recusar o seu pedido de reembolso caso já tenha realizado o envio de sua mercadoria

 

Pedido entregue mas não recebi, posso pedir reembolso?

Embora sejam casos raros e isolados, pode acontecer situações como:

  1. O pedido constar como entregue no rastreio mas não ser de fato entrgue ao comprador;
  2. O pedido ser roubado;
  3. O pedido ser extraviado.

Se constar com “entregue” no rastreio, mas você não tiver recebido seu pedido, sugiro que entre em contado com a Shopee através da Central de atendimento, ao acessar a página, clique em pedidos e envio e submeta sua demanda à Shopee.

pedido recebido mas não recebi shopee

 

Caso seu pedido tenha sido extraviado ou simplesmente desaparecido, irá constar no rastreio de seu pedido o status “objeto não localizado no fluxo postal“, neste caso, você não precisa realziar nenhum pedido de reembolso, pois a Shopee te reembolsará automaticamente através do mesmo meio de pagamento que você utilizou na compra.

 

 

Meu produto veio com defeito, posso pedir reembolso?

Saiba que por lei, você têm 7 dias de garantia em compras realizadas pela internet, logo, se você verificou que o produto que comprou está danificado, pode realizar um pedido de reembolso.

No entanto, a Shopee pede que, ao solicitar o reembolso, você envie fotos do produto mostranto dos danos e a qualidade da embalagem e lembre-se, seu reembolso pode ser rejeitado pelo vendedor, hipótese em que a Shopee irá realziar a mediação como você viu nos tópicos anteriores.

 

Liberei o pagamento ao vendedor, mas quero pedir reembolso

A Shopee pede aos compradores para que não confirmem o recebimento do pedido enquanto não verificarem que está tudo certo com sua compra, isto porque ao clicar em “Recebi o produto”, o pagamento será liberado ao vendedor e isso dificultará o processo de reembolso.

Contudo, se porventura você liberou o pagamento ao vendedor, mas precisa solicitar a devolução da mercadoria e o consequente reembolso, entre em contato com a Shopee através da Central de atendimento para ver quais medidas podem ser tomadas pela empresa.

 

 

Afiliado Shopee, o que é?

A Shopee possui um programa de marketing chamado “Afiliados Shopee“, um Afiliado Shopee é um indivíduo que promove os produtos da Shopee em vários canais online e recebe comissões por cada venda.

como ser afiliado shopee

 

Para que você entenda melhor o que é um Afiliado e como este profissional ganha dinheiro na internet, assista este video do Alex Vargas que você vai enteder tudo sobre esta profissão:

 

 

Como ser Afiliado Shopee?

Para ser um Afiliado Shopee, primeiramente é importante que você atenda a alguns requisitos exigidos pela empresa, são eles:

  • O perfil de suas redes sociais devem ser públicos;
  • Devem haver postagens nos últimos 3 meses;
  • Os links disponibilizados à Shopee no ato de inscrição devem levar direto às suas redes sociais ou à página principal do seu site.

Se você não tiver perfis em redes sociais, ou ainda que os tenha, não possui uma audiência muito grande, mas possui algum blog com alguma quantidade de tráfego, eu recomendo que você se inscreva, a Shopee irá analisar algumas informações do seu blog como nicho, persona, tráfego, engajamento, e pode ser que você seja aprovado(a).

Se você possui os requisitos para ser um afiliado da Shopee e quer realizar a sua inscrição, basta acessar o link abaixo e, ao ser redirecionado para a página de afiliados da Shopee, clique em “Inscreva-se agora“.

👉 Seja um afiliado da Shopee agora!

 

como ser afiliado shopee

 

 

Conclusão

Espero que este artigo tenha te ajudado a compreender tudo o que está por trás da confiabilidade da Shopee, bem como tudo o que você precisa saber antes de comprar neste gigante do ecommerce.

Se este artigo foi útil pra você, peço que por favor compartilhe com seus amigos que ainda não conhecem a Shopee e que tenham algum receio de realizar uma compra na empresa.

Não saia sem antes navegar pelo blog, há muito conteúdo interessante aqui que você certamente irá gostar.

Escrito por

Tayane Lopes

Analista de Sistemas, Técnica em Informática, Redatora SEO e Publisher.