SORT FACILITY | Entenda e evite problemas com sua mercadoria!

Autor(a):

NÃO PERCA SUA MERCADORIA! Entenda o que significa o status de rastreio “sort facility” e como se preparar para as próximas etapas.

 

 

 

 

Olá, se esta é a primeira vez que você visita o blog, antes de entendermos o status de rastreio “sort facility“,  saiba que minha missão aqui é tirar todas as suas dúvidas em relação à compras pela internet, e isso inclui, dentre tantos assuntos, o rastreamento internacional de encomendas, não importa em qual país você mora, os artigos relacionados ao rastreamento internacional que temos aqui no blog irão te ajudar muito.

Também trago novidades para meus leitores sempre que encontro, muitas pessoas que estão sempre voltando ao blog já se beneficiaram com roupas e outros produtos de graça na SHEIN toda semana, diversos produtos grátis em variadas lojas online e muito mais! Não deixe de navegar pelas outras seções após a leitura deste artigo e aproveitar estas oportunidades.

Se preferir, pode navegar por assuntos agrupados por meio das TAGs, elas estão localizadas à direita 👉 caso você esteja navegando pelo computador , ou lá embaixo 👇 caso você esteja navegando através do celular.

Com o aumento das compras online após a pandemia, cresceram também os problemas e as dúvidas em relação ao rastreamento internacional de encomendas, uma destas dúvidas é em relação ao que é “sort facility“, um status de rastreamento que aparece muito em compras online realizadas em empresas estrangeiras, sobretudo da China.

LEIA TUDO COM ATENÇÃO porque após o aparecimento deste status de rastreamento, há uma peculiaridade nas próximas fases do fluxo de entrega que talvez você nem tenha ouvido falar a respeito e muitas pessoas simplesmente PERDEM AS SUAS MERCADORIAS por falta de conhecimento ou descuido!

As buscas mais realizadas no Google  por este tema são:

  1. sort facility tracking;
  2. sort facility dongguan;
  3. sort facility meaning;
  4. sort facility nl;
  5. sort facility fedex;
  6. sort facility us;
  7. sort facility guangzhou;
  8. sort facility shanghai;
  9. sort facility dhl;
  10. sort facility purolator.

sort facility

Em uma rápida perquisa eu descobri que os países onde esta dúvida é mais recorrente são:

  1. Brasil;
  2. Filipinas;
  3. Alemanha;
  4. Malásia;
  5. Estados Unidos;
  6. Suécia.

Não se preocupe que independente do país onde você reside, eu irei te ajudar a compreender o que exatamente significa o status de rastreamento “sort facility” e o que fazer para não correr o risco de ficar sem a sua encomenda.

Neste artigo iremos abortar os seguintes tópicos:

  1. “Sort facility”, o que significa?;
  2. “Sort facility”, não perca sua mercadoria!
  3. Conclusão

Boa leitura!   ✌

 

 

“Sort facility”, o que significa?;

O status de rastreamento “sort facility” vêm do inglês “local de triagem” e significa que sua mercadoria chegou ou saiu de uma destas instalações a depender do complemento do status.

Estas instalações de classificação, localizadas em pontos estratégicos no país onde você realiza uma compra internacional, é exatamente a mesma coisa dos centros logísticos que temos aqui no Brasil.

Para que você comprenda o que significa o status de rastreamento “sort facility é extremamente importante que você compreenda basicamente dois pontos importantes:

  • Não importa de que país você está lendo este artigo neste momento, Filipinas, Malásia, USA, Alemanha, enfim, se você comprou algo que está vindo da China ou de qualquer outro país, em algum momento você vai se deparar com a expressão “sort facility” quando você for rastrear sua encomenda, logo, este artigo é pra você também e vai te ajudar a entender exatamente o que precisa;
  • Há dois contextos diferentes em que o status de ratreio “sort facility” é empregado no rastreamento de encomendas deste a retirada da mercadoria na empresa vendedora até o armazém internacional e explicarei com maiores detalhes nos próximos tópicos.

 

“Sort facility”, o trânsito intranacional

Vocês meus queridos leitores da Alemanha, Estados Unidos, Malásia, Filipinas, México e de outras localidades fora do Brasil, é importante que vocês compreendam que, como dito no início deste artigo, a expressão “sort facility” significa  “local de triagem“.

Já vocês, meus queridos leitores brasileiros, entendam que a expressão “sort facility” (local de triagem) refere-se à estabelecimentos que temos aqui no brasil como:

  • Centros logísticos;
  • Centros de triagem;
  • Unidades operacionais.

Enfim, quaisquer estabelecimentos destinados à triagem e posterior despacho de mercadorias.

Coloquei o título deste tópico de “trânsito intranacional” pra que todos vocês que residem no Brasil e em quaisquer outros países entendam como funciona o fluxo de entrega de mercadorias vindas de fora do país.

Intranacional” porque após você ter realizado sua compra em determinada empresa de outro país e seu pagamento ter sido processado, sua mercadoria sai da empresa e passa por vários “sorting facilities” (locais de triagem) até chegar ao último estabelecimento responsável por despachar sua mercadoria para o seu país.

 

O útimo “Sort facility” do país de origem

Como vimos no tópico anterior, após sair da empresa onde você fez sua compra online, sua mercadoria passa por inúmeros “sorting facilities” (locais de triagem) até chegar ao útimo local de triagem, tumd isso ainda no país de origem, este últmimo local de triagem é comumente chamado de armazém internacional.

Os sorting facilities espalhados pelo caminho até a chegada no último estabelecimento que irá despachar sua encomenda para o país onde você reside são responsáveis tão somente pela triagem da sua mercadoria, destinando-a de local em local de triagem estrategicamente até chegar ao último ponto de parada dentro do país de origem.

Você pode achar estrando ao olhar no rastreamento e ver que sua mercadoria entra e sai várias vezes de locais de triagem, mas isso é extremente comum e necessário devido à logística e economia em relação ao transporte de cargas em si.

Se você mora nos Estados unidos, posso usar como exemplo este rastreio abaixo, veja que a mercadoria entrou e saiu de vários “sorting facilities” (locais de triagens) diferentes, San Francisco, Richmond, San Jose, atés chegar ao destinatário final.

sort facility

 

Apenas entenda que juntamente com a sua mercadoria que está vindo da China ou outro país, milhares de outras mercadorias estão circulando ao mesmo tempo, vou ilustrar pra que você entenda melhor a importância do “sort facility“:

Imagine quatro caminhões recolhendo apenas cinco caixas cada um em locais diferentes e chegando todos juntos ao mesmo local, isso porque as cinco caixas que cada um recolheu iriam para o mesmo destinatário, isso resultou em gasto com pneus, óleo diesel, diárias de hospedagem e refeições para os funcionários do transporte de todos os cinco caminhões envolvidos para levar uma carga minúscula cada um.

Agora imagine este mesmo exemplo, porém os cinco caminhões, ao invés de levar as cinco caixas cada um para o destino final, deixam-nas em um “sort facility” mais próximo do local onde a carga foi retirada e outro caminhão recolhe todas as 25 caixas e leva sozinho para o destinatário, neste caso o transporte ficaria muito mais barato e a entrega muito mais otimizada não é mesmo?

Como eu disse, após sua mercadoria entrar e sair de vários sorting facilities ainda no país de origem, ela chegará ao útlimo sort facility, que normalmente aparece no rastreio também como armazém internacional pra que mora aqui no Brasil ou como international warehouse pra quem mora em outros países como Malásia, Alemanha, México, Filipinas, Estados Unidos e outros.

Você que mora aqui no Brasil, veja como exemplo a imagem abaixo, você pode interpretá-la como “chegou ao aeroporto de destino do local de triagem“, repare que há um desenho de um avião neste status, deixando claro que este foi sort facility do país de destino, neste caso o Brasil.

sort facility

 

 

Pra facilitar ainda mais a sua compreensão eu criei um exemplo em formato de imagem, veja a dinâmica do local de triagem (sort facility) de uma forma visual:

sort facility

Bom, agora que você entendeu o que é “sort facility” no rastreamento da sua encomenda, vamos para o próximo tópico falar de algo que talvez você nem saiba se for a primeira vez que esteja realizando uma compra internacional ou se não tiver muita experiência com isso, que e o risco de você ficar sem a sua encomenda.

 

“Sort facility”, não perca sua mercadoria!

Como vimos nos tópicos anteriores, sua mercadoria comprada em um site de uma empresa da China ou de qualquer outro país passa por vários “sorting ficilities” até chegar ao último “sort facility“, é importante que você entenda o que acontece depois desta etapa pra não passar por nenhuma frustração.

Após sua mercadoria chegar ao último “sort facility“, que também pode ser chamado de Armazém internacional ou International Warehouse, dentro deste último estabelecimento ela passa por um processo de desisfecção e inspeção e em seguida embarca, na maioria das vezes em um avião em direção ao seu país.

É o que acontece depois disso que faz com que muitos desavisados acabem ficando sem a mercadoria, mais uma vez, não importa o país que você reside, Brasil, EUA, Malásia, Alemanha, Filipinas e outros, a dinâmica é a mesma!

Assim que a mercadoria desembarca no seu país, ela fica sob responsabilidade da Alfândega ou Aduana, cada país tem a sua, segundo o Wikipédia:

Alfândega ou aduana é uma repartição governamental oficial de controle do movimento de entradas e saídas de mercadorias para o exterior ou dele provenientes, responsável, inclusive, pela cobrança dos tributos pertinentes.

Na Aduana, sua mercadoria é fiscalizada afim de se verificar possíveis irregularidades e ao final desta fiscalização, pode ou não ser cobrado um imposto para a liberação da mesma e você tem um prazo para efetuar o pagamento deste imposto, caso contrario, sua mercadoria pode ser:

  • Devolvida ao remetente;
  • Declarada perdida por abandono e ir à leilão ou ser destruída.

Se você for brasileiro, leia o artigo abaixo que eu te ensino como descobrir se foi taxado e como efetuar o pagamento do imposto, no artigo eu falo sobre compras feitas na SHEIN, mas serve para compras realizadas em qualquer empresa fora do Brasil.

👉 Como saber se fui taxada na SHEIN?

 

Se você reside em qualquer outro país que não seja o Brasil, precisa acompanhar com atenção o rastreamento da sua mercadoria, eu te recomendo acompanhar este rastreio por meio do próprio aplicativo da empresa onde você realizou a compra, lá você tem atualizações quase que diárias sobre sua encomenda desde a aprovação do pagamento até a entrega na sua casa.

Saiba que não são todas as mercadorias importadas que são taxadas, mas eventualmente pode acontecer, se sua mercadoria for taxada, você verá algo no rastreio como:

  • aguardando pagamento do despacho postal;
  • aguardando pagamento do imposto de liberação;
  • aguardando pagamento da taxa de importação.

Enfim, acada país tem uma expressão deferente lançada no sistema de rastreio, aqui no Brasil normalmente aparece “aguardando pagamento do despacho postal” logo após o status “fiscalização aduaneira finalizada“.

 

Quem leu este artigo também leu:

👉 O que significa Arrived at facility?

👉 Insternational Warehouse Package, o que significa?

👉 Packet Standart Importação, entenda!

👉 Customs Clerance SHEIN, o que significa?

👉 O que significa Handover to lastmile no rastreio da SHEIN?

👉 ShenZhen, as mercadorias chegaram ao armazém, o que significa?

👉 Dongguan SHEIN, Hub de operação esquerdo do pacote, entenda!

👉 The next delivery service provider, saiba o que significa?

 

 

Conclusão

Espero que este artigo tenha te ajudado a compreender o que significa a expressão “sort facility” que aparece no rastreamento internacional de encomendas, bem como o que fazer para não ficar sem a sua mercadoria por falta de pagamento de um eventual imposto de importação na Alfândega do seu país.

Se este artigo foi útil pra você, peço que por favor compartilhe com seus amigos e familiares que compram pela internet com frequência, se eu consegui te ajudar com este conteúdo, eles certamente serão ajudados também.

Não saia sem antes navegar pelo blog, há uma série de conteúdos aqui que você certamente irá gostar!  😊

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.