FISCALIZAÇÃO ADUANEIRA FINALIZADA | Não PERCA sua mercadoria!

Demorando muito? Pode ser que sua mercadoria tenha sido TAXADA, fique atento aos despachos dos Correios e saiba o que precisa fazer para liberar sua encomenda.

Ao realizar uma compra internacional, muitas pessoas não sabem ou não entendem bem como funcionam os trâmites após a chegada da mercadoria no Brasil, as dúvidas mais comuns são sobre o que significa o status “fiscalização aduaneira finalizada” e se a mercadoria foi ou não taxada.
O vídeo abaixo tem só 1 minuto e 30 segundos e te mostra um pouquinho sobre como essa fiscalização é feita, veja só o carinho com que os funcionários tratam os pacotes e veja se você consegue encontrar a sua mercadoria aí no vídeo, rsrsrsrsrs

Se você realizou uma compra internacional e quer entender como é que funciona o processo de fiscalização aduaneira fique comigo neste artigo que irei te explicar tudo e como você pode saber se foi taxado(a) e liberar sua mercadoria.

Neste artigo iremos abordar os seguintes tópicos:

  1. Fiscalização aduaneira finalizada, o que significa?

  2. Dúvidas frequentes

  3. Conclusão

 

Boa leitura! 👌

Fiscalização aduaneira finalizada, o que significa?

“Fiscalização aduaneira finalizada” nada mais é do que um despacho que aparece no site dos Correios informando que o processo de verificação da documentação pertinente à mercadoria foi finalizado, a partir daí, ou será cobrada uma taxa, ou a mercadoria será postada.

 

Sobre a importância da fiscalização aduaneira:

“A atuação da aduana, como controladora do comércio exterior nacional, é fundamental na proteção às industrias brasileiras e na manutenção de empregos, em seus esforços para evitar as fraudes no comércio exterior, o contrabando e o descaminho, bem como a introdução, no mercado nacional, de mercadorias a preços subfaturados, com os quais nossas indústrias não podem competir. Paulo Sérgio França de Albuquerque Lima – Auditor Fiscal da Receita Federal.”

Ainda têm dúvidas? Calma que eu vou exemplificar pra você. É importante que você compreenda que para acompanhar os trâmites de sua mercadoria você precisa previamente realizar um cadastro no site dos Correiros clicando em “minhas importações“.

Se sua mercadoria houver sido taxada, a não realização do cadastro implica na impossibilidade de impressão da guia para pagamento da taxa.

Fiscalização aduaneira finalizada
Clique em “Minha Importações” e faça o seu cadastro

 

Uma vez tendo feito o cadastro no campo minhas importações, siga os passos abaixo:

Passo 1. Acesso o site dos Correios e digite o código de rastreio em “Acompanhe seu objeto”

fiscalização aduaneira finalizada

Passo 2. Após resolver o ReCaptcha, aperte “Enter”

fiscalização aduaneira finalizada

Passo 3. Se sua mercadoria tiver sido taxada, aparecerá a mensagem após o status “fiscalização aduaneira finalizada”

fiscalização aduaneira finalizada
 

Passo 4. Se não houver taxação, acompanhe o envio normal da mercadoria, se sim, cliquem em “Pagar”, efetue o login e imprima o boleto

fiscalização aduaneira finalizada

Passo 5. Basta imprimir a guia e efetuar o pagamento, após isso, sua mercadoria será postada

Para facilitar ainda mais o seu entendimento, eu trouxe aqui um vídeo do canal Rafa Mendes Importações que explica muito bem sobre como você deve proceder, direto ao ponto e sem enrolação, confira!

 

Dúvidas frequentes

Quando aparece fiscalização aduaneira finalizada?

O status “fiscalização aduaneira finalizada” aparece para visualização no rastreio da encomenda assim que o processo de veificação da mercadoria e sua documentação após o recebimento da mesma.

O que é a fiscalização aduaneira?

Muita gente acha que a tal fiscalização aduaneira é algo pateticamente simples, algo como um ou dois funcionários que colocam algumas caixas em um aparelho de raio-x algumas dezenas de vezes durante o dia.

Ocorre que este é um trabalho complexo onde os profissionais empenhados lidam dentre outras coisas, com o contrabando de armas e entorpecentes, além da constante esposição ao risco de contágio de alguma moléstia grave.

Quer entender tudo sobre a fiscalização adunaneira e o que acontece com a sua mercadoria? Então você vai gostar muito deste vídeo TOP que mostra o trabalho de fiscalização da Receita Federal:

O que significa fiscalização aduaneira finalizada produto liberado seguindo para o destinatário?

Se após o status “fiscalização aduaneira finalizada” aparecer “produto seguindo para o destinatário” ou “objeto postado” significa que não houve irregularidades com sua mercadoria e a mesma não foi taxada e segue em trânsito para a sua residência.

 

Conclusão

Como você pôde ver, é bem simples o processo de acompanhamento dos trâmites de sua mercadoria no site dos Correios, bem como sobre o significado do status “fiscalização aduaneira finalizada”, fique sempre atento(a) para pagar a taxa tão logo apareça a guia, afim de agilizar a liberação da sua mercadoria.

Gostou do artigo? Espero que sim, fique à vontade para sugerir alguma atualização aí embaixo nos comentários, ah! E não se esqueça de me seguir em meus perfis no Instagram, Pinterest e meu canal do Youtube.

Bjoo e até mais! 😉

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: