Porque não comprar na SHEIN? A pergunta que não quer calar! É sobre isso que vamos falar neste artigo e no fim você será capaz de decidir se vale a pena ou não comprar na empresa.

 

 

 

 

 

 

Atenção: Após sua leitura utilize as TAGs e encontre os artigos agrupados por assunto, elas estão localizadas à direita 👉 caso você esteja navegando pelo computador, ou lá embaixo 👇 caso você esteja navegando através do celular, há muito conteúdo por lá que vale a pena conferir.

A SHEIN surgiu com o intuito de ser referência no mercado de fast fashion e desde a sua fundação, vem crescendo avassaladoramente, junto com o seu crescimento, vem crescendo também uma pergunta na web: Porque não comprar na SHEIN?

Andei pesquisando a fundo quais seriam as perguntas mais frequentes sobre este assunto no Google e segue as que possuem maior volume:

  • porque não comprar na shein
  • por que nao comprar na shein
  • porque não comprar na shein trabalho escravo
  • pq não comprar na shein
  • pq não comprar na shein trabalho escravo

porque não comprar na shein

Como você pôde ver, entre as buscas está uma associação do nome da SHEIN ao trabalho escravo, que pode ser o motivo de tanta gente estar perguntando porque não comprar na SHEIN.

Mas fique tranquilo(a) porque iremos conversar, tanto sobre este assunto polêmico, quanto sobre os pontos positivos e negativos que a empresa possui, pra que no final você seja capaz de decidir se irá comprar ou não na SHEIN.

Neste artigo iremos abordar os seguintes tópicos:

  1. A SHEIN e o trabalho escravo, uma análise
  2. Porque não comprar na SHEIN?
  3. Conclusão

Boa leitura! ✌

 

 

A SHEIN e o trabalho escravo, uma análise

Após sua explosão no mercado da moda rápida, a SHEIN começou a ser alvo de uma série de acusações de trabalho escravo e trabalho infantil.

Ante esta acusação, uma parcela de consumidores começaram a cogitar um até mesmo um possível boicote à empresa impulsionados por pessoas influentes no mundo da moda.

A ideia porém não prosperou e a SHEIN cresceu tanto que praticamente engoliu a fatia de mercado de muitas empresas mundo a fora.

No Brasil inclusive, empresas locais que antes concorriam somente entre si, hoje perdem muitas vendas para a SHEIN.

Bom, não sou nenhuma expert em investigação, mas sei fazer uma boa pesquisa e antes de redigir este artigo, foi o que fiz, pesquisei e pesquisei muito a respeito desta polêmica e trago alguns pontos aqui para reflexão.

Caso você encontre algo divergente por aí não deixe de se manifestar nos comentários ao final do artigo.

 

Informações sobre a acusação na internet

Após pesquisas e mais pesquisas na internet, encontrei inúmeros artigos sobre esta acusação de trabalho escravo por parte da SHEIN em blogs e portais de notícias variados, porém todas elas com basicamente a mesma estrutura.

Ou seja, no fim, você pode juntar todas as reportagens e transformá-las em uma só, isso é o que chamamos no meio dos publishers de “efeito eco“, sou blogueira e sei bem como a coisa funciona:

  1. Primeiro surge uma polêmica;
  2. Algum portal de notícia se informa rapidamente e publica algo a respeito;
  3. Outros portais de notícia começam a publicar a mesma matéria com outras palavras.

Quer um exemplo disso que estou falando? Ok, vou te dar um exemplo meu! Percebi um certo dia que havia muita gente pesquisando na internet a seguinte pergunta: “Como saber se fui taxada na SHEIN?

Fui lá e fiz o artigo porque minha intenção com o blog não é só ajudar no sustento da minha casa e da minha filha, mas também ajudar vocês meus leitores e leitoras nas suas dúvidas sobre compras online.

Então! Pouco tempo depois… Olha quem apareceu na pesquisa Google disputando o mesmo resultado que eu:

porque não comprar na shein

Se você clicar nestes resultados vai ver que é quase que um CRTL+C, CTRL+V de um blog para o outro, com pouquíssimas diferenças.

Isso porque nós que publicamos artigos, vivemos da receita de anúncios e no caso de polêmicas como essa de possível trabalho escravo por parte da SHEIN, todos os portais de notícia, que também sobrevivem com renda vinda de anúncios vão querer publicar notícias e se beneficiar da alta procura por informações.

Estou te explicando tudo isso pra que você entenda este primeiro ponto de reflexão: Não podemos nos impactar demasiadamente pela grande quantidade de notícias no Google sobre uma determinada polêmica.

Toda aquela quantidade de notícias no Google falando do mesmo assunto no fim das contas não chancela necessariamente a veracidade das acusações em pauta.

Todos aqueles portais estão no fim das contas concorrendo por você, todos eles querem ter a sua preferência pela leitura do conteúdo.

 

Ausência de uma reportagem investigativa séria

Depois de pesquisar no Google, chegou a hora do YouTube, minha intenção era encontrar alguma reportagem séria de algum jornal televisivo sobre esta acusação por meio de uma reportagem investigativa e não estes videosinhos de pessoas comuns como eu e você sobre o tema.

Ah Tayane! Mas a China é um país fechado! Calma lá! Nem tão fechado assim! Não veja a China como um país impenetrável, há inclusive uma grande colônia de brasileiros morando lá.

Pelo tempo que surgiu essa polêmica e pelo tamanho do estardalhaço que foi, creio eu que já era pra existir alguma reportagem investigativa de algum canal sério sobre o assunto.

Ah! Só pra te provar que a China não é tão fechada assim a ponto de esconder tudo de todos à sete chaves, vou te contar a história dos Uigures.

Os Uigures são um povo étnico de origem turcomena cuja China é acusada de manter presos em um sistema de encarceramento em massa, a China nega até a morte e os rostos destas pessoas nunca foram divulgados, mas as fotos vazaram.

Uma acusação bem mais séria do que a que fizeram sobre a SHEIN não é? E se a China é tão fechada assim a ponto de ninguém conseguir comprovar a veracidade de uma acusação, porque a BBC conseguiu fazer esta reportagem sobre os Uigures com tanta riqueza de detalhes? Veja, são só 3 minutinhos:

Isso é só pra te trazer para mais uma reflexão, ante uma acusação tão séria de que uma empresa multinacionalmente conhecida submete adultos e criaças à trabalho escravo, deveriam haver provas mais robustas e palpáveis que atestassem a veracidade disso.

 

Algo pra você avaliar

Bom, pra não ser leviana, eu encontrei uma reportagem falando especificamente sobre a SHEIN e gostaria que você assistisse e tirasse suas próprias conclusões a respeito.

A resportagem possui 8 minutos e 57 segundos e não é brasileira, o idioma está em inglês, mas você consegue habilitar a legenda em português no YouTube.

Eu assisti duas vezes e os pontos abordados foram os seguintes:

  • Foram apontadas questões negativas sobre a SHEIN em relação à questões climáticas por conta do alto volume de roupas que são fabricadas todos os dias;
  • Foram feitas acusações de que trabalhadores que laboram na empresa não possuem todos os seus direitos sociais garantidos.

Bom, em relação às questões ambientais, não ficou claro, nem quais seriam as soluções à serem adotadas pela recém nascida SHEIN, nem pelas outras centenas de empresas que ao longo de décadas derrubaram toneladas e mais toneladas de tecido no planeta e ainda continuam derrubando.

Já em relação aos trabalhadores que, segundo a reportagem, possuem direitos sociais suprimidos, ficou muito vago a acusação, sem entrevistas aprofundadas com alguns destes trabalhadores, sem denúncias formais, sem provas de que os trabalhadores que foram filmados na reportagem realmente estavam trabalhando de fato para a SHEIN.

Será que tanto estardalhaço seria realmente uma preocupação com o meio ambiente e com a dignidade de trabalhadores ou seria algo encomendado por uma concorrência extremamente preocupada com o uma empresa que cresce como um bicho papão a cada ano?

Bom, assita a reportagem e tire suas próprias conclusões:

 

Resposta da SHEIN ante as acusações

A SHEIN nega todas as acusações sobre trabalho escravo e/ou infantil, destaco esta resposta da empresa em uma reportagem do jornal Metrópole sobre o tema:

A Shein afirma que “nunca usa trabalho infantil e forçado” nas produções das peças e que “faz campanhas contra práticas antiéticas”. No entanto, a empresa recebeu uma pontuação de 1, em um total de 100, no último Fashion Transparency Index, que classifica a transparência de dados de grandes marcas globais. Em comparação, a Zara recebeu 36, e a H&M, 68.

 

Minhas considerações

Diante destas acusações sobre uma possível prática de trabalho escravo por parte da SHEIN temos então uma “cortina de fumaça“, isso porque:

  • Há muitas acusações;
  • Nenhuma prova concreta;
  • Negativa da empresa;
  • Pouca transparência sobre o caso;
  • Ninguém mais fala sobre o assunto hoje.

Diante disso não é possível afirmar com toda certeza que a SHEIN incorre nesta prática, sendo assim, se isso é uma condição pra que você decida comprar ou não na empresa, então você terá que analisar todas as informações disponíveis e decidir por conta própria sobre o assunto.

 

Porque não comprar na SHEIN?

Agora que fizemos uma análise minuciosa sobre as denúncias de trabalho escravo por parte da SHEIN, vamos agora discutir pontos importantes que te ajudem a formar sua decisão sobre comprar ou não na empresa.

Desta vez falando do que a SHEIN tem a oferecer para sua clientela espalhada pelo mundo, ou seja, vou expor aqui pontos positivos e negativos que considero importantes sobre a SHEIN durante todo este tempo ajudando vocês com informações sobre a empresa.

 

Pontos positivos

Inúmeras vantagens nas compras

Ao acessar o site da SHEIN, você é bombardeado(a) a todo momento por inúmeros cupons de desconto, cupons de frete grátis e as mais variadas promoções.

Pra quem gosta de comprar online, isso é excelente.

 

Qualidade das roupas

As roupas da SHEIN são de qualidade para o que se propõe o modelo do negócio, lógico que você não pode esperar peças com a mesma qualidade de marcas como Gucci, Burberry ou Valentino.

É preciso entender que a SHEIN é uma empresa que atua no ramo de fast fashion, que significa “moda rápida“, com peças mais baratas e competitivas, contudo a empresa não fica aquém neste ponto e entrega uma qualidade satisfatória.

Para ver uma investigação que eu fiz sobre a qualidade das roupas da SHEIN, leia este artigo abaixo:

👉 As roupas da SHEIN são boas? Eu investiguei!

 

Programa de Afiliados

A SHEIN conta com um programa de afiliados onde é possível realizar o cadastro e ganhar uma boa renda extra promovendo os produtos da empresa em suas redes sociais ou blogs.

Se quiser saber mais sobre como este programa funciona e como se inscrever, clique no link abaixo e leia o artigo.

👉 Como ser afiliado da SHEIN?

 

Roupas e outros produtos de graça

A SHEIN conta com o Programa de prova gratuita, onde você realiza seu cadastro e, quando selecionado(a), pode escolher dentre os vários produtos disponíveis para teste totalmente de graça toda semana.

Sua única responsabilidade ao participar do programa prova gratuita é emitir um relatório sobre a qualidade destes produtos para a empresa.

Caso queira saber mais informações, leia o artigo abaixo:

👉 Como funciona o teste gratuito da SHEIN?

 

Programa SHEIN Vip

Há ainda o programa SHEIN Vip, onde você, simplesmente por realizar normalmente suas compras na empresa, sobe de nível, e estes níveis são progressivos e com isso você ganha uma série de benefícios que as pessoas que estão em níveis abaixo que você não ganham.

Clique no link abaixo e saiba mais:

👉 SHEIN VIP, como funciona e como se inscrever?

 

Programa de parcerias

A SHEIN conta com um programa de parcerias onde você realiza o pedido de participação e pode ser uma espécie de blogueira ou melhor, de embaixadora da empresa e ganha uma série de benefícios e mimos periodicamente.

Veja como funciona acessando o artigo abaixo:

👉 Como ser patrocinada pela SHEIN?

 

Programa de pontos

A SHEIN também conta com um programa de pontos com vários meios de aquisição que faz com que qualquer cliente consiga reunir uma grande quantidade de pontos e ter excelentes descontos nas compras.

Há aqui no blog também um artigo onde te ensino a conseguir muitos pontos na SHEIN de forma fácil, veja como clicando no link abaixo:

👉 Como ganhar pontos na SHEIN?

 

Pontos negativos

Demora na entrega

Se você é ansioso(a) e gosta de comprar e ter seu produto em mãos rapidamente, considere ter que se esforçar pra ter um pouco de paciência ao comprar na SHEIN, isso porque a SHEIN é da China, e os produtos demoram em média 15 dias pra chegar na sua residência.

Saiba mais clicando no link abaixo:

👉 Quanto tempo a SHEIN demora para entregar no Brasil?

 

Bom, eu compro já a bastante tempo na SHEIN e falando como consumidora, tenho este como o único ponto negativo, porém tolerável, uma vez que é normal a demora quando se importa mercadorias de outros países.

Além do mais, o tempo de entrega reduziu pela metade, lembro-me que antes as compras que eu fazia no Wish por exemplo demoravam mais de 30 dias pra chegar.

Tirando o tempo de entrega, não tenho que reclamar do atendimento, disponibilidade para resolver os problemas dos clientes, enfim, a SHEIN vem desempenhando um bom trabalho de engajamento com sua clientela.


 

Quem leu este artigo também leu:

👉 Como GANHAR EM DÓLAR morando no Brasil? ENTENDA!

👉 Como ser Afiliado? | Tudo o que você precisa saber!

👉 Ganhe uma boa renda extra sendo Afiliado da SHEIN | Saiba como!

👉 Como ganhar coisas de graça? O melhor artigo da internet!

👉 Como ser patrocinada pela SHEIN?

👉 As roupas da SHEIN são boas? Eu investiguei!

👉 Conhece o programa SHEIN VIP? Saiba como funciona!

👉 Como pesquisar por ID na SHEIN?

👉 Como ganhar muitos pontos na SHEIN? Tenha muitos descontos!

👉 A SHEIN é confiável? Tudo o que você PRECISA saber!

👉 Entenda como funciona o rastreamento da SHEIN!


Conclusão

Espero que este artigo tenha te ajudado a encontrar insights que te auxiliem a encontrar uma resposta para a pergunta: “Porque não comprar na SHEIN?” e assim, possibilitar que você possa decidir se realiza ou não uma compra na empresa por você mesmo(a).

Se este artigo foi útil pra você, peço que por favor compartilhe com seus amigos e amigas que gostam de comprar pela internet, se eu consegui te ajudar com este conteúdo, eles certamente serão ajudados também.

Não saia sem antes navegar pelo blog e não deixe de acessar a TAG SHEIN, há muitos artigos interessantes por lá que vai ser muito útil pra você!

Escrito por

Tayane Lopes

Analista de Sistemas, Técnica em Informática, Redatora SEO e Publisher.