2° Probema  |  Não pagamento da taxa de importação

perda da mercadoria

É algo simples, porém muita gente é pega de surpresa nesta etapa do percurso, a fiscalização aduaneira, na maioria dos casos por falta de costume com o rastreamento internacional de mercadorias e com a importação de produtos estrangeiros.

Saiba que diferentemente de compras realizadas dentro do país, que possui um fluxo de entrega simples, ou seja, você compra um produto, o pacote é postado e em seguida começa sua jornada passando por vários centros logísticos até enfim chegar até você.

Já nos casos de compras feitas em empresas fora do Brasil como a SHEIN, vendedores estrangeiros da Shopee, Alibaba, AliExpress, Wish e outras, seu produto é despachado no país de origem e assim que chega no Brasil, é retido pela Alfândega para ser fiscalizado.

Note que nem todas as mercadorias são taxadas após a fiscalização aduaneira, mas como você não tem certeza de que a sua não será, é importante acompanhar o rastreamento com atenção.

Porque se sua encomenda for taxada e você não efetuar o pagamento em até 30 dias, sua mercadoria poderá ser devolvida ao remetente, destruída ou leiloada.

Veja na imagem abaixo um exemplo de uma encomenda que foi taxada, se acontecer com você, é isso que você verá no rastreamento da sua:

perda da mercadoria

 

Veja abaixo um exemplo daquilo que te falei acima, uma consumidora abriu uma reclamação contra a SHEIN no Reclame Aqui porque perdeu o prazo, mas repare que ela alega não ter sido avisada por nenhum canal.

Aí é que está o problema, você não será avisado(a) caso sua encomenda seja taxada, é responsabilidade sua acompanhar o rastreamento, fique atento(a) pra não passar por este tipo de contrangimento.

perda da mercadoria

 

 

Solução

Se você quiser descobrir se sua encomenda foi taxada ou não e também o que fazer para realizar o pagamento da taxa de importação e liberar o pacote para ser entregue na sua casa, fique tranquilo(a), basta clicar no artigo abaixo que lá eu te explico tudo.

Ah! Lá eu falo sobre mercadorias compradas na SHEIN, mas o procedimento é o mesmo para compras feitas em quaiquer empresas estrangeiras.

Não deixe de clicar em PRÓXIMO PROBLEMA e ficar atento(a) às próximas páginas desta lista, pode ser que você enfrente alguns destes problemas que você está tomando conhecimento aqui, informando-se adequadamente você saberá o que fazer.

👉 Como saber se minha mercadoria foi taxada e como realizar o pagemento da taxa?

 

PRÓXIMO PROBLEMA

INÍCIO

PROBLEMA ANTERIOR

Escrito por

Tayane Lopes

Analista de Sistemas, Técnica em Informática, Redatora SEO e Publisher.