Centro logístico“, uma expressão que aparece muito no rastreamento de encomendas, saiba o que é e veja neste atigo o que acontece com sua encomenda.

 

 

 

 

 

 

Atenção: Após sua leitura utilize as TAGs e encontre os artigos agrupados por assunto, elas estão localizadas à direita 👉 caso você esteja navegando pelo computador, ou lá embaixo 👇 caso você esteja navegando através do celular, há muito conteúdo por lá que vale a pena conferir.

Um turbilhão de dúvidas em relação à expressão “centro logístico“, que aparece muitas vezes no rastreamento de encomendas têm surgido na web, as buscas mais frequentes feitas no Google são:

  • centro logístico rastreamento;
  • centro logístico correios;
  • o que é centro logístico da shopee;
  • centro logístico br;
  • centro logístico br shopee;
  • centro logístico Barueri;
  • centro logístico;
  • centro de logistica;
  • centro logistico anhanguera;
  • centro de distribuição logistica;
  • centro logistica;
  • logistica centro de distribuição.

centro logístico

Fique tranquilo que neste artigo você irá compreender o que é um centro logísco, qual a sua importancia, o que acontece com a sua mercadoria dentro de um destes centros e o que fazer para não perder a sua mercadoria caso a mesma esteja vindo de outro país.

Neste artigo iremos abordar os seguintes tópicos:

  1. O que é Centro logístico?
  2. Depois que a mercadoria sai de um Centro logístico o que acontece?
  3. Posso perder a minha mercadoria?
  4. Dúvidas frequentes
  5. Conclusão

Boa leitura!   ✌

 

 

O que é Centro logístico?

Centro logístico é um estabelecimento onde as mercadorias são armazenadas, organizadas e despachadas para as diversas localidades de destino, procedimento chamado de triagem.

Vale lembrar que este estabelecimento também recebe o nome de “Centro de triagem” em alguns rastreios de encomenda, o funcionamento destes estabelecimentos é fundamental para a economia com a frota de veículos e a otimização da entrega das mercadorias.

 

Qual a importância de um Centro logístico?

Para que você entenda melhor a importância de um Centro logístico, optei por te mostrar a dinâmica do fluxo de entrega de mercadorias através de imagens.

Se não existissem os Centros logísticos, não haveria comunicação e organização, com isso as entregas seriam feitas de uma forma totalmente desordenada, com vários veículos saindo de várias cidades, muitos deles com pouca carga e vários deles se dirigindo desnecessariamente para o mesmo destino.

 

Sem um Centro logístico…

Veja na imagem abaixo um exemplo disso, suponhamos que todos estes caminhões estejam transportando pouca carga, perceba que os caminhões das cidades A, B e C transportaram mercadorias para o mesmo lugar, o mesmo aconteceu com os caminhões das cidades D e E e das cidades F e G.

Isso resulta em um maior consumo de combustível, maior desgaste com a frota de veículos, maior gasto com refeição e descanso dos funcionários e maior exposição ao risco destes funcionários.

centro logístico

 

 

Com um Centro logístico…

Agora perceba como o cenário muda com a organização das mercadorias e das rotas pelos Centros logísticos, ao invés de seguirem 7 caminhões para entregar as mercadorias nas cidades de destino, os pacotes foram deixados nos Centros logísticos mais próximos e apenas 3 caminhões se deslocaram até as cidades de destino.

centro logístico

 

Isso é somente um básico exemplo pra que você entenda o que é um centro logístico e qual é a ua importância no fluxo de entrega de mercadorias, na prática, a coisa é muito mais complexa do que isso, principalmente quando se falamos do rastreamento internacional e encomendas.

São milhares e milhares de pacotes sendo enviados todos os dias a todo instante para diversas localidades do país e do mundo, sem uma organização por parte destes estabelecimentos destinados à triagem das mercadorias, seria impossível estabelecer uma logística otimizada para garantir as entregas.

Você vai gostar deste video super interessante do canal Soluções para logística, que mostra um Centro logístico do lado de dentro:

 

 

Problemas que podem causar a perda da sua mercadoria!

Se você está sempre comprando alguma coisa pela internet, saiba que há pelo menos oito problemas muito comuns que causam a perda de inúmeras mercadorias todos os dias no Brasil.

Vou te dar somente um exemplo, o ROUBO, isso mesmo, o roubo de mercadorias! E os Correios ainda fazem questão de te avisar que sua mercadoria foi roubada, veja um exemplo nesta tela de rastreio abaixo:

objeto roubado

Mas saiba que pra cada tipo de problema existe uma solução diferente e conhecer todos estes problemas e saber como resolvê-los pode fazer com que você evite muita dor de cabeça nas suas próximas compras online.

👉 8 PROBLEMAS que podem fazer você dizer ADEUS À SUA MERCADORIA!

 

 

Depois que a mercadoria sai de um Centro logístico o que acontece?

Depois que a mercadoria sai de um Centro logístico, ela passa por outros estabelecimentos de triagem até ser entregue ao destinatário, a menos que o Centro logístico atual esteja próximo da residência do comprador.

Eu encontrei artigos na internet que diziam que depois que a mercadoria sai de um Centro logístico, o próximo passo é a entrega ao comprador, não caia neste conto da carochinha! Dê só uma olhadinha na imagem abaixo, trata-se de um rastreio de encomenda da Shopee, veja só a quantidade de Centros logísticos que o pacote entrou e saiu.

centro logístico

 

É meu amigo e minha amiga, cuidado com o que você anda lendo por aí, sempre procuro por informações fidedignas pra tentar disponibilizar o melhor conteúdo possível para meus leitores e se não encontro informações suficientes, prefiro nem produzir o artigo.

Portanto não se esqueça, sempre que você tiver alguma dúvida sobre o rastreamento de encomendas ou outros assuntos relacionados à compras online, visite o blog que muito provavelmente já tenha algum conteúdo aqui que responda a sua dúvida.

Como você viu acima, depois que sua mercadoria deixa um Centro logístico, ela somente será entregue a você se este tiver sido o último Centro logístico do fluxo de entrega, caso contrário, você terá que esperar mais um pouco.

 

 

Posso perder a minha mercadoria?

Há um enorme receio por parte de muitos consumidores em perder suas mercadorias no meio do caminho, mas não é à toa, inúmeras mercadorias acabam não chegando até o destinatário final.

Isso ocorre em compras realizadas dentro do país, mas na maioria das vezes acontece em compras internacionais como por exemplo aquelas feitas na SHEIN, Shopee, AliExpress e outras empresas estrangeiras, veja um exemplo na imagem abaixo.

centro logístico

Os principais status que comunicam a perda da mercadoria no rastreamento são:

Vamos dar atenção neste tópico ao não pagemento do imposto de importação, que foi o fator responsável pela perda da mercadoria na imagem que você viu acima, e isso acontece em compras internacionais, ou seja, nos casos de mercadorias importadas de outros países.

 


 

Você pode gostar também:

👉 Como ser Afiliado? | Tudo o que você precisa saber!

👉 Ganhe dinheiro como Afiliado, trabalhando em casa para a SHEIN!

👉 Como GANHAR coisas DE GRAÇA? | O MELHOR ARTIGO da internet!

👉 RENDA EXTRA 2024 | Comece bem o ano com estas ideias!

👉 7 JOGOS para GANHAR DINHEIRO via PIX | Os que MAIS PAGAM!

👉 Como GANHAR PIX de GRAÇA? Aplicativos que mais pagam!

👉 Apps para GANHAR DINHEIRO sendo MENOR | Rápido e Fácil!

👉 Como ganhar dinheiro SEGUINDO PESSOAS no INSTAGRAM | Resolvido!

👉 50 IDEIAS para GANHAR DINHEIRO | Uma MELHOR que a outra!

👉 ASSISTIR vídeos e GANHAR DINHEIRO | COMO FUNCIONA?

👉 Como GANHAR DINHEIRO sendo MENOR pela INTERNET? | RESOLVIDO!

👉 Como GANHAR DINHEIRO vendendo COISAS SIMPLES?

 


 

Alfândega

Entenda que quando sua mercadoria sai do país de origem e é encaminhada para o Brasil, assim que a mesma chega em solo brasileiro ao invés de continuar o trajeto até a sua residência, realiza uma parada na Alfândega para ser fiscalizada.

Esta é uma fiscalização com o intuito de se verificar a regularidade do pacote e no final, a o órgão fiscalizador pode ou não taxar sua mercadoria.

Se sua mercadoria for taxada e você não realizar o pagamento do despacho postal dentro do prazo, ela será apreendida e declarada perdida por abandono, podendo ser leiloada ou destruída, ou ainda pode ser devolvida ao remetente, ou seja, se você comprou na SHEIN, sua mercadoria corre o risco de voltar pra China!

Mas fique tranquilo, não irei entrar muito afundo neste assunto porque já tenho um artigo completo falando sobre isso aqui no blog, basta clicar no link abaixo e ler o artigo que lá eu te explico como você pode descobrir se sua mercadoria foi taxada e te ensino ainda como fazer para realizar o pagamento do imposto.

Ah! Lá eu falo de compras feitas na SHEIN, mas não se preocupe, serve para compras realizadas em quaisquer empresas estrageiras cuja mercadoria tenha sido enviada de outro país como, Wish, Shopee, Amazon, Alibaba, AliExpress e outros.

👉 Como saber se minha mercadoria foi taxada e como realizar o pagamento do imposto?

 


 

ATENÇÃO: Você pode notar certa redundância no próximo tópico “Dúvidas frequentes“, peço que apenas ignore, trata-se de uma técnica de otimização para os mecanismos de busca, afim de fazer com que mais pessoas que estejam com a mesma dúvida que você consigam encontrar este conteúdo na internet.

 

Dúvidas frequentes

Centro logístico de transportadora, o que é?

Centro logístico de transportadora é um estabelecimento destinado ao recebimento, organização e envio das mercadorias á localizades de destino.

 

Centro logístico br, o que significa?

O status de rastreamento “centro logístico br” significa que sua mercadoria chegou a um estabelecimento de triagem de mercadorias no Brasil.

 

Centro logístico Anhanguera, o que é?

O status de rastreio “centro logístico anhanguera” significa que sua mercadoria chegou a um estabelecimento de triagem de mercadorias da cidade de Anhanguera.

Centro logístico Cajamar, o que é?

O status de rastreio “centro logístico cajamar” significa que sua mercadoria chegou a um estabelecimento de triagem de mercadorias em Cajamar.

 

O que é Centro logístico de transportadora?

Centro logístico de transportadora, ou Centro de triagem é um estabelecimento que recebe, organiza e despacha mercadorias para suas localidades de destino.

 

Centro logístico shopee rastreamento?

Caso apareça o status “centro logístico” em seu rastreamento na Shopee, fique tranquilo(a), sua mercadoria passará ainda por outros centros de triagem e em breve será entregue.

 

O que significa Centro logístico?

Centro logístico é um estabelecimento destinado ao recebimento, organização e destinação de mercadorias, resultando na economia e otimização do fluxo de entregas.

 

Onde fica o Centro logístico?

Se você se deparou com a expressão “centro logístico” no rastreio da sua encomenda, saiba que existem inúmeros Centros logísticos espalhados no país.

Neste caso, você precisa obter infomações sobre a localidade do Centro logístico onde sua mercadoria realizou parada no rastreio e procurar sua localização e outras infromações como telefone por exemplo no Google.

 

Centro logístico de Barueri, o que é?

O status de rastreio “centro logístico de barueri” significa que sua mercadoria chegou a um estabelecimento de triagem de mercadorias da cidade de Barueri.

 

Centro logístico Correios, o que é?

A expressão “Centro logístico” que aparece no rastreio de objetos dos Correios significa que sua encomenda está em um estabelecimento destinado à triagem e posteriormente será liberada.

 

Clr Centro logístico Raposo Tavares, o que significa?

O status de rastreio “clr centro logístico raposo tavares” significa que sua mercadoria chegou a um estabelecimento de triagem de mercadorias da cidade de Raposo Tavares.

 

Cle Centro logístico Embu, o que é?

O status de rastreio “cle centro logístico embu” significa que sua mercadoria chegou a um estabelecimento de triagem de mercadorias da cidade de Embu.

 

Centro logístico Shopee, o que significa?

A expressão “centro logístico” que aparece no rastreamento da sua emcomenda da Shopee significa que o pacote está em processo de triagem e logo contiará em trânsito.

 

Centro logístico rastreamento, como funciona?

Se você verificou no rastreamento que sua encomenda se encontra em um Centro logístico, você deve aguardar o procedimento de triagem finalizar, feito isso a mesma continuará em trânsito.

Muito provavelmente sua mercadoria ainda dará entrada em vários outros centros logísticos até enfim ser entregue em sua residência, continue realizando o rastreamento.

 

Centro logístico de Guarulhos, o que é?

O status de rastreio “centro logístico de guarulhos” significa que sua mercadoria chegou a um estabelecimento de triagem de mercadorias da cidade de Guarulhos.

 

Centro logístico soc SP Santana, o que é?

O status de rastreio “centro logístico soc sp santana” significa que sua mercadoria chegou a um estabelecimento de triagem de mercadorias da cidade de Santana da Parnaíba em São Paulo.

 

Centro logístico Embu das Artes, o que é?

O status de rastreio “centro logístico embu das artes” significa que sua mercadoria chegou a um estabelecimento de triagem de mercadorias da cidade de Embu das Artes.

 

Centro logístico soc SP Barueri, o que é?

O status de rastreio “centro logístico soc sp barueri” significa que sua mercadoria chegou a um estabelecimento de triagem de mercadorias da cidade de Baueri – São Paulo.

 

Centro logístico Campinas, o que é?

O status de rastreio “centro logístico campinas” significa que sua mercadoria chegou a um estabelecimento de triagem de mercadorias da cidade de Campinas-SP.

 

Centro logístico Guarulhos Shopee, o que significa?

O status “centro logístico guarulhos” que aparece no rastreamento da sua compra na Shopee significa que sua encomenda está em processo de triagem neste estabelecimento que fica em Guarulhos – SP.

 

Centro logístico soc MG Contagem, o que é?

O status de rastreio “centro logístico soc mg contagem” significa que sua mercadoria chegou a um estabelecimento de triagem de mercadorias da cidade de Contagem – MG.

 

Centro logístico Itapevi, o que é?

O status de rastreio “centro logístico itapevi” significa que sua mercadoria chegou a um estabelecimento de triagem de mercadorias da cidade de Itapevi – SP.

 

Clj Centro logístico Jaguaré, o que significa?

O status de rastreio “clj centro logístico jaguaré” significa que sua mercadoria chegou a um estabelecimento de triagem de mercadorias da cidade de Jaguaré – ES.

 

O que é Centro logístico da Shopee?

O Centro logístico é um estabelecimento destinado à triagem das mercadorias compradas na Shopee, destinam-se à organização e otimização das entregas.

 

Centro logístico Vila Jaguara SP, o que significa?

O status de rastreio “centro logístico vila jaguara sp” significa que sua mercadoria chegou a um estabelecimento de triagem de mercadorias da cidade de Vila Jaguara.

 

Centro logístico soc RJ Rio de janeiro, o que significa?

O status de rastreio “centro logístico soc rj rio de janeiro” significa que sua mercadoria chegou a um estabelecimento de triagem de mercadorias no Rio de janeiro – RJ.

 

Centro logístico Sequoia, o que é?

O status de rastreio “centro logístico sequoia” significa que sua mercadoria deu entrada em um estabelecimento de triagem e prosseguirá em trânsito após o despacho.

 

 

Conclusão

Espero que este artigo tenha te ajudado a entender o que é um Centro Logístico e sua importância para a otimização do fluxo de entrega de mercadorias.

Se este artigo foi útil pra você, peço que por favor compartilhe com seus amigos e amigas que gostam de comprar pela internet, pode ser que eles também estejam precisando deste tipo de conteúdo.

Não saia sem antes navegar pelo blog, há muito conteúdo aqui que você certamente irá gostar, principalmente sobre o rastreamento de encomendas.

Escrito por

Tayane Lopes

Analista de Sistemas, Técnica em Informática, Redatora SEO e Publisher.